4 formas de inserir a interdisciplinaridade na sua escola

Conheça no texto de hoje algumas maneiras de inserir a interdisciplinaridade na sua escola de forma coerente e benéfica para todos.

Conheça no texto de hoje algumas maneiras de inserir a interdisciplinaridade na sua escola de forma coerente e benéfica para todos.

Esse tema tão discutido na atualidade também pode fazer parte do cotidiano da sua escola, mas lembre-se de que é preciso fazer um planejamento adequado para adaptar a realidade da instituição a essa abordagem.

A interdisciplinaridade ganha cada vez mais adeptos, pois colabora com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais muito valorizadas no mercado de trabalho e nas relações humanas. Mas você sabe como inseri-la com qualidade no ensino? Se você ainda tem dúvidas, fique conosco e confira as nossas dicas!

O que é interdisciplinaridade?

Antes de falar sobre como inseri-la na sala de aula, é preciso definir o que é interdisciplinaridade, para que não haja dúvidas. Esse nome se refere a uma forma de ensino em que o material didático e a maneira como o conteúdo é exposto fazem uma interligação  entre as disciplinas.

Dessa forma, uma matéria complementa a outra, e o aluno desenvolve um pensamento geral sobre todo o tema estudado. Agora que definimos o que é, vamos acompanhar as formas de colocá-la em prática na sua instituição.

1 - Tenha um material didático adequado

Implementar a interdisciplinaridade exige um material didático que atenda às expectativas dessa forma de trabalho. Sendo assim, analise as opções que o mercado oferece para garantir que seus alunos tenham as melhores condições de aprender e que os docentes consigam trabalhar de forma satisfatória.

Os livros teóricos e práticos devem conter características que possibilitem a interação entre as diferentes áreas do conhecimento. Entre elas está o incentivo à produção de atividades em conjunto, uma linguagem que converse com todas as matérias e a interatividade entre os próprios estudantes.

2 - Faça um bom planejamento

Implantar uma nova abordagem exige um bom planejamento e muita pesquisa sobre os pontos fortes e fracos daquilo que se quer mudar. Sendo assim, tenha em seu time pedagogos, professores, psicólogos e demais profissionais que lidam diretamente com o ensino e com os estudantes.

Dessa forma, cada um poderá analisar as questões sob a ótica daquilo que lhe compete, traduzindo-as em números e informações úteis para a escolha da melhor abordagem e do material didático que mais se encaixa com a proposta da escola.

3 - Use a tecnologia

O uso da tecnologia é um forte aliado na caminhada para implantar os conceitos da interdisciplinaridade no cotidiano escolar. Isso porque através de vídeos, jogos e plataformas de aprendizado, os estudantes são capazes de interagir melhor com o conteúdo estudado.

Além de contribuir com o aprendizado, o uso desses recursos é capaz de aproximar os alunos da sua instituição dos temas e disciplinas, uma vez que são gerações de jovens e crianças que estão se desenvolvendo tendo a tecnologia na ponta dos dedos, portanto há um interesse enorme no universo digital. 

4 - Explore as atividades lúdicas

Uma das marcas da interdisciplinaridade, e que você pode implementar na sua instituição, é a presença das atividades lúdicas, principalmente, no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, para ajudar a despertar o interesse pela escola e estimular o desenvolvimento de habilidades.

Os conceitos que estão ligados à interdisciplinaridade vão além do ensino daquilo que está na grade curricular das escolas. Essa metodologia incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais que são cada vez mais valorizadas nas relações humanas e no mercado de trabalho.

Sendo assim, implantar esse conceito no cotidiano da sua escola é uma necessidade que se mostra cada vez mais forte, já que os responsáveis pelos estudantes buscam um ambiente de formação completo.

Quer conhecer mais conteúdos do Dom Bosco? Então acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo!

Qual a importância de uma consultoria pedagógica?

Por que ter uma plataforma de aprendizagem digital na sua escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.