Qual é o papel dos professores de uma escola com o sistema Dom Bosco?

Nas escolas com sistema Dom Bosco, os professores assumem o posto de tutores dos alunos, auxiliando-os em diversas tarefas que vão além do aprendizado intelectual. Saiba mais neste texto!

Nas escolas com sistema Dom Bosco, os professores assumem o posto de tutores dos alunos, auxiliando-os em diversas tarefas que vão além do aprendizado intelectual. Saiba mais neste texto!

Os professores exercem um papel fundamental dentro da organização de uma escola. Afinal, são eles que proverão todo o conhecimento necessário para os estudantes se desenvolverem intelectualmente.

Nas instituições que utilizam o sistema Dom Bosco de ensino, os docentes são mais do que apenas um fio condutor entre os alunos e o aprendizado. Eles cumprem também outras funções que contribuem para a formação socioemocional e que estão de acordo com o comportamento dos estudantes da nova geração. 

No texto a seguir, vamos te contar mais sobre essas funções dos professores dentro e fora da sala de aula. Acompanhe!

Quais são as perspectivas teórico-metodológicas do Dom Bosco?

Tutor dos alunos

Citamos acima que os professores do sistema Dom Bosco fazem mais do que ensinar; eles trabalham como tutores dos alunos. Mas o que isso significa na prática? Em paralelo com algumas funções de que falaremos em seguida, a tutoria está diretamente ligada à relação entre o docente, o estudante e o conteúdo a ser aprendido.

Nesse caso, o tutor deve, além de ensinar, trabalhar também com a formação de outras habilidades tão importantes quanto a intelectual, como a emocional e a psicológica. Em outra frente de atuação, age como um motivador para que as crianças e os adolescentes continuem buscando o conhecimento.

Demonstra como buscar informações

Na sociedade atual, o acesso à informação está ficando cada vez mais fácil. Com isso há também o crescimento no número de conteúdos de pouca qualidade na internet. Por esse motivo, é muito importante que os jovens aprendam a pesquisar e a coletar dados no ambiente virtual.

Nesse sentido, o trabalho do professor dentro de sala de aula é o de orientar, através de conceitos e de exercícios práticos, sobre como fazer uma busca por conteúdos de qualidade, ao que é preciso ficar atento e como utilizar os recursos tecnológicos de forma saudável e responsável.

Esse tipo de experiência contribui para a formação mais consciente dos estudantes enquanto pessoas que, no futuro, se posicionarão dentro da sociedade. Eles aprendem a evitar o compartilhamento de informações falsas, a manter o respeito pelas opiniões diversas e a desenvolver linhas de raciocínio lógico. Tudo isso pode ser trabalhado pelos professores durante toda a trajetória escolar. 

Atenção ao comportamento dos estudantes

Muito se discute sobre a saúde mental das crianças e jovens, e como isso pode influenciar o rendimento deles na escola. Foi-se o tempo em que os professores e seus alunos mantinham uma relação fria e distante. Hoje muitas escolas abraçam algumas metodologias de ensino que valorizam o contato entre as duas partes.

Com essa conexão, os docentes são capazes de perceber comportamentos nos seus alunos que indiquem algum problema que possa atrapalhá-lo nos estudos, ou qualquer tipo de distração. 

Vale destacar que esses cuidados com as questões psicológicas, emocionais e mentais também são percebidos com a prática de exercícios e com situações que desenvolvem habilidades voltadas para as relações humanas, como atividades em grupo, nas quais se trabalha o respeito ao próximo, a empatia, o trabalho em conjunto etc.

Formação reflexiva

Por fim, mas não menos importante, o professor atua também no desenvolvimento da formação crítica dos estudantes, despertando em cada um deles a habilidade de fazer reflexões mais profundas sobre diversos temas, de formular opiniões, de trabalhar com ideias novas e de ser coerente em seus discursos.

Conclusão

Todas essas características do docente de uma escola que utiliza o sistema de ensino do Dom Bosco estão interligadas com o material didático, que é elaborado e constantemente atualizado para atender às necessidades dos novos perfis de estudantes e do ensino escolar.

Que tal conhecer mais sobre os recursos e as propostas que o Dom Bosco oferece para a sua escola? Confira em nosso blog alguns artigos sobre eles.

Como o Dom Bosco aborda valores e princípios no ensino fundamental?

O que é a plataforma EducaDom?