Como o Dom Bosco aborda valores e princípios no ensino fundamental?

bordar valores e princípios logo nos anos iniciais do ensino fundamental é essencial para a formação de bons cidadãos! Saiba mais sobre o assunto e como o Dom Bosco trabalha isso no ensino!

bordar valores e princípios logo nos anos iniciais do ensino fundamental é essencial para a formação de bons cidadãos! Saiba mais sobre o assunto e como o Dom Bosco trabalha isso no ensino!

Desde cedo na educação, formar os estudantes além das disciplinas ensinadas em sala de aula é essencial para a construção humana de cada um. Por isso, logo nos anos iniciais do ensino fundamental, abordar valores e princípios, ensinando e explicando o que são, é muito importante para o crescimento e o futuro das crianças. 

As escolas devem se preocupar em organizar o ensino também para ajudar a construir o caráter dos seus alunos, formando cidadãos conscientes da diversidade que existe na sociedade e das principais questões sociais que são debatidas atualmente para um futuro melhor. 

Os benefícios de abordar valores e princípios na escola

Aqui no blog já falamos dos benefícios de abordar valores e princípios na escola, além de como a sua instituição pode ajudar na formação humana dos alunos. Seguindo a sua metodologia e proposta pedagógica, o Dom Bosco busca ensinar as crianças sobre valores e princípios logo nos anos iniciais do ensino fundamental, com um material complementar exclusivo para o tema. 

Saiba mais sobre valores e princípios a seguir e conheça o material complementar do Dom Bosco!

O que são valores e princípios?

Os valores são associados às regras de atitudes ou normas que servem para guiar o comportamento das pessoas em sociedade ou para a própria vida pessoal. Eles são baseados na ideia de certo e errado, bom e mau. Já os princípios são definidos como os padrões de conduta que são seguidos por uma pessoa pelo resto da sua vida. 

Como o Dom Bosco aborda valores e princípios?

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Dom Bosco oferece um material complementar para falar sobre valores e princípios com os alunos desde cedo. Esse material ajuda a promover a aprendizagem significativa, levando o aluno a vivenciar a prática de boas ações no meio em que vive, com os colegas, professores e familiares. 

Além disso, também valoriza o indivíduo, estimulando a convivência com as diferenças e ensinando a respeitar outras culturas e crenças. O material complementar de valores e princípios do Dom Bosco também permite ao professor atuar como mediador da aprendizagem e na formação dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem da cidadania. 

Por que abordar valores e princípios no ensino fundamental? 

Apresentar o tema sobre valores e princípios para os seus alunos ainda nos primeiros anos do ensino fundamental é essencial para a vida pessoal e para o papel de cidadão que cada um exercerá no futuro. Veja os principais motivos para abordar valores e princípios no ensino fundamental da sua escola. 

Desenvolvimento da empatia: a empatia é uma característica que deve ser desenvolvida logo na infância e durante a educação escolar. A empatia é a capacidade de uma pessoa de se colocar no lugar da outra, compreendendo as dores, aflições e emoções do próximo. Dessa forma, os seus alunos conseguirão também desenvolver o pensamento crítico sobre questões sociais e perceber como é importante haver respeito nas relações que criam. 

Aprender a respeitar o próximo: respeitar o próximo e o que pertence a eles é um dos aprendizados que a abordagem de valores e princípios traz. A escola deve ensinar os alunos a ter respeito de várias formas, desde ter atitudes positivas simples no dia a dia até não tratar mal um colega por ele ser diferente. 

Trabalho em conjunto: as tarefas do cotidiano e os trabalhos estão mais interligados do que nunca, por isso é importante ensinar os seus alunos a trabalhar em equipe desde cedo. Em sala de aula, as crianças do ensino fundamental devem compreender que não é fácil alcançar um bom resultado sozinho, seja na vida pessoal, seja na profissional, e que cada pessoa tem uma função fundamental no grupo.

Responsabilidade: um dos princípios fundamentais para a vida é ter responsabilidade. Desde cedo, as crianças devem compreender que tudo o que elas fazem deve ser assumido por elas, ou seja, devem assumir suas responsabilidades. Assim, seus alunos aprenderão logo no começo do ensino fundamental que é necessário ter consciência dos próprios atos e suas consequências ao longo da vida. 

Formar bons cidadãos abordando valores e princípios logo no ensino fundamental da sua escola trará sucesso para a sua instituição e para o futuro dos seus estudantes! Por isso, conheça mais sobre o sistema de ensino do Dom Bosco e adquira o material complementar de valores e princípios para fazer parte da aprendizagem durante as aulas!

Acompanhe o blog do Dom Bosco e confira outros artigos com dicas de ensino para a sua escola.

Como falar sobre educação financeira com os seus alunos?

Como as escolas podem ajudar na formação humana de seus alunos?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.