4 habilidades que todo diretor de escola deve ter

Um diretor de escola possui diversas responsabilidades, e para cumprí-las é necessário desenvolver algumas habilidades. Você conhecerá algumas delas no texto a seguir!

Um diretor de escola possui diversas responsabilidades, e para cumprí-las é necessário desenvolver algumas habilidades. Você conhecerá algumas delas no texto a seguir!

Estar à frente de uma escola exige muito preparo e competência para monitorar com maestria todos os setores que envolvem o processo de aprendizado dos estudantes, como é a atuação dos professores e os recursos que a instituição oferece para o cumprimento do dever educacional.

Por isso, o profissional que ocupar o cargo da diretoria escolar deve ter algumas habilidades importantes, e é sobre algumas delas que vamos falar no texto de hoje.

Qual a importância de uma consultoria pedagógica?

1 - Mentalidade estratégica

O bom funcionamento de uma escola depende de vários setores e do trabalho de diversos colaboradores. O diretor precisa estar a par de tudo o que acontece e pode influenciar de alguma maneira o objetivo final, que é oferecer um ensino de qualidade.

É por isso que o profissional que ocupar esse cargo na sua escola precisa ter noções administrativas e estratégicas para fazer com que tudo funcione em perfeita harmonia e saber resolver adversidades quando elas aparecerem. Uma pessoa que foca apenas em um setor dentro do universo escolar, pode comprometer os demais, e os resultados podem ser desastrosos.

2 - Boa comunicação

Qualquer pessoa que ocupe um cargo no mercado de trabalho precisa saber se comunicar de forma clara e objetiva. Aqueles que estão em posições de liderança necessitam ter essa habilidade ainda mais apurada, pois em muitas situações, a palavra final e a ordem partem deles.

No ambiente de uma escola, o diretor tem a função de coordenar funcionários e alunos, portanto as mensagens que deseja passar precisam ser transmitidas claramente, para minimizar a possibilidade de uma interpretação errada.

Além dessa comunicação interna, ele também entra em contato com os pais e responsáveis pelos estudantes, o que exige uma habilidade de fala bastante desenvolvida para saber adaptar a maneira como a mensagem é passada, dependendo da situação em que a conversa acontece.

3 - Acessível

Um gestor escolar que fica trancado na sua sala o dia inteiro, que não sabe o que está acontecendo nos bastidores da escola e que não está disponível para conversar com os colaboradores, professores, alunos e pais, está longe de ser um bom profissional.

Estar no cargo de diretoria é também saber ouvir e se disponibilizar para fazer isso com qualquer um que necessite. Essa é uma maneira de se aproximar dos funcionários e de compreender como eles trabalham, se há algo que precisa ser mudado, o que está dando certo, entre outros fatores que contribuem para o funcionamento da escola.

4 - Atualizado

O avanço tecnológico e a rapidez com que as informações se renovam contribuem para as mudanças na forma como nos relacionamos com o meio em que vivemos. No universo da educação, por exemplo, é nítido que o uso das tecnologias se faz necessário dentro de sala de aula. Afinal, a atual geração de estudantes está inserida nesse contexto.

Dessa forma, o diretor da sua escola precisa ser alguém antenado com as novidades do mundo, não apenas no que se refere à educação, pois muitas coisas que estão em alta - um comportamento, uma roupa, uma brincadeira etc - podem ser levadas para dentro do ambiente escolar pelos estudantes, e o diretor deve entender se aquilo é saudável ou não para eles.

Além disso, é evidente que o gestor deve estar ligado nas novas tendências da educação e em metodologias que podem ser implementadas na escola, entre outras novidades relevantes para a instituição.

Conclusão

Como vimos, ser um diretor de escola exige o aprimoramento de diversas habilidades que caracterizam esse profissional como um líder e uma referência. Portanto, escolha bem a pessoa que irá ocupar essa função dentro da sua instituição e analise suas características mais marcantes para que o resultado seja a oferta de um ensino de qualidade.

Leia mais artigos sobre gestão escolar! Acesse o blog do Dom Bosco e confira nossos artigos.

5 dicas para modernizar o ensino da sua escola

Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.