4 habilidades que todo diretor de escola deve ter

Um diretor de escola possui diversas responsabilidades, e para cumprí-las é necessário desenvolver algumas habilidades. Você conhecerá algumas delas no texto a seguir!
Estar à frente de uma escola exige muito preparo e competência para monitorar com maestria todos os setores que envolvem o processo de aprendizado dos estudantes, como é a atuação dos professores e os recursos que a instituição oferece para o cumprimento do dever educacional.
Por isso, o profissional que ocupar o cargo da diretoria escolar deve ter algumas habilidades importantes, e é sobre algumas delas que vamos falar no texto de hoje.
Qual a importância de uma consultoria pedagógica?
1 - Mentalidade estratégica
O bom funcionamento de uma escola depende de vários setores e do trabalho de diversos colaboradores. O diretor precisa estar a par de tudo o que acontece e pode influenciar de alguma maneira o objetivo final, que é oferecer um ensino de qualidade.
É por isso que o profissional que ocupar esse cargo na sua escola precisa ter noções administrativas e estratégicas para fazer com que tudo funcione em perfeita harmonia e saber resolver adversidades quando elas aparecerem. Uma pessoa que foca apenas em um setor dentro do universo escolar, pode comprometer os demais, e os resultados podem ser desastrosos.
2 - Boa comunicação
Qualquer pessoa que ocupe um cargo no mercado de trabalho precisa saber se comunicar de forma clara e objetiva. Aqueles que estão em posições de liderança necessitam ter essa habilidade ainda mais apurada, pois em muitas situações, a palavra final e a ordem partem deles.
No ambiente de uma escola, o diretor tem a função de coordenar funcionários e alunos, portanto as mensagens que deseja passar precisam ser transmitidas claramente, para minimizar a possibilidade de uma interpretação errada.
Além dessa comunicação interna, ele também entra em contato com os pais e responsáveis pelos estudantes, o que exige uma habilidade de fala bastante desenvolvida para saber adaptar a maneira como a mensagem é passada, dependendo da situação em que a conversa acontece.
3 - Acessível
Um gestor escolar que fica trancado na sua sala o dia inteiro, que não sabe o que está acontecendo nos bastidores da escola e que não está disponível para conversar com os colaboradores, professores, alunos e pais, está longe de ser um bom profissional.
Estar no cargo de diretoria é também saber ouvir e se disponibilizar para fazer isso com qualquer um que necessite. Essa é uma maneira de se aproximar dos funcionários e de compreender como eles trabalham, se há algo que precisa ser mudado, o que está dando certo, entre outros fatores que contribuem para o funcionamento da escola.
4 - Atualizado
O avanço tecnológico e a rapidez com que as informações se renovam contribuem para as mudanças na forma como nos relacionamos com o meio em que vivemos. No universo da educação, por exemplo, é nítido que o uso das tecnologias se faz necessário dentro de sala de aula. Afinal, a atual geração de estudantes está inserida nesse contexto.
Dessa forma, o diretor da sua escola precisa ser alguém antenado com as novidades do mundo, não apenas no que se refere à educação, pois muitas coisas que estão em alta - um comportamento, uma roupa, uma brincadeira etc - podem ser levadas para dentro do ambiente escolar pelos estudantes, e o diretor deve entender se aquilo é saudável ou não para eles.
Além disso, é evidente que o gestor deve estar ligado nas novas tendências da educação e em metodologias que podem ser implementadas na escola, entre outras novidades relevantes para a instituição.
Conclusão
Como vimos, ser um diretor de escola exige o aprimoramento de diversas habilidades que caracterizam esse profissional como um líder e uma referência. Portanto, escolha bem a pessoa que irá ocupar essa função dentro da sua instituição e analise suas características mais marcantes para que o resultado seja a oferta de um ensino de qualidade.
Leia mais artigos sobre gestão escolar! Acesse o blog do Dom Bosco e confira nossos artigos.
5 dicas para modernizar o ensino da sua escola
Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?