Quais são os benefícios de usar os livros digitais durante as aulas

Em muitos casos, os livros convencionais não são atrativos para os estudantes, por isso os livros digitais ganham cada vez mais usuários e espaço dentro das escolas. Saiba mais sobre esse tema no texto a seguir!

Em muitos casos, os livros convencionais não são atrativos para os estudantes, por isso os livros digitais ganham cada vez mais usuários e espaço dentro das escolas. Saiba mais sobre esse tema no texto a seguir!

A tecnologia faz parte da vida de muitos estudantes, e é incoerente pensar que os novos recursos digitais devam ser colocados de lado quando o assunto é educação. Hoje em dia, as escolas podem adaptar seu ensino para agregar também o uso de ferramentas diversas, como os livros digitais. 

No texto de hoje, vamos conhecer alguns benefícios que a utilização dos e-books trazem para a escola e para os estudantes. Fique conosco e acompanhe!

Habilidades do futuro: como preparar os seus alunos?

Mais modernidade para a escola

A internet está aí, e precisamos utilizá-la da melhor forma possível. Dentro de uma escola, esse recurso é valioso para ajudar os estudantes a buscar mais conhecimento e os professores a encontrar novas formas de ilustrar os conteúdos. 

Nesse sentido, os livros digitais surgem para agregar valor tanto para os alunos quanto para os docentes, afinal, enquanto eles estão manuseando um leitor de e-books, como um tablet, é possível acessar outros conteúdos disponibilizados pela escola dentro do ambiente virtual do estudante. 

Oferecer essa opção aos pais e responsáveis é uma forma de se colocar em sintonia com a modernidade, aceitar as mudanças e, aos poucos, adaptar o estilo das aulas.

Fácil interação

As crianças e adolescentes estão crescendo em um mundo onde a tela dos celulares e tablets são tão comuns quanto as capas dos livros, por isso não podemos deixar de lado essa facilidade e o interesse que eles têm pelos aparelhos eletrônicos.

Um livro didático virtual, por exemplo, pode atrair muito mais a atenção dos seus alunos, caso o uso seja liberado na sua escola. A explicação para isso é que eles buscam o entretenimento e o conhecimento no mundo digital. 

Além disso, os estudantes, na grande maioria, já estão acostumados a mexer com esses instrumentos. Dessa forma, não há dificuldade para que eles aprendam a utilizá-los ou se sintam inibidos com o uso deles dentro da sala de aula. No entanto, a escola tem o papel de conscientizar os alunos a respeito da função dos equipamentos eletrônicos durante as aulas.

Menos custo para a instituição

Do ponto de vista financeiro, os livros digitais dão menos custos que os materiais impressos, afinal, não é preciso imprimi-los aos montes para todos os estudantes. Para a instituição, esse pode ser um diferencial importante a ser considerado quando decidir qual é a melhor opção a ser adotada.

Tendo um acervo eletrônico, a escola também economiza espaço, já que os títulos expostos na biblioteca podem ser migrados para a plataforma digital. Fazendo isso, os estudantes podem também acessar os livros quando e onde quiserem, sem correr o risco de perdê-los ou danificá-los.

Durabilidade

Nesse sentido, também podemos destacar a durabilidade do produto e como isso pode gerar ainda menos custo para a escola. Um livro físico, por exemplo, precisa ser renovado a cada ano ou, dependendo do fluxo de conteúdo, a cada bimestre. 

Os livros digitais cabem todos dentro de uma única ferramenta, que poderá acompanhar os estudantes durante alguns anos, sem a necessidade de ser trocado com frequência. Isso ocorrerá apenas se houver algum defeito ou se o produto for danificado.

Material mais leve

Pensando na saúde dos professores e dos estudantes, o uso de livros digitais também deve ser considerado na sua escola. Muitas vezes um docente dá aula para diferentes séries, o que faz com que ele tenha que carregar os livros didáticos correspondentes. Já os alunos têm aulas de diferentes disciplinas em um único dia; portanto, mais de um material para ser carregado.

Um aparelho que comporte todos os livros seria um grande avanço para melhorar o bem-estar de todos os envolvidos e, assim, contribuir para um melhor rendimento dentro de sala de aula, já que o corpo ficará menos cansado. 

Conclusão

Embora esse assunto ainda divida opiniões nas discussões sobre os avanços do ensino básico, é preciso olhar para as novas tecnologias com um visão agregadora e elaborar maneiras para que os livros digitais e outros recursos eletrônicos sejam usados para o benefício da educação.

Gostou deste artigo? Então acesse o blog do Dom Bosco para conferir muitos outros!

4 habilidades que todo diretor de escola deve ter

Qual é o papel dos professores de uma escola com o sistema Dom Bosco?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.