Por que investir numa biblioteca digital interativa em sua escola?

Já pensou em ter uma biblioteca digital interativa na sua instituição de ensino? Se quer saber mais, acompanhe o texto e conheça a BiBot!

Já pensou em ter uma biblioteca digital interativa na sua instituição de ensino? Se quer saber mais, acompanhe o texto e conheça a BiBot!

Você sabe o que é uma biblioteca digital e quais os motivos para ter uma em sua escola? Trata-se de uma plataforma que oferece livros de diversos gêneros e autores aos alunos; e tudo digitalizado, tornando a leitura mais acessível e os estudos mais fáceis, ultrapassando as fronteiras do conhecimento.

A Pearson criou a BiBot, a biblioteca digital interativa que une histórias e conhecimento de forma divertida para crianças e adolescentes. É uma ótima plataforma para transformar o acesso ao conhecimento e à leitura dos seus alunos, não é mesmo? 

A plataforma reúne um acervo diversificado de livros digitais infantojuvenis e muita tecnologia, o que torna a BiBot inovadora, além de promover o desenvolvimento das habilidades leitoras dos alunos da sua instituição. Nela, eles poderão encontrar histórias de ficção, aventuras e crônicas. Essas facilidades que a BiBot oferece estimulam o pensamento crítico e garantem um aprendizado eficaz e bem divertido!

Os professores, gestores e estudantes da sua instituição podem acessar a plataforma, totalmente digitalizada, por meio de computadores, celulares ou tablets. Dessa forma, o aprendizado dos seus estudantes é garantido em qualquer lugar, dia e hora! Quer saber mais sobre a BiBot e os motivos para investir nessa biblioteca virtual interativa? Saiba mais a seguir!

Por que investir nessa biblioteca digital interativa?

A BiBot tem diferenciais que são considerados os principais motivos para você adotar uma biblioteca digital interativa em sua escola. Veja abaixo quais são eles:

  • Promove o aprendizado e a compreensão do mundo por meio da tecnologia.
  • Desperta a curiosidade e a atenção dos alunos.
  • Desenvolve habilidades cognitivas e hábitos de leitura.
  • Estimula a formulação de opiniões próprias, encorajando o pensamento crítico, uma das habilidades do século 21.
  • Plataforma inovadora e interativa que aumenta o engajamento dos estudantes.
  • Acervo literário de grande qualidade cultural e pedagógica.

 

Além disso, a plataforma da BiBot é gamificada, ou seja, trabalha o conteúdo dos livros digitais com interatividade, desenvolvendo as competências e habilidades leitoras. Assim, o pensamento crítico dos seus alunos é estimulado e o aprendizado é promovido de forma lúdica e mais atrativa. 

Tudo isso alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), importante para todas as escolas, estudantes e professores. Através dos games oferecidos, os estudantes poderão testar os conhecimentos que foram adquiridos durante os momentos de leitura. 

Na BiBot, seus alunos são colocados no centro do processo de aprendizagem, desenvolvem a autonomia, tem uma experiência personalizada e, conforme vão jogando, os estudantes também ganham pontos respondendo a questões e lendo os livros digitais escolhidos para formar a trilha de conhecimento. 

Quanto maior for a dedicação, maior a pontuação! Os estudantes também podem receber medalhas pelo desempenho que tiveram durante os estudos.

A trilha do conhecimento é montada pelos professores, que devem selecionar quais livros são importantes para o desenvolvimento dos estudantes de acordo com os objetivos de aprendizagem de cada etapa da jornada escolar. Para a experiência ser ainda mais engajadora, seus alunos poderão personalizar avatares e fazer a própria lista de livros com os títulos favoritos.

Quais são as vantagens de uma biblioteca digital?

Em sua escola, a biblioteca virtual descarta a necessidade de um espaço físico que gera custos, como eletricidade, manutenção e aquisição de exemplares físicos. Além disso, os estudantes podem consultar os livros digitais disponíveis na biblioteca a qualquer momento e lugar, usando um computador, tablet ou smartphone. 

Por ser uma ferramenta prática, seus alunos alunos mantêm o interesse constante nos estudos. Uma biblioteca física também pode não oferecer material suficiente para todos os estudantes da sua instituição; já a ferramenta virtual permite acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo conteúdo. Em relação aos livros, as versões digitais também reduzem os custos de exemplares danificados. 

A interatividade de uma biblioteca digital como a Bibot torna os estudos mais divertidos e atraentes devido à facilidade da pesquisa por palavras-chave, pelo uso de cores e ilustrações e pelo acesso rápido ao sumário dos conteúdos. Os estudantes também têm acesso a um acervo de livros constantemente atualizado para não perder nenhum conteúdo importante para os estudos!

Gostou de conhecer a BiBot e as principais vantagens que essa biblioteca virtual interativa oferece à sua escola? Saiba mais no site da plataforma e acompanhe o blog do Dom Bosco para ter outras dicas para a sua instituição:

Por que ensinar o letramento digital para as crianças na escola?

As vantagens da proposta sociointeracionista para seus alunos

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.