5 motivos para adotar um material didático lúdico na sua escola

A escolha da ferramenta pedagógica que a sua escola vai utilizar é muito importante e deve ser feita com calma. Para te ajudar a decidir, confira o texto abaixo no qual falamos de materiais lúdicos.

A escolha da ferramenta pedagógica que a sua escola vai utilizar é muito importante e deve ser feita com calma. Para te ajudar a decidir, confira o texto abaixo no qual falamos de materiais lúdicos.

Quando nos referimos ao ensino infantil, é preciso pensar que esse é o início da vida escolar de uma criança e que, para que ela desenvolva as habilidades e competências necessárias para avançar no processo de aprendizagem, a instituição precisa usar recursos educacionais para garantir que ela tenha capacidade de evoluir.

Nesse sentido, os materiais didáticos que exploram o lado lúdico das crianças contribuem para essa realidade, por isso os mantenedores devem investir neles. No texto de hoje, vamos mostrar alguns motivos para que isso seja feito na sua escola. Acompanhe!

1. Desperta a curiosidade

Os alunos do ensino infantil da sua instituição estão em uma fase de constante descoberta. Por isso, incentivar esse tipo de experiência é fundamental para que eles criem uma base questionadora que os faça ir atrás de respostas.

O material didático lúdico contribui para que eles queiram saber mais sobre os assuntos que permeiam a realidade deles, como a descoberta das cores, dos números, das letras e dos animais. Tudo isso pode ser abordado de maneira a instigá-los a encontrar respostas e interagir com o próprio material. 

2. Ajuda na criatividade

A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de hoje, e a tendência é que continue sendo por longos anos. Essa característica pode ser lapidada quando a criança ainda está nos primeiros anos da escola, através de atividades artísticas e da elaboração de trabalhos em que os professores permitam que os pequenos expressem suas emoções, por exemplo.

Os mantenedores e o corpo pedagógico podem contribuir com esse crescimento disponibilizando um material didático que faça as crianças pensarem fora da caixinha e dizerem, sem receio, as suas ideias e sentimentos. Dessa forma, elas aprendem na infância a ser criativas, o que é uma ótima característica para o futuro.

3. Deixa o estudo mais divertido

Quando elas aprendem por meio de brincadeiras, jogos e atividades interativas, os resultados são positivos tanto para ela quanto para a escola, que consegue cumprir o seu papel de ensinar.

Você deve estar se perguntando como um material didático poderia transformar o estudo em algo mais divertido, correto? Uma coleção de materiais com personagens que interagem com os alunos, como é o caso da Turminha do Dom Bosco, é criada para divertir as crianças enquanto elas estudam. Os personagens estão presentes em tarefas, brincadeiras e atividades justamente para dar mais leveza ao momento de aprendizado.

4. Estimula o aprendizado

Em relação ao item anterior, um material didático escolhido para que seus alunos tenham contato com formas lúdicas de aprendizado faz com que eles desenvolvam o gosto pelos estudos. Essa é uma conquista muito importante, pois molda, durante a infância, um perfil de estudante comprometido e que compreende a importância de se dedicar e de aprender.

Quando ainda são crianças, o aprendizado é algo muito corriqueiro e prático, e o material escolhido para a sua escola pode ter elementos físicos e palpáveis que estimulam o conhecimento. 

Quer um exemplo? Pense no aprendizado das formas geométricas básicas (triângulo, retângulo, círculo, pirâmide etc.). Para elas, é mais fácil de entender o que são e quais as diferenças entre elas quando o professor apresenta essas formas com objetos que podem ser tocados e com os quais elas podem interagir. Essa é uma maneira de fazê-las memorizar as formas, através do uso de mais de um sentido do corpo humano.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, enquanto as crianças estiverem estudando as estruturas das flores e plantas nas aulas de ciências, os professores podem levar algumas amostras para dentro da sala de aula para tornar o aprendizado mais completo e alimentar o estímulo dos pequenos na busca pelo conhecimento.

5. Desenvolve habilidades

O material didático lúdico pode ainda estimular o desenvolvimento de outras habilidades, como a coordenação motora, a noção de espaço, o senso de estética, o raciocínio lógico, entre tantas outras aptidões. Tudo isso é possível de ser aperfeiçoado através de atividades diversas, como as de corte e cola, desenhos, pinturas, atividades físicas, com massinha de modelar, etc.

A coleção Monte e Remonte do Dom Bosco mistura essas e outras práticas que contribuem para o ganho ainda mais completo das capacidades citadas acima. Os jogos, brincadeiras, músicas, teatro, dança e as histórias estimulam este processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos de alfabetização.

A tarefa de escolher um material didático para ser usado em uma instituição de ensino demanda tempo e uma série de análises sobre os ganhos que as diferentes opções podem trazer aos alunos. Certamente as que trabalham o lado lúdico das crianças merecem atenção no momento de se bater o martelo.

Quer ler mais artigos sobre escolas e ensino infantil? Então acesse o blog do Dom Bosco!

Por que é importante a sua escola estabelecer uma boa relação com os pais?

As vantagens da proposta sociointeracionista para seus alunos

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.