Conheça o material didático do ensino fundamental - anos finais do Dom Bosco

Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico através da contextualização: é assim que o material didático do ensino fundamental - anos finais do Dom Bosco trabalha as diversas áreas do conhecimento. Conheça mais sobre ele a seguir!

Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico através da contextualização: é assim que o material didático do ensino fundamental - anos finais do Dom Bosco trabalha as diversas áreas do conhecimento. Conheça mais sobre ele a seguir!

Durante a trajetória de aprendizado de uma pessoa, os materiais didáticos utilizados pela escola têm grande importância para ajudá-la a se contextualizar e a entender uma série de novos termos e conceitos de diferentes ramos do conhecimento.

O material ensino fundamental - anos finais é o que inclui os pré-adolescentes e adolescentes, que vivem uma verdadeira transformação na relação com os estudos, já que estão prestes a partir para o ensino médio. No Dom Bosco, os livros de estudo agregam valores que vão além do conhecimento, e você vai conhecer mais sobre eles agora. Confira!

Qual é o papel dos professores de uma escola com o sistema Dom Bosco?

Abertura da unidade

Os livros de cada disciplina são divididos por unidades, que, por sua vez, são segmentadas em capítulos. No início de cada parte, os estudantes encontram uma grande imagem, referente aos temas que serão estudados em cada seção, acompanhada de um pequeno resumo e dos objetivos centrais dos temas.

A combinação desses elementos proporciona ao aluno a sensação de clareza de tudo o que será aprendido ao longo do período escolar. Para os professores, é também uma forma de ter os conteúdos centrais referentes àquela parte da disciplina registrados e com fácil acesso.

Abertura do capítulo

Todo o material didático do Dom Bosco, do ensino infantil ao médio, traz elementos que buscam despertar a curiosidade nos estudantes e instigá-los. É por isso que na abertura dos capítulos de todas as disciplinas há sempre uma pergunta ou frase sobre o que será estudado nas páginas seguintes.

A intenção é fazer com que eles comecem a pensar nos temas de forma autônoma e que, ao longo das explicações, percebam a mudança no pensamento e como aquele conteúdo foi capaz de agregar mais informação àquela ideia inicial. Demonstrando, dessa forma, a importância de ter embasamento para criar linhas de raciocínio - prática que pode e deve ser usada não apenas na escola, mas também nas situações do dia a dia.

Ponto de partida

As discussões fazem parte do processo de aprendizagem nas escolas Dom Bosco, e o material didático foi elaborado para incentivar os jovens a reconhecer essa prática como natural. 

As páginas de Ponto de partida dão mais informações sobre o que será estudado ao longo do capítulo, preparando os alunos para os debates que deverão acontecer. O ganho de conhecimento acontece gradativamente, fazendo com que eles também percebam que aprenderam um pouco mais do que na aula anterior. Dessa forma, eles se motivam a continuar estudando e aprendendo mais conceitos da matéria em questão.

Conteúdos complementares

O objetivo do material didático do Dom Bosco é fazer com que os estudantes consigam ir além do conhecimento básico, por isso a parte do livro chamada Conteúdos complementares é tão importante. 

Nela os adolescentes encontrarão mais informações e explicações a respeito do assunto estudado. Os professores têm a missão de trazer esses ensinamentos para dentro da sala de aula quando forem cabíveis e incentivá-los a se aprofundarem individualmente nas tarefas de casa.

Mãos à obra

Como o nome sugere, é hora dos alunos colocarem em prática tudo o que foi aprendido no capítulo através de exercícios dissertativos e múltipla escolha. As questões são divididas em vários níveis, assim eles também podem perceber sua evolução em relação ao que foi estudado.

Conclusão

O material didático do ensino fundamental - anos finais do Dom Bosco busca contextualizar o aluno e fazer com que ele perceba o meio em que está inserido, dando recursos para que busque informações de maneira autônoma e que compreenda a importância da figura do professor como um guia. 

Quer conhecer mais sobre as soluções do Dom Bosco para a sua escola? Então confira em nosso blog uma série de artigos.

Quais são as perspectivas teórico-metodológicas do Dom Bosco?

Como o Dom Bosco aborda valores e princípios no ensino fundamental?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.