O que é uma trilha de aprendizagem?

Esse termo simboliza uma metodologia de ensino abrangente e alinhada com as mudanças na educação e no comportamento social. Saiba mais sobre o tema no texto a seguir!

Esse termo simboliza uma metodologia de ensino abrangente e alinhada com as mudanças na educação e no comportamento social. Saiba mais sobre o tema no texto a seguir!

Você já ouviu falar em “trilha de aprendizagem”? Esse termo está ficando cada vez mais comum dentro das escolas para se referir ao caminho que os estudantes percorrem durante toda a vida escolar. Como ela está associada ao uso de novas ferramentas durante o processo de aprendizagem, vamos destacar no texto a seguir o que ela realmente significa e os benefícios para as crianças e adolescentes. Confira!

5 dicas para o professor da sua escola otimizar o tempo de aula

O que é a trilha de aprendizagem?

Esse termo está ligado a uma metodologia de ensino baseada no uso de diversas ferramentas de aprendizado. Entende-se que não é preciso optar por apenas uma técnica para ser adotada dentro da sala de aula; afinal, os estudantes estão sujeitos a consumir conteúdos por diversos meios.

Dessa forma, a trilha de aprendizagem tem como objetivo reunir as formas distintas de se aprender em um único sistema de busca pelo conhecimento. 

Para exemplificar como ela acontece na prática, tomemos como base as crianças do ensino fundamental - anos iniciais. Elas já possuem uma certa autonomia nas ações: são capazes de interagir com o meio digital, compreendem a função da escola e os motivos pelos quais elas devem frequentar as aulas.

Quando a instituição se coloca em uma posição de estimular o uso da tecnologia para ser uma aliada no aprendizado, assume-se a postura de proporcionar um ensino mais estimulador para os alunos, ao mesmo tempo em que deve haver uma orientação a respeito do uso correto da internet e do letramento digital para que eles se desenvolvam também no meio virtual.

Os benefícios da trilha de aprendizagem

Com uma trilha de aprendizagem bem traçada e compreendida por pais, alunos e escola, é possível trabalhar alguns pontos de forma mais transparente e eficiente. Entre os diversos benefícios para as crianças e adolescentes, destaca-se o desenvolvimento de algumas características que se mostram cada vez mais necessárias. Por exemplo:

Autonomia

Ter a liberdade de tomar as rédeas do aprendizado, ser incentivado a procurar respostas e entender que os professores possuem um papel de tutores. Esses são alguns aspectos destacados na trilha de aprendizagem que fazem com que a autonomia seja desenvolvida em cada jovem. 

Pensamento crítico

Ao mesmo tempo em que se desperta a autonomia, o pensamento crítico também ganha espaço no desenvolvimento pessoal dos estudantes. Isso acontece pois compreende-se a importância de cada momento da trilha de aprendizagem, bem como as responsabilidades de cada um, ao serem colocados em uma posição de mais participação no próprio caminho escolar.

Interesse em aprender

Caminhando para um sistema de ensino mais moderno e dinâmico, a trilha desperta o interesse pela escola e, consequentemente, pelo aprendizado. Esse gosto, quando bem trabalhado ainda nos primeiros anos da escola, é capaz de formar estudantes mais comprometidos e estudiosos. Grande parte dessa vontade de adquirir conhecimento vem do incentivo ao uso de novas tecnologias para estudar.

Conclusão

A trajetória escolar dos estudantes é longa e, muitas vezes, isso pode ser desestimulante, por isso a trilha de aprendizagem está sendo aplicada em cada vez mais escolas, para mudar a forma como os estudantes encaram a rotina de assistir aulas e estudar.

Gostou desse texto? Então confira outros artigos no blog do Dom Bosco.

Novo Ensino Médio: confira quais serão as mudanças na educação

Por que escolher um programa bilíngue para a sua escola?