Por que ensinar o letramento digital para as crianças na escola?

A nova geração já nasceu em um ambiente multiconectado, por isso, para formar cidadãos conscientes, é preciso aprender a usar as redes de forma correta. Saiba mais sobre esse tema no texto abaixo.

Não há como negar que os meios digitais já tomaram conta da vida em sociedade e que a grande maioria das pessoas estão inseridas nesse contexto virtual. Tomando essa ideia como base, as instituições de ensino também precisam se modernizar e adotar essa nova realidade, ensinando aos seus alunos como se comportar perante tantos recursos.

Visando levar mais conhecimento aos mantenedores e ao corpo pedagógico, resolvemos abordar neste artigo o porquê de ensinar o letramento digital para as crianças na sua escola. Quer entender mais sobre o tema? Então fique conosco.

O que é letramento digital?

Embora o conceito possa ser interpretado como uma alfabetização das pessoas nos meios digitais e uma capacidade de ler e escrever em ferramentas tecnológicas, como computadores, celulares, tablets etc., a ideia pode ser ainda mais abrangente.

O meio virtual abriu um campo de conhecimentos extremamente vasto com a adição de símbolos, códigos, ações, mecanismos e plataformas que precisam ser compreendidas pelos usuários enquanto consomem os conteúdos e informações on-line.

Por isso, o letramento digital vai além de saber ler e escrever palavras. Ele ensina não apenas essas habilidades, mas também a interpretar cada elemento que compõe esse meio e a se comportar de modo crítico e consciente. 

Por que ensinar na sua escola?

Como você pôde perceber no tópico anterior, o letramento digital é extremamente importante para formar uma geração engajada em utilizar o tempo na frente das telas de forma mais responsável e produtiva.

A sua escola tem papel de destaque nessa instrução, pois você e a equipe pedagógica responsável pela elaboração das diretrizes curriculares dos estudantes podem adicionar à grade de ensino os conceitos que envolvem essa “alfabetização” para os meios virtuais.

Desenvolve o pensamento crítico

Através desse tipo de aprendizado, os alunos da sua escola estarão preparados para consumir os conteúdos da internet de maneira mais crítica, isto é, sabendo diferenciar, por exemplo, aquilo que é um fato comprovado e o que é uma mera opinião ou até mesmo uma suposição.

Essa habilidade dá também à criança em formação a capacidade de desconfiar se um dado divulgado é verdadeiro ou falso, e a instrui a checar a veracidade da informação antes de compartilhá-la com outras pessoas. Essa é uma ferramenta extremamente importante no combate às fake news, que estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente nas redes sociais.

Responsabilidade nas redes

Ao entrarem em contato com esse tipo de aprendizado, os alunos da sua escola terão base para se tornarem usuários mais responsáveis da internet. Como citamos anteriormente, isso é fundamental para o combate às notícias falsas. 

Além disso, ajuda a desenvolver em cada um o interesse pelo uso correto das redes. Com a noção de responsabilidade que as crianças e adolescentes têm em mãos após aprenderem sobre o letramento digital, espera-se que diminuam também os casos de bullying cometidos virtualmente entre eles.

Conheça o Tecnológica Mente

Ficou interessado em oferecer o letramento digital aos seus alunos? Então não perca tempo e conheça o Tecnológica Mente, um programa desenvolvido pela Pearson, a maior empresa de educação do mundo, que visa o ensino do uso consciente dos recursos virtuais.

Com ele, a sua escola estará contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e que sabem lidar os mecanismos onlines. Além de ensinar esse viés prudente, o programa possui concordância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e ensina programação aos pequenos.

Essa nova geração já nasceu em um mundo onde tudo está conectado pela internet, pela tecnologia e por aparelhos digitais, por isso, desde os primeiros anos de vida, as crianças já têm contato com esse universo virtual. Sendo assim, elas precisam do conhecimento abordado neste artigo para completar a formação escolar e ficar preparadas para os desafios da vida adulta.

Quer ler outros conteúdos para agregar ainda mais valor à sua escola? Entre no blog do Dom Bosco. Lá você encontrará temas diversos que vão te ajudar a elaborar um planejamento mais completo para a sua instituição.

Qual a importância do material didático em uma escola?

As vantagens da proposta sociointeracionista para seus alunos