Conheça o material complementar do ensino infantil do Dom Bosco

Nessa fase do aprendizado, é preciso oferecer ferramentas para as crianças se familiarizarem com os conteúdos com mais facilidade. Confira no texto a seguir algumas soluções do Dom Bosco para auxiliá-las.

Nessa fase do aprendizado, é preciso oferecer ferramentas para as crianças se familiarizarem com os conteúdos com mais facilidade. Confira no texto a seguir algumas soluções do Dom Bosco para auxiliá-las.

O período da educação infantil é o momento em que as crianças têm os primeiros contatos com a alfabetização, portanto é extremamente importante. Para garantir o sucesso dos pequenos, a escola deve oferecer um material didático completo para orientá-los nesse aprendizado. 

No Dom Bosco, cada aluno recebe, além do material básico, uma série de outros conteúdos complementares, que podem ser trabalhados tanto nas salas de aula quanto em casa. Que tal conhecermos um pouco mais sobre eles? Fique conosco e confira!

Qual é o papel dos professores de uma escola com o sistema Dom Bosco?

Material lúdico

A infância é um momento de muitas descobertas para as crianças. É quando elas vão se familiarizar com tudo o que está ao seu redor: as palavras, os números, os nomes dos objetos, as cores, os cheiros, os sons etc. São muitas informações sendo captadas pelos sentidos dos pequenos a cada minuto, por isso o processo de alfabetização deve ser bem planejado e feito com a ajuda de um material didático adequado.

Nessa fase da vida, como ainda estão aprendendo a se expressarem, as atividades lúdicas se apresentam como soluções bastante úteis. Desse modo, é mais fácil que as crianças memorizem as informações quando são apresentadas por meio de desenhos, brincadeiras ou materiais que permitem a interatividade.

Por isso, o Dom Bosco oferece como complemento aos estudantes um alfabeto ilustrado, junto com um livro de apoio à alfabetização. A intenção é fazer com que os estudantes consigam criar associações entre letras e palavras, bem como se familiarizar com o formato de cada uma das letras.

Somado a isso, há também um material de cantigas de roda para animar as crianças e ensiná-las coisas importantes através da música. Nesse caso, a repetição e a interação com o que é cantado faz com que elas também gravem o conteúdo com mais facilidade.

Livros interativos

Os livros fazem parte do processo de alfabetização em diferentes etapas. Primeiro eles são mais usados para que a criança interaja com as imagens e crie, aos poucos, o seu entendimento sobre as cenas. Com o tempo as obras se tornam estímulos para elas desenvolverem novas habilidades. 

Independentemente da finalidade, os livros são essenciais na educação infantil, por isso estão inclusos no material complementar do Dom Bosco. São exemplares para estudo diário na escola e há um específico para ser lido em casa.

Caderno de atividades

Em diversas fases da vida escolar, os alunos se deparam com a realidade de precisarem praticar um determinado conceito para entender e memorizar corretamente o que foi ensinado. No ensino infantil isso não é diferente. É preciso treinar bastante e repetir inúmeras vezes o que foi aprendido para garantir uma alfabetização de qualidade.

É por isso que o material complementar do Dom Bosco é repleto de cadernos de atividades e projetos para serem feitos individualmente e em grupo. Com isso, incentiva-se os pequenos a colocar no papel aquilo que estão aprendendo nos demais materiais e com os professores.

Conclusão

Investir em um sistema de ensino que provoque no aluno a vontade de aprender é um grande passo para uma formação completa. O material didático complementar do Dom Bosco foi elaborado e é constantemente atualizado para atender à demanda dos novos perfis de estudantes, que se mostram cada vez mais propensos a se desenvolverem melhor com livros e atividades interativas.

Se você deseja conhecer mais sobre as soluções do Dom Bosco, acesse o nosso blog e confira outros artigos!

Como o Dom Bosco aborda valores e princípios no ensino fundamental?

Quais são as perspectivas teórico-metodológicas do Dom Bosco?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.