Como adequar a sua escola para o uso da tecnologia em sala de aula?

A tecnologia pode ser uma aliada muito importante no caminho do aprendizado dos seus alunos. Confira como adequar a sua escola para o uso dela em sala de aula.

A tecnologia pode ser uma aliada muito importante no caminho do aprendizado dos seus alunos. Confira como adequar a sua escola para o uso dela em sala de aula.

Faz parte do cotidiano dos estudantes atualmente o uso de aparelhos eletrônicos e da tecnologia durante a leitura e os exercícios de uma disciplina. Diferentemente do que muitos pensavam tempos atrás, as inovações podem, sim, contribuir bastante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Devido a esse comportamento diante dos desafios da educação, é necessário que a instituição esteja alinhada com o que há de mais moderno para oferecer aos seus alunos. No texto de hoje, você descobrirá como adequar a sua escola para o uso da tecnologia em sala de aula. Confira!

Como os livros digitais contribuem para o aprendizado das crianças

Recursos modernos

Para falar em adequação, precisa-se pensar no espaço físico da sala de aula e no que fazer para que ela seja mais tecnológica e atraente. Ter uma conexão de qualidade com a internet é o primeiro passo, pois dessa forma os professores e estudantes poderão acessar conteúdos digitais mais rapidamente e sem perder tempo com problemas de conexão, portanto verifique se todas as salas estão seguindo um padrão.

Além disso, um computador e um aparelho para espelhar o conteúdo na lousa (pode ser um projetor, por exemplo) também são elementos fundamentais para esse tipo de experiência. Em algumas escolas, as lousas digitais também ganham força e facilitam o processo de aprendizagem dos estudantes.

Videoaulas

Mas para que ter tantas ferramentas dentro da sala de aula? No Dom Bosco o ambiente virtual e o físico se complementam durante toda a vida escolar, seja no período infantil, seja no ensino médio. É por isso que no site, na área do aluno, existe um banco de videoaulas sobre diversos conteúdos e disciplinas que ajudam o estudante tanto no aprendizado em sala de aula quanto em casa.

Dessa forma, ter instrumentos que possibilitam o acesso e a reprodução desses vídeos é relevante para o dia a dia das classes. E para os professores, as videoaulas são também um apoio para melhor guiá-los no conteúdo que deve ser passado aos estudantes. Os docentes possuem um acesso restrito a materiais complementares que os ajudam no dia a dia.

Mais exercícios e aprendizado

Dentro do ambiente escolar, a tecnologia pode ser usada para diversas finalidades. Entre elas está a busca por complementos ao que se está aprendendo, seja uma informação, sejam exercícios práticos. De todo modo, sua escola pode se adequar a essa realidade tendo um gerador de avaliações e de simulados para deixar a vida dos alunos do ensino fundamental e médio mais prática.

Utilizar esse recurso durante as explicações faz com que os jovens tenham uma visão concreta daquilo que o professor acabou de dizer. Além disso, essa é uma forma mais rápida de demonstrar, com exemplos, estilos de questões que já apareceram em provas de vestibular ao longo de muitos anos.

Cuidado no ensino infantil

O ensino lúdico é a chave para iniciar as crianças no universo do aprendizado escolar. É por isso que o Dom Bosco investe na Turminha do Dom Bosco, uma série de personagens com personalidades distintas que convivem entre si e que estão sempre presentes nas atividades no material didático físico e no digital.

Nesse sentido, as salas de aula equipadas com recursos tecnológicos contribuem para essa troca de conhecimento e ajudam a desenvolver ainda mais habilidades relacionadas ao mundo tecnológico nas crianças, que, naturalmente, já têm mais facilidade, uma vez que estão inseridas nesse contexto moderno desde pequenas.

Conclusão

Manter a sua escola sempre atualizada com as tendências da educação e da tecnologia é a receita para alcançar o sucesso e fazer com que dezenas de crianças aprendam de forma divertida, eficiente e avançada.

Quer ler outros materiais sobre temas relacionados a escolas? Então acesse o blog do Dom Bosco e confira nossos outros artigos!

Quais são as perspectivas teórico-metodológicas do Dom Bosco?

Conheça a Turminha do Dom Bosco e saiba como ela ajuda no cotidiano de aprendizado

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.