Como incentivar a leitura na infância

Como incentivar a leitura na infância

Veja dicas importantes para ajudar as crianças a gostarem de ler!

Ler é uma atividade enriquecedora em qualquer idade! E quanto mais cedo as crianças adquirirem o hábito da leitura, mais fácil será para mantê-lo ao longo de suas vidas. Assim, é fundamental que os pais se esforcem para incentivar a leitura ainda durante a infância de seus filhos. Para isso, há uma série de sugestões de atividades que podem ser realizadas em casa, como as que separamos nos tópicos a seguir. Confira!

Dar o exemplo

As crianças se espelham no comportamento dos pais e imitam muitas das suas atitudes. Por isso, é importante ter livros e outros tipos de publicações em casa, como revistas e enciclopédias. Dessa forma, será possível mostrar ao seu filho que a leitura é um hábito agradável e prazeroso, inclusive durante a vida adulta.

Tirar um tempo para ler

Para criar, de fato, um hábito de leitura, é fundamental que os pais destinem um tempo da rotina das crianças para tal atividade. Vá com o seu filho para um espaço confortável e elimine as distrações, como a TV. O momento antes de dormir, por exemplo, costuma ser um ótimo momento para vocês estabelecerem juntos esse momento da leitura.

Não tenham preconceitos literários

Ao longo dos anos letivos, as crianças e adolescentes entrarão em contato com diversos clássicos da literatura. Alguns deles, inclusive, serão importantes para os vestibulares. Portanto,não é necessário exigir que os seus filhos leiam apenas as grandes obras. É possível encontrar boas opções de best-sellers infanto-juvenis divertidos e educativos para os mais novos, que ampliem os seus horizontes.

Visitar bibliotecas e feiras

Reserve momentos para ir com as crianças a livrarias e bibliotecas. Geralmente, esses locais são bonitos visualmente e chamam a atenção dos mais jovens, podendo despertar um interesse ainda maior pelos livros. Frequente também eventos, como bienais e feiras de livros, principalmente quando eles trouxerem os autores dos quais o seu filho gosta.

Oferecer diferentes opções

A leitura não se refere apenas aos livros! Embora seja importante estimular a capacidade das crianças de manterem o ritmo de leitura e a concentração, inclusive em obras com centenas de páginas,você pode oferecer à elas outras opções, como gibis, revistas e jornais.

Dar livros de presente

Presenteie as crianças com livros, seja em datas comemorativas - como o Natal ou em aniversários - ou mesmo em dias comuns. Procure também incentivar que elas façam o mesmo com os seus amigos, criando redes de leitura.

Incentivar a escrita

A leitura e a escrita são competências muito relacionadas,  aliando a criatividade à utilização da linguagem. Portanto, inspirado pelos livros que lêem, estimule os seus filhos a produzirem textos e a criarem histórias. Você pode propor brincadeiras e transformar a redação de narrativas em um momento divertido da rotina.

Escolhendo a escola

Além das atividades em casa, os pais também podem optar por matricular os seus filhos em  escolas que ofereçam projetos de incentivo à leitura. Nesse caso, elas devem oferecer:

Infraestrutura

É muito importante  que a escola tenha bibliotecas, espaços confortáveis para a leitura e um estoque atualizado de novos títulos. É relevante que revistas em quadrinhos, jornais e outras publicações também possam ser encontradas pelo ambiente escolar.

Leituras no cronograma de estudos

Os professores devem trabalhar com livros em sala de aula, incluindo  títulos da literatura infanto-juvenil. Esse incentivo à leitura é mais um passo para a criação do hábito de leitura infantil.

Grupos de leitura

A escola pode disponibilizar horários extracurriculares para a formação de grupos de leitura. O objetivo aqui é criar um espaço divertido e convidativo para as crianças que pretendem passar um tempo lendo e conversando sobre seus livros e quadrinhos prediletos.

Eventos

As escolas podem estabelecer parcerias com autores, editoras e livrarias para a realização de eventos literários. Por meio disso, a família e a escola conseguem ajudar a criança a despertar o interesse pela leitura e a frequentar esses eventos nos ambientes que ela já conhece.

Para que o gosto pela leitura se torne um hábito, é preciso incentivar o esforço das crianças. Procure estabelecer esse costume de maneira gradual, oferecendo livros menores e mais simples no começo e, finalmente evoluindo, até alcançar obras maiores e mais complexas. Boa leitura!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.