5 benefícios de cozinhar com seus filhos desde cedo

5 benefícios de cozinhar com seus filhos desde cedo

Cozinhar pode ser um momento de muito aprendizado para pais e filhos. Confira!

Além de proporcionar momentos de afeto em família, cozinhar na companhia das crianças pode ser um ótimo estímulo para diversificar e estimular algumas habilidades que favorecem o seu desenvolvimento. O aprendizado na cozinha rende novos conteúdos, novas histórias e novos momentos familiares. Confira alguns dos benefícios de ensinar os seus filhos a cozinhar desde cedo!

1- Estimula uma relação saudável com a comida

Se seu filho não gosta de comer certas frutas, legumes ou verduras, cozinhar poderá deixá-lo mais interessado em conhecer melhor esses ingredientes. Além disso, estimula o tato e o olfato. Assim, seu filho poderá construir associações mais positivas com os alimentos. Um estudo da Universidade de Montford, na Inglaterra, mostra que crianças em idade pré-escolar que têm o costume de manusear vegetais são mais abertas a provar combinações diferentes.

Já em um estudo feito pela Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, famílias habituadas a jantar fora receberam aulas de culinária, e após a experiência, os voluntários passaram a aproveitar melhoras refeições no lar, além de reduzir a ingestão diária de colesterol. Por isso, essa interação é também um caminho para afastar a obesidade infantil e os problemas atrelados a ela.

2- Ensina cooperação

Fazer a lista de compras e encontrar os produtos no supermercado ajuda as crianças a criar o hábito de cooperar com as tarefas de casa e trabalhar em equipe. Decidam juntos quais ingredientes melhoram o sabor dos alimentos, compartilhe os seus gostos culinários e deixe que o seu filho descubra os dele também. Dessa forma, as crianças ficarão mais animadas para comer o prato que prepararam!

3- Cria responsabilidade

Cozinhar pode ensinar o seu filho a ter mais responsabilidade, já que ele cumprirá funções importantes no preparo da refeição, como medir e separar os ingredientes. Além disso, saberá que você tem confiança nele. Mas não se esqueça da segurança! Esse é um ótimo momento para ensinar sobre as regras e os perigos da cozinha, como tomar cuidado com panelas quentes e itens cortantes.

4- Incentiva o aprendizado

Mostre que a cozinha pode ser divertida e proveitosa, mesmo com receitas simples. Durante o preparo, você pode explicar conceitos matemáticos, como frações, estimular a leitura de rótulos e instruções como forma de praticar a leitura e expandir o vocabulário, e ainda ensinar sobre os benefícios de cada alimento. Preparar comidas típicas e conversar sobre a cultura de outras regiões do Brasil ou de outros países também torna a vivência na cozinha mais divertida e enriquecedora!

5- Cria lembranças familiares

Preparar uma refeição em família é um grande exercício para desenvolver a paciência, já que será um momento de aprendizado e muita bagunça! Por fim, esses momentos são importantes para a criação de memórias afetivas e de tradições gastronômicas que podem até ser passadas de geração a geração.

Na culinária, há tanto o desenvolvimento afetivo quanto prático: enquanto a coordenação motora é trabalhada, a concentração, a memória e o raciocínio são treinados para seguir as receitas e chegar ao resultado desejado. Além disso, pais e filhos passam mais momentos juntos! As descobertas na cozinha proporcionarão momentos prazerosos e também de muito conhecimento para as crianças. Que tal pensar na receita que vocês farão juntos no próximo fim de semana? 

Se você gostou deste conteúdo, veja outros post sobre desenvolvimento infantil:

Dicas para desenvolver as habilidades sociais do seu filho

Qual é o momento certo para começar a ensinar matemática para as crianças?

Como incentivar a leitura na infância

6 atividades extracurriculares ótimas para crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO