Como a interatividade estimula o aprendizado dos alunos?

Os recursos digitais são necessários para estimular a interatividade entre alunos e o aprendizado na atualidade. Conheça mais sobre as soluções do Dom Bosco para esse tema!

Os recursos digitais são necessários para estimular a interatividade entre alunos e o aprendizado na atualidade. Conheça mais sobre as soluções do Dom Bosco para esse tema!

A forma como a nova geração estuda e interage com a rotina escolar mudou, e a sua escola precisa entender e se adaptar com mais interatividade. 

Nesse contexto é preciso oferecer recursos que permitam que os alunos explorem novos conhecimentos através do contato com materiais modernos, completos e interativos. Pensando nisso, o Dom Bosco selecionou algumas das suas soluções para suprir essa necessidade das instituições que desejam promover uma maior interação entre aprendizado e estudantes. 

 

Para saber mais sobre como a interatividade estimula o aprendizado dos alunos, fique conosco e acompanhe o texto!

Melhor relação com a internet

A plataforma digital EducaDOM é focada em oferecer condições para que os alunos dos ensinos fundamental e médio consigam aprofundar seus conhecimentos e aprender de forma autônoma os conceitos vistos em sala de aula.

A integração com o material didático físico usado pelos professores permite que o EducaDOM possa ser utilizado a qualquer momento pelo estudante, seja para tirar dúvidas, seja para buscar novos exercícios ou descobrir mais sobre um determinado tema.

Essa forma de ensinar virtualmente aproxima as crianças e os jovens, que estão acostumados com o mundo digital e com a rotina de estudos, e os ensina a usar a internet para aprender, e não apenas para o lazer.

Aprendizado lúdico

Para o ensino infantil, o recurso favorito das crianças é a Turminha do Dom Bosco, personagens criados para interagir com elas durante os primeiros anos da educação. A turma aparece nos livros e tarefas em sala de aula e também no universo virtual, oferecendo muita interatividade ao ensino!

Em casa, os pequenos podem brincar e se divertir com atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.

Nesse processo de desenvolvimento, um recurso como esse deixa as crianças mais à vontade com os desafios da descoberta de um universo totalmente novo para elas. A Turminha do Dom Bosco foi criada justamente para ser um apoio e incentivar a interação mais efetiva entre elas e os temas estudados.

Incentivo à leitura

Com os avanços tecnológicos, até a relação entre homem e livro mudou. Hoje em dia é fácil encontrar aqueles que optam pela leitura virtual ao invés da prática com as publicações impressas.

Uma boa maneira de incentivar a leitura na infância e na adolescência é oferecendo uma biblioteca digital que converse com as crianças e os jovens. Um exemplo disso é a BiBot, serviço com que conta com um vasto acervo de livros infanto juvenis de diferentes gêneros, além de interatividade!

Além de permitir que os leitores façam anotações virtuais nos livros e de ter uma navegação fácil, o BiBot conta ainda com um mascote de mesmo nome, que conversa com o usuário e dá dicas de leitura.

Para deixar a experiência da leitura ainda mais atrativa, o BiBot tem um sistema de aprendizado “gamificado”, ou seja, com o andamento das atividades literárias, os alunos ganham pontos e medalhas de conquistas conforme o progresso com os livros.  

Estudar na internet

É interessante destacar que é preciso mudar a visão que estudantes e professores têm sobre o ambiente virtual. É possível sim, criar uma atmosfera favorável ao conhecimento e ao desenvolvimento on-line dos jovens.

As videoaulas do Dom Bosco, que ficam hospedadas na parte restrita aos alunos e professores, têm o objetivo de fazer com que os estudantes aprendam a ter uma relação saudável com o meio digital, sem deixar a interatividade de lado.

Compreender que a sua instituição de ensino precisa conversar com os estudantes é o primeiro passo para adotar recursos digitais e lúdicos que criem uma interação com eles e incentivá-los a se dedicarem aos estudos.

Você percebeu que o Dom Bosco está preparado para ajudar a sua escola no processo de interação entre crianças, jovens e aprendizado. Para saber mais sobre os nossos conteúdos, acesse o blog e fique por dentro das novidades.

Como falar sobre educação financeira com os seus alunos?

Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?

 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.