O que é educação interativa?

Você já ouviu falar em educação interativa? Quer conhecer mais sobre ela? Então leia o artigo e descubra como o avanço da tecnologia contribuiu para o surgimento dessa abordagem.

Você já ouviu falar em educação interativa? Quer conhecer mais sobre ela? Então leia o artigo e descubra como o avanço da tecnologia contribuiu para o surgimento dessa abordagem.

A educação está passando por um processo de transição de um sistema mais antigo para uma realidade mais moderna e tecnológica. Naturalmente, com essa mudança existem novas metodologias e maneiras de enxergar a relação entre estudante, professor e escola.

É nesse contexto que surgiram os conceitos da educação interativa, que vamos conhecer no texto de hoje. Se você não sabe o que é ou quer aprender um pouco mais sobre ela, fique conosco e confira o artigo a seguir. 

5 motivos para desenvolver o pensamento crítico na escola

O que é educação interativa?

O nome é sugestivo, então podemos partir do pressuposto de que há uma interatividade entre as partes envolvidas no processo de aprendizagem, mas vamos com calma!

Hoje em dia surgem novas tecnologias, ferramentas e formas de se buscar conhecimento de uma maneira muito rápida. Tudo é renovado em um intervalo de tempo curto e, por isso, é preciso estar atento às novidades. Essa realidade trouxe para dentro das escolas a necessidade de adaptar o ensino às características dos novos estudantes.

O perfil do aluno se modificou com o tempo, e atualmente ele é visto como mais independente, curioso, alguém que busca respostas rápidas e que se desafia com facilidade. 

Nesse sentido, a educação interativa é uma abordagem que prioriza o aluno como parte importante do processo de ensino, em que os professores têm a missão de serem tutores e instigá-los a aprender mais, e os próprios estudantes buscam aprender também de forma autônoma.

A tecnologia, portanto, contribuiu para o avanço dessa metodologia, já que em poucos cliques as crianças e adolescentes encontram as respostas para as suas dúvidas.

Os benefícios desse tipo de educação

Na educação interativa, é possível trabalhar com o desenvolvimento de outras habilidades tão importantes quanto os conceitos e fórmulas das disciplinas convencionais. Dentre elas, destacamos as seguintes:

Aumenta a autonomia

Os estudantes são os responsáveis pelo próprio aprendizado, portanto eles desenvolvem a capacidade de serem autônomos. Quando eles criam essa habilidade ainda durante o período escolar, a tendência é de que no futuro a autonomia apareça em outras relações e situações.

Estimula o raciocínio lógico

Os benefícios estão ligados entre si, e a autonomia ajuda também na capacidade dos alunos de desenvolver com mais facilidade um raciocínio lógico sobre as diversas disciplinas. É preciso pensar de forma mais analítica quando se busca aprender mais sobre um determinado tema.

Desperta a curiosidade

Ao serem colocados em uma posição de destaque, os alunos percebem que suas dúvidas e curiosidades também são parte do aprendizado e, por isso, não podem ser deixadas de lado. Dessa forma, a educação interativa contribui para o despertar desse lado curioso que todos têm dentro de si.

Aumenta o interesse pela escola

Há muitas queixas de estudantes que se sentem entediados em uma sala de aula tradicional, com carteiras uma atrás da outra. Muitos classificam as aulas como monótonas e isso acaba afastando cada vez mais o aluno da instituição.

Para lidar com esse problema, a educação interativa trabalha no aluno a vontade de aprender e o interesse pela escola. Quando um professor instiga seus estudantes a utilizar seus aparelhos eletrônicos e ir atrás de explicações e conceitos, as crianças e, principalmente, os jovens se sentem motivados. 

Esse trabalho gradual pode não ser reconhecido logo de cara, mas com a prática no dia a dia, é possível perceber que muitos estudantes desenvolvem o gosto pelo conhecimento e que a escola se transforma em um ambiente agradável.

Conclusão

A educação interativa pode ser adotada aos poucos em uma instituição, mas o principal requisito para que essa mudança aconteça é o entendimento, por parte dos coordenadores, diretores, professores, pais e responsáveis, de que os alunos são capazes de aprender utilizando a tecnologia como aliada.

Gostou deste artigo? Então confira outros textos no blog do Dom Bosco!

Qual é o papel dos professores de uma escola com o sistema Dom Bosco?

Habilidades do futuro: como preparar os seus alunos?