Quais são as perspectivas teórico-metodológicas do Dom Bosco?

Os materiais do Dom Bosco são baseados em três frentes teórico-metodológicas, e você vai conhecer cada uma delas no texto a seguir. Acompanhe!

Os materiais do Dom Bosco são baseados em três frentes teórico-metodológicas, e você vai conhecer cada uma delas no texto a seguir. Acompanhe!

Um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma escola é o material didático utilizado, seja ele próprio, seja adotado de outra instituição. É preciso, no entanto, que as perspectivas teórico-metodológicas dos livros estejam em perfeita sintonia com as diretrizes e os pensamentos da instituição.

Com o material do Dom Bosco não é diferente. Ele foi desenvolvido sob a ótica de três segmentos principais da educação, nos quais são trabalhadas diversas habilidades, contribuindo para uma formação ainda mais completa dos estudantes. 

Como o Dom Bosco aborda valores e princípios no ensino fundamental?

No texto de hoje, vamos te mostrar esses três pilares metodológicos dos livros do Dom Bosco. Ficou curioso? Então continue conosco e confira!

O sociointeracionismo

Essa palavra é usada para definir a ideia de estimular a reflexão sobre os eventos que acontecem mundo afora e trazê-los para o nosso universo individual, ou seja, trata-se de desenvolver uma visão sociocultural, o que contribui para o posicionamento de cada ser humano nas questões sociais.

O material do Dom Bosco busca estimular essa característica sociointeracionista, justamente proporcionando a interação dos alunos com o meio em que vivem. Por isso, há atividades práticas, onde é preciso debater e se posicionar diante de determinadas situações, seguindo sempre o ritmo de aprendizado da turma. 

Nesse sentido, os professores têm um papel de fundamental importância, uma vez que estarão lidando diretamente com a realidade de seus alunos. É preciso que estes saibam a hora certa de falar e de ouvir, e que aos poucos compreendam que pode haver opiniões adversas.

A ideia de dar bagagem cultural para as crianças e adolescentes também faz parte desta abordagem pedagógica, uma vez que é preciso que elas tenham referências para basear seus pensamentos e, a partir deles, ser capazes de buscar as próprias linhas de raciocínio.

A interdisciplinaridade

Visando ampliar a visão de mundo dos alunos e contribuir para a formação de pessoas capazes de ter um pensamento menos fechado, o trabalho interdisciplinar é adotado no Dom Bosco.

A teoria dessa proposta é a de que é possível fazer com que as disciplinas escolares, por mais diferentes umas das outras, sejam explicadas em conjunto, demonstrando que um tema influencia outro e que não é preciso estudar cada um de forma individual, como se fossem objetos distantes e não relacionados.

Na prática de sala de aula, isso acontece em propostas de trabalhos de uma matéria em parceria com outras, onde cada professor explica um tema central do ponto de vista da sua disciplina. É possível, por exemplo, estudar as revoltas que ocorreram no Brasil ao longo da história e fazer paralelos explicando a geografia dos lugares, bem como a evolução da nossa língua e as influências de outras culturas no nosso dia a dia.

É por isso que nos livros já constam informações específicas para que os docentes elaborem em conjunto trabalhos, atividades ou até mesmo aulas para utilizar os conceitos da interdisciplinaridade.

Pensamento complexo

Para consolidar a ideia de interdisciplinaridade abordada nas linhas anteriores, o Dom Bosco visa contribuir para o desenvolvimento do pensamento complexo, habilidade cada vez mais importante na vida em sociedade, visto que as divergências de opiniões se tornam cada vez maiores.

Nas crianças, essa característica é despertada durante as relações com os colegas e professores, ao participarem de atividades em que é preciso interagir com os demais ou estar diante de ideias contrárias. Nesse ponto, é interessante destacar que elas desenvolvem também outras habilidades fundamentais para o século 21, como ter empatia e saber lidar com a frustração.

O pensamento complexo, portanto, se apresenta para mostrar às crianças e jovens que existem várias possibilidades de pensamento sobre um tema, por mais específico que ele seja, e que é importante ouvir cada uma (ou a maioria delas) para criar a sua opinião, de modo inteligente, coerente e sem desrespeitar os demais.

O Dom Bosco trata, em suas perspectivas teórico-metodológicas diversas, questões sociais individuais e coletivas, para contribuir com o desenvolvimento escolar e intelectual de cada um de seus estudantes.

Quer conhecer ainda mais o Dom Bosco e suas soluções educacionais? Então acesse o nosso blog e confira outros materiais.

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