4 formas de inserir a interdisciplinaridade na sua escola

Conheça no texto de hoje algumas maneiras de inserir a interdisciplinaridade na sua escola de forma coerente e benéfica para todos.
Esse tema tão discutido na atualidade também pode fazer parte do cotidiano da sua escola, mas lembre-se de que é preciso fazer um planejamento adequado para adaptar a realidade da instituição a essa abordagem.
A interdisciplinaridade ganha cada vez mais adeptos, pois colabora com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais muito valorizadas no mercado de trabalho e nas relações humanas. Mas você sabe como inseri-la com qualidade no ensino? Se você ainda tem dúvidas, fique conosco e confira as nossas dicas!
O que é interdisciplinaridade?
Antes de falar sobre como inseri-la na sala de aula, é preciso definir o que é interdisciplinaridade, para que não haja dúvidas. Esse nome se refere a uma forma de ensino em que o material didático e a maneira como o conteúdo é exposto fazem uma interligação entre as disciplinas.
Dessa forma, uma matéria complementa a outra, e o aluno desenvolve um pensamento geral sobre todo o tema estudado. Agora que definimos o que é, vamos acompanhar as formas de colocá-la em prática na sua instituição.
1 - Tenha um material didático adequado
Implementar a interdisciplinaridade exige um material didático que atenda às expectativas dessa forma de trabalho. Sendo assim, analise as opções que o mercado oferece para garantir que seus alunos tenham as melhores condições de aprender e que os docentes consigam trabalhar de forma satisfatória.
Os livros teóricos e práticos devem conter características que possibilitem a interação entre as diferentes áreas do conhecimento. Entre elas está o incentivo à produção de atividades em conjunto, uma linguagem que converse com todas as matérias e a interatividade entre os próprios estudantes.
2 - Faça um bom planejamento
Implantar uma nova abordagem exige um bom planejamento e muita pesquisa sobre os pontos fortes e fracos daquilo que se quer mudar. Sendo assim, tenha em seu time pedagogos, professores, psicólogos e demais profissionais que lidam diretamente com o ensino e com os estudantes.
Dessa forma, cada um poderá analisar as questões sob a ótica daquilo que lhe compete, traduzindo-as em números e informações úteis para a escolha da melhor abordagem e do material didático que mais se encaixa com a proposta da escola.
3 - Use a tecnologia
O uso da tecnologia é um forte aliado na caminhada para implantar os conceitos da interdisciplinaridade no cotidiano escolar. Isso porque através de vídeos, jogos e plataformas de aprendizado, os estudantes são capazes de interagir melhor com o conteúdo estudado.
Além de contribuir com o aprendizado, o uso desses recursos é capaz de aproximar os alunos da sua instituição dos temas e disciplinas, uma vez que são gerações de jovens e crianças que estão se desenvolvendo tendo a tecnologia na ponta dos dedos, portanto há um interesse enorme no universo digital.
4 - Explore as atividades lúdicas
Uma das marcas da interdisciplinaridade, e que você pode implementar na sua instituição, é a presença das atividades lúdicas, principalmente, no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, para ajudar a despertar o interesse pela escola e estimular o desenvolvimento de habilidades.
Os conceitos que estão ligados à interdisciplinaridade vão além do ensino daquilo que está na grade curricular das escolas. Essa metodologia incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais que são cada vez mais valorizadas nas relações humanas e no mercado de trabalho.
Sendo assim, implantar esse conceito no cotidiano da sua escola é uma necessidade que se mostra cada vez mais forte, já que os responsáveis pelos estudantes buscam um ambiente de formação completo.
Quer conhecer mais conteúdos do Dom Bosco? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo!
Qual a importância de uma consultoria pedagógica?
Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?