Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?

O universo digital é uma realidade para os alunos da sua escola, então nada melhor do que investir em uma plataforma de aprendizagem que esteja inserida nesse ambiente. Veja mais sobre o tema no texto abaixo!

O universo digital é uma realidade para os alunos da sua escola, então nada melhor do que investir em uma plataforma de aprendizagem que esteja inserida nesse ambiente. Veja mais sobre o tema no texto abaixo!

A tecnologia está inserida em nosso cotidiano há tempos, e com o passar dos anos, o campo da educação percebeu que ela poderia ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Com essa ideia em mente, as instituições passaram a investir em ter um serviço digital que desse apoio e que complementasse o conteúdo que é estudado em sala de aula. Visando essa ampliação dos serviços que a sua escola pode oferecer, vamos te mostrar os benefícios de ter uma ferramenta como essa. Acompanhe!

Mais opções para os alunos

A todo momento, somos bombardeados com informações que são atualizadas constantemente. No ensino, os estudantes estão sempre conectados e descobrindo novos conceitos e termos que os ajudam a complementar aquilo que está nos livros didáticos e que é exibido em sala de aula. 

Por isso, ao oferecer uma plataforma digital que seja moderna e dê esse amparo a eles, a sua instituição estará se colocando ao lado dessa busca por novos conhecimentos, que é tão importante de ser despertada nos estudantes.

Ensino em casa

Os serviços digitais possibilitam que a escola amplie a sua zona de atuação, que antes era limitada aos seus espaços físicos, até a casa de cada um dos alunos. Dessa maneira, eles podem acessar os conteúdos de onde estiverem e, o mais importante, quando e quantas vezes desejarem, uma vez que tudo fica armazenado na plataforma. Com isso, os professores da sua instituição podem enviar conteúdos extras que servirão como complementos dos temas estudados.

Aprendizagem lúdica

Para os alunos do ensino infantil e dos anos iniciais, ter um material didático lúdico é interessante para despertar o compromisso com a escola e o sentimento de que é possível aprender e se divertir. 

Nos livros e na plataforma digital do Dom Bosco, por exemplo, temos a Turminha do Dom Bosco, que conta com personagens com características diversas. A função deles é interagir com os pequenos durante as aulas presenciais e quando estão em casa aprendendo de forma autônoma. Eles estão presentes nos exercícios, nas explicações e nas brincadeiras.

Acredita-se que quando o ensino é feito de forma leve e descontraída, as crianças conseguem absorver melhor o conteúdo apresentado, e a presença desse lado lúdico contribui para isso.

Desenvolvimento de habilidades

Além do conhecimento teórico daquilo que está na matriz curricular da sua escola, uma plataforma digital consegue ainda dar base para o desenvolvimento de outras habilidades que são essenciais no cotidiano dentro e fora da sala de aula.

Uma das principais capacidades que são trabalhadas é justamente a relação entre homem e máquina, e os pequenos aprendem ainda na infância a utilizar as ferramentas digitais de forma mais consciente. Além disso, a escola atrai a atenção deles ao disponibilizar exercícios e atividades que estimulam o desenvolvimento de, por exemplo, raciocínio lógico e pensamento rápido para resolver problemas. 

Educadom

O recurso digital do Dom Bosco é chamado de Educadom, uma plataforma que conversa diretamente com o material didático impresso distribuído aos alunos. A ferramenta conta com atividades, explicações e área para identificar o desempenho, o progresso e as dificuldades de cada estudante, para que assim seja possível compreender aquilo que precisa ser revisado ou não.

Plataforma Dom Bosco

De forma geral, o acompanhamento digital do Dom Bosco conta ainda com uma série de serviços que dão apoio ao desenvolvimento dos alunos da sua escola. Além dos já citados Educadom e Turminha do Dom Bosco, a ferramenta conta ainda com um acervo digital de livros, videoaulas, gerador de avaliações destinado aos estudantes do ensino médio e uma agenda virtual com os horários das aulas, lembretes e observações.

Uma instituição de ensino que pretende dar ao seu aluno recursos suficientes para que ele se destaque e trilhe um caminho de sucesso não pode deixar de investir em um ambiente virtual de aprendizagem que seja uma extensão da escola e que complemente o ensino.

Fique por dentro de tudo o que acontece no blog do Dom Bosco. Acesse e confira!

Como as videoaulas auxiliam no aprendizado dos alunos?

Qual a importância de uma consultoria pedagógica?