Qual a importância de desenvolver a autonomia das crianças na escola?

A autonomia é uma das principais habilidades do século 21, por isso é importante desenvolvê-la desde cedo. Quer saber como fazer isso na sua escola? Confira a seguir!

A autonomia é uma das principais habilidades do século 21, por isso é importante desenvolvê-la desde cedo. Quer saber como fazer isso na sua escola? Confira a seguir!

O desenvolvimento da autonomia das crianças na escola é um objetivo importante a ser colocado em prática na rotina de ensino. Tornar os alunos mais independentes desde cedo ajuda a desenvolver a autonomia, uma das competências do século 21 que fará parte do futuro dos pequenos e que dará mais segurança a eles para que realizem atividades e práticas do dia a dia sozinhos. 

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Desde a primeira infância, as crianças podem fazer algumas coisas sozinhas, como organizar os brinquedos, arrumar o quarto, colocar a roupa, tomar banho e comer com talheres. Hábitos cotidianos fazem a diferença no processo de desenvolvimento da autonomia, e as atividades realizadas na escola não têm menos importância! 

O desenvolvimento da autonomia das crianças na escola traz benefícios para a construção da personalidade e da parte cognitiva, motora e física dos seus alunos. Quer saber mais sobre a importância de desenvolver essa habilidade nas práticas de ensino da sua instituição? Então, acompanhe o texto!

Acelera o desenvolvimento cognitivo 

Quando as atividades escolares permitem que as crianças sejam independentes, o desenvolvimento cognitivo é estimulado, ou seja, elas pensam mais. Os alunos terão que aprender a lidar com diversos tipos de problemas e buscar caminhos para chegar a uma solução. Com esses incentivos em sala de aula, as crianças se sentem mais seguras e capazes de usar o raciocínio, tendo um melhor desenvolvimento da própria cognição.

Estimula as habilidades sociais

Durante a infância, é possível considerar a timidez como uma característica comum entre as crianças. Porém, a introversão pode ter consequências negativas no futuro e na construção de relações com os colegas de sala. O desenvolvimento da autonomia dos alunos da sua escola também estimula as habilidades sociais, que são muito importantes para a comunicação das crianças com os outros, para o aprendizado e para criar vínculos afetivos.

Desenvolve a inteligência emocional

A autonomia das crianças também ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, que permite que os alunos aprendam a lidar com erros e frustrações durante a infância. As crianças devem entender desde cedo que nem tudo sairá como elas planejaram ou como querem, precisando aceitar algumas coisas como elas são. 

Na escola, é possível trabalhar essas questões por meio de jogos e dinâmicas, já que as crianças perceberão que nem sempre podem ganhar. A inteligência emocional também as incentiva a conviver com os outros, a respeitar os espaços de cada um e a compreender as diferenças.

Desenvolve a resiliência

Uma palavra que se tornou muito comum é “resiliência”, uma habilidade que também surge com o desenvolvimento da autonomia. Na escola, durante uma atividade ou em sala de aula, quando a criança tiver um problema, não apresente a solução logo de primeira. É importante que os educadores reflitam com ela sobre a situação que precisa resolver e que a incentivem a pensar em como solucionar o problema sozinha.

A dica é permitir que seus alunos usem a criatividade e que não sejam influenciados pelos adultos. Aos poucos, eles criarão maturidade para pensar e resolver as coisas sozinhos. Também é fundamental lembrar de criar uma boa relação com as crianças, mostrando o potencial de cada uma e acreditando nelas. 

É sempre importante que a equipe pedagógica da sua escola dê suporte e incentivo para as crianças aprenderem mesmo com os erros. Dessa forma, elas estarão no caminho certo para desenvolver a autonomia de forma independente e segura, com o objetivo de atingir as metas desejadas!

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog do Dom Bosco e saiba mais sobre o desenvolvimento dos seus alunos na escola:

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

Como as escolas podem ajudar na formação humana de seus alunos?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.