Como as escolas podem ajudar na formação humana de seus alunos?

Além das disciplinas tradicionais, as escolas são lugares importantes para aprender valores e formar bons cidadãos para o futuro. Saiba mais abaixo!

Além das disciplinas tradicionais, as escolas são lugares importantes para aprender valores e formar bons cidadãos para o futuro. Saiba mais abaixo!

A escola tem um papel muito importante quando o assunto é o aprendizado social dos alunos. Esse é um dos principais locais onde as crianças vão crescer, socializar com outras pessoas e construir a moral e a ética. Isso faz parte da formação humana dos estudantes, tornando-os pessoas conscientes e inteiradas com o que acontece na sociedade ao seu redor. Dessa forma, eles construirão um poder de transformação para o bem de todos.

Os professores e toda a equipe da instituição devem dar atenção para ensinar esse propósito aos alunos desde cedo. Em cada etapa do processo de aprendizagem, devem ser ensinadas as normas e os valores que fazem parte da formação humana e que preparam as crianças para viver em coletividade. Quer saber como a sua escola pode ajudar nessa formação para que os estudantes enfrentem quaisquer desafios? Acompanhe o texto!

Explique que cada ato tem uma reação

A equipe educacional deve explicar aos estudantes que as ações que eles realizarão em sociedade terão efeitos sobre as outras pessoas. Por isso, é importante fazer atividades e dinâmicas envolvendo conversas nas quais os seus alunos entendam que é preciso ser justo e que eles são futuros cidadãos. 

Desde cedo, as crianças devem aprender que elas fazem parte do mundo e saber quais são seus deveres e direitos, além de como lutar por eles. Também explique a importância de formar opiniões sobre os problemas da sociedade e de fazer críticas sobre eles, de forma que encontrem uma solução. 

As escolas devem deixar claro para os jovens estudantes que eles fazem parte de todo um contexto, ensinando como a sociedade funciona, falando sobre a cultura e a diversidade que existe e mostrando como construir conhecimentos e como transformar os espaços de que eles fazem parte.

Estimule a autonomia e o pensamento crítico

Quando o aprendizado sobre como a sociedade funciona for consolidado, a sua instituição pode incentivar o pensamento crítico, a autonomia, a tomada de decisões e a cooperação entre os alunos. Eles devem questionar a realidade e pensar em soluções para resolver problemas, utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Isso fará com que eles construam o próprio modo de pensar, tornando-se indivíduos críticos. O ensino dessas habilidades é fundamental para que os futuros cidadãos entendam e façam parte dos processos que acontecem em sociedade.

As instituições podem trabalhar isso promovendo debates e discussões repletos de conhecimento, estimulando os estudantes a desenvolver projetos próprios e encorajando o ingresso na vida acadêmica, como vamos explicar a seguir.

Motivando os alunos para a vida acadêmica

Ensinar as habilidades que citamos no tópico anterior já faz parte do preparo que a sua escola pode fazer durante a formação dos alunos para que eles mantenham o interesse em seguir com os estudos, entrando para a vida acadêmica. 

Geralmente, isso é feito no último ano do ensino médio, que antecede os vestibulares. Porém, falar sobre profissões e tirar dúvidas a respeito disso são ações que podem ser feitas desde cedo na instituição, principalmente trabalhando a curiosidade dos estudantes.

A sua escola deve organizar palestras e outros tipos de eventos relacionados a esse momento importante na vida dos estudantes, e incentivá-los a se informarem sobre o assunto. Afinal, no ingresso às universidades os alunos levarão muitos dos valores que foram ensinados durante a vida escolar. 

Orientando para os desafios da vida adulta

A formação de um cidadão vai além da definição profissional! Os estudantes devem ser orientados sobre como encarar os desafios que podem aparecer com a autonomia da vida adulta. No futuro, eles farão muitas escolhas, e transformações acontecerão. 

Por isso, logo cedo a escola deve auxiliá-los a lidar com as situações que podem acontecer com o passar do tempo. A sua instituição pode organizar palestras sobre esses momentos de mudanças ou dar trabalhos extracurriculares envolvendo a cidadania e a responsabilidade civil. 

A instituição de ensino deve formar cidadãos éticos e responsáveis pelo ambiente em que vivem, com autonomia e pensamento crítico. Além disso, tem que enfatizar que eles sempre podem transformar e melhorar a sociedade ao redor de cada um. A formação humana vai orientar os alunos durante o processo de crescimento e vai influenciar nas causas que defendem.

Nas escolas, os estudantes podem utilizar diferentes linguagens, como verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal para produzir e expressar as suas ideias. Nesse ambiente, a convivência deve ser organizada para que conceitos importantes para a formação humana, como justiça, respeito e solidariedade, sejam compreendidos e vividos. 

Assim, os seus alunos reconhecerão os significados das normas e dos valores, e entenderão os limites de suas ações e as possibilidades dos relacionamentos.

Esses são os principais fatores que devem fazer parte da formação humana das crianças e dos jovens na escola. Quer saber mais sobre o ensino que a sua instituição pode oferecer aos estudantes? Então, acompanhe o blog do Dom Bosco!

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Os benefícios de abordar valores e princípios na escola

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.