Conheça a Turminha do Dom Bosco e saiba como ela ajuda no cotidiano de aprendizado

A Turminha do Dom Bosco incentiva o aprendizado lúdico e divertido, fazendo a criança se sentir mais confortável no ambiente escolar. Conheça mais sobre ela no texto a seguir. Acompanhe!

A Turminha do Dom Bosco incentiva o aprendizado lúdico e divertido, fazendo a criança se sentir mais confortável no ambiente escolar. Conheça mais sobre ela no texto a seguir. Acompanhe!

O início da caminhada escolar é sempre um momento de descoberta das crianças. Essa é a fase de aprender novas lições, fazer amizades, explorar objetos, entre outras experiências. A abordagem lúdica contribui para esse desenvolvimento infantil, e é por isso que o Dom Bosco criou a Turminha do Dom Bosco, uma série de personagens que interagem com os alunos de diversas formas nos materiais didáticos e no ambiente virtual de aprendizagem.

Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?

Quer conhecer mais sobre esse recurso? Então fique conosco e confira!

O que é a Turminha do Dom Bosco?

A Turminha do Dom Bosco é composta pelos personagens João Caetano (Joca), Bebela, Kiara, Jaiminho e Lidiane, criados para serem utilizados em sala de aula, nas lições de casa e no período de lazer das crianças através de atividades virtuais.

Cada um deles possui uma história - que pode ser lida no site da turminha -, habilidades, dificuldades e prazeres distintos, e são diferentes em gostos, gêneros, origem e etnia. Isso foi feito para que os pequenos aprendam desde a infância que ninguém é igual, que todos possuem suas particularidades e nem por isso merecem ser tratados de forma distinta.

Eles foram criados para despertar a vontade de aprender de forma divertida e desenvolver habilidades diversas, como a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a formulação de pensamentos etc. Essas características estão cada vez mais em evidência na vida pessoal e profissional de muitas pessoas e, por isso, hoje elas são trabalhadas já no período infantil.

Como eles aparecem no dia a dia?

A Turminha está presente no cotidiano das aulas e pode aparecer em diversas situações. Nos livros didáticos, por exemplo, ela é usada em exemplos de exercícios ou em histórias contadas pelos professores. O interessante é que, como são personagens bem desenvolvidos, com história de vida e características, isso dá mais realismo para as situações trabalhadas.

Além de estarem em momentos de mais teoria, Joca, Bebela, Kiara, Jaiminho e Lidiane também estão presentes durante as atividades práticas na escola. As horas de descontração e leveza também fazem parte da caminhada educacional das crianças, e pensando em aproximar ainda mais os alunos dos personagens, eles são usados para propor brincadeiras e jogos.

O Dom Bosco oferece ainda uma plataforma virtual completa, que conta com material didático digital, atividades e brincadeiras para a criançada se divertir. E para essa experiência ficar mais animada, nada melhor do que contar com a Turminha do Dom Bosco! Os personagens estão disponíveis para brincar a qualquer hora do dia. 

Importância do aprendizado lúdico

Essa interação entre as crianças e a Turminha desperta nos pequenos uma maior vontade de aprender e, como falamos anteriormente, ajuda a aflorar algumas características importantes. Isso abre a questão sobre o ensino lúdico e a sua importância, algo que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente nos anos iniciais da educação. 

É preciso levar em consideração que a nova geração está crescendo em um universo cheio de informações, com bastante interação visual e digital. Dessa forma, não podemos ignorar isso e continuar achando que eles vão absorver os conteúdos de sala de aula como era feito há 20 ou 30 anos.

Conclusão

Recursos como a Turminha do Dom Bosco não existem apenas para divertir as crianças, mas também para mostrar de forma mais lúdica algumas visões de mundo e questões morais, como o respeito à diversidade.

Quer conhecer outras soluções que o Dom Bosco oferece à sua escola? Então acesse o blog e não perca nenhuma novidade!

Como as videoaulas auxiliam no aprendizado dos alunos?

Como é o material didático do Dom Bosco?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.