Como os livros digitais contribuem para o aprendizado das crianças

Os livros digitais podem ser acessados na palma da mão com apenas um clique, além de contribuírem para o aprendizado das crianças durante o ensino fundamental. Saiba mais a seguir!

Os livros digitais podem ser acessados na palma da mão com apenas um clique, além de contribuírempara o aprendizado das crianças durante o ensino fundamental. Saiba mais a seguir!

As tecnologias já estão na educação há algum tempo e também podem fazer parte dos momentos de leitura que complementam os assuntos de cada disciplina ou de assuntos abordados para a formação humana dos seus alunos. Os livros digitais são a opção ideal para contribuir para o aprendizado das crianças desde os anos iniciais do ensino fundamental.

Como a interatividade estimula o aprendizado dos alunos?

As obras acessadas pelo computador, em tablets ou smartphones deixam as crianças mais interessadas, despertam a curiosidade, incentivam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e encorajam o hábito da leitura. Isso sem deixar o ensino lúdico de lado!

Torna a leitura mais acessível

Os livros digitais, quando inseridos no aprendizado das crianças, tornam a leitura mais acessível. Entrar em contato com a leitura por meio de um computador ou smartphone é rápido e muito intuitivo atualmente, já que as crianças crescem rodeadas por tecnologias. Os aparelhos eletrônicos fazem parte da vida dos pequenos para lazer e diversão, por isso eles podem se tornar ferramentas de ensino também. 

A leitura de livros digitais pode ser feita onde e quando as crianças quiserem, com a orientação de pais e educadores, seja em casa, seja durante o aprendizado em sala de aula. Além disso, é possível o acesso a mais de uma obra de diferentes temas para expandir o conhecimento, já que os seus alunos não vão precisar ter a versão física dos livros. 

Oferecem interatividade e diversidade 

Durante as aulas e os estudos, os livros digitais contribuem para o aprendizado dos seus alunos, principalmente por causa da interatividade que eles oferecem. Dessa forma, os professores podem planejar aulas mais dinâmicas e produtivas, realizando discussões e atividades interativas com os livros. 

As obras no modelo digital podem abordar os conteúdos em outras formas de apresentação, como vídeos, jogos e animações, além de chamar a atenção das crianças pelas ilustrações, cores e sons. Com essas características, os alunos ficarão curiosos e compreenderão o conteúdo facilmente, aprendendo pela associação e por estarem interessados.

Além disso, os conteúdos dos livros digitais podem abordar assuntos sobre a diversidade que existe na nossa sociedade de um jeito que atraia as crianças para compreenderem essas questões desde cedo, formando cidadãos conscientes para o futuro.

Auxilia no letramento digital das crianças 

Aqui no blog do Dom Bosco, já falamos os principais motivos para você ensinar o letramento digital para as crianças desde cedo. O assunto também aparece quando falamos de livros digitais, pois nesse formato a leitura também colabora para o aprendizado do letramento digital. 

O letramento digital é importante para ensinar os alunos da sua escola a utilizar as tecnologias de forma responsável e produtiva, considerando o tempo que passam na frente das telas e o que estão acessando, por exemplo. Por isso, acrescentar os livros digitais à rotina de ensino da sua escola contribui para o uso adequado das tecnologias e ambientes virtuais. 

As crianças ficam mais focadas

As crianças ficam mais entusiasmadas para aprender uma matéria ou determinado assunto com os livros digitais usados durante os estudos. Como citamos acima, eles são mais interativos e atrativos aos olhos dos seus alunos, por isso eles ficam mais focados e interessados no conteúdo textual e visual que está nos livros. 

Durante a leitura, as crianças podem colocar os dedos na tela, ativar comandos para deixar o livro animado, virar as páginas e até fazer mais comentários e perguntas, sinais de que estão adquirindo conhecimento e autonomia!

Os livros digitais são recursos essenciais para o ensino da sua escola nos dias atuais e para o sucesso dos alunos no futuro! Eles auxiliam professores e estudantes a abordar as matérias de forma mais leve, lúdica e interativa, como você pôde ler acima. 

Quer saber mais sobre ensino e tecnologia para a sua escola? Então acompanhe o blog do Dom Bosco!

Por que investir numa biblioteca digital interativa em sua escola?

Como as videoaulas auxiliam no aprendizado dos alunos?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.