5 dicas para ter uma gestão escolar de qualidade

O cotidiano de um gestor de escola é bastante trabalhoso. No texto de hoje, separamos dicas para você se planejar e fazer uma administração de qualidade. Acompanhe!

O cotidiano de um gestor de escola é bastante trabalhoso. No texto de hoje, separamos dicas para você se planejar e fazer uma administração de qualidade. Acompanhe!

Gerir uma instituição de ensino exige muitas habilidades e responsabilidade de quem está à frente da administração. Por isso, é necessário que haja um bom planejamento e uma equipe de colaboradores em sintonia com as suas decisões.

Separamos a seguir algumas dicas que vão te ajudar a visualizar melhor como ter uma gestão escolar eficaz e entregar um ensino de qualidade para os estudantes. Fique conosco e confira!

4 formas de inserir a interdisciplinaridade na sua escola

1 - Tenha uma equipe alinhada

Para atingir o objetivo de oferecer um ensino de qualidade, é preciso percorrer uma série de caminhos que envolvem a gestão de muitas áreas que fazem parte da escola. Por isso, é essencial ter colaboradores bem preparados para garantir que cada demanda seja realizada corretamente.

Em relação ao espaço físico da escola, por exemplo, o seu time de manutenção, limpeza e segurança precisa saber exatamente o que fazer para garantir que os espaços estejam disponíveis para os alunos e professores utilizarem quando for necessário.

Já os profissionais encarregados de acompanhar o ensino dos alunos também precisam ter consciência daquilo que é preciso ser feito e seguir o planejamento traçado no início do ano letivo, para que o caminho não seja atrapalhado por nenhum fator externo e que o resultado final seja o melhor desenvolvimento de cada um.

2 - Estabeleça metas para a escola

Ao se reunir com os funcionários da escola no começo do ano letivo, é essencial criar planejamentos que abranjam todas as áreas da instituição. Nessa organização, estabeleça as metas para cada equipe e deixe isso bem esclarecido. 

Entre as metas, podem estar a diminuição do número de alunos reprovados, o aumento de aprovados nos vestibulares pelo país, um maior número de estudantes matriculados, a criação de uma outra unidade para a escola etc. Independentemente de quais sejam essas metas, deixe-as sempre em evidência para que todos consigam lembrar ao longo do ano.

3 - Comunique-se com clareza

A comunicação é a chave para resolver qualquer assunto, seja no trabalho, seja na vida profissional. Dessa forma, esteja preparado para conversar! Um gestor escolar que não dialoga e não tem habilidade no trato com seus colaboradores, dificilmente realizará uma gestão de qualidade.

Dessa forma, capacite-se para isso! Existem diversos cursos e treinamentos para melhorar a comunicação dentro do mercado de trabalho que você pode buscar. Saber dar uma ordem, ouvir uma ideia, propor uma nova estratégia e tantas outras situações do dia a dia podem ser ações melhor aproveitadas quando feitas de forma clara e objetiva.

4 - Seja presente

Um administrador que não está presente no dia a dia do negócio provavelmente encontrará problemas para alcançar seus objetivos. Em uma escola isso também acontece, portanto, sempre que possível, esteja em contato com os funcionários para saber com exatidão o que acontece em cada setor da instituição.

Além disso, esteja disponível para conversar com eles quando sentirem a necessidade. Ser acessível reforça a sua imagem diante deles e resulta em uma sensação de mais satisfação nos colaboradores. Esse sentimento gera mais empenho no cumprimento das tarefas, ou seja, eles se sentirão mais motivados e se esforçarão para melhorar a cada dia.

5 - Esteja sempre atualizado

Diariamente, novas discussões são geradas a respeito de uma série de assuntos, entre eles, a educação. Por conta do uso da internet, o ensino vem sofrendo grandes mudanças nas relações com os estudantes e na forma como eles encaram o tempo na escola. Isso demanda algumas adaptações de metodologia e novos tipos de abordagens educacionais.

Devido a isso, é fundamental que se esteja atualizado sobre o que há de mais moderno para as escolas no mercado, para adaptar ou adotar novos conceitos em sua instituição.

Conclusão

Como deu para perceber nos tópicos deste artigo, realizar uma gestão escolar de qualidade depende de diversos fatores e da colaboração de muitos profissionais, por isso ter um bom planejamento é fundamental. 

Gostou desse tema? No blog do Dom Bosco, temos muitos outros textos sobre rotina escolar para você!

3 desafios que toda escola enfrenta ao ensinar inglês

Qual a importância de desenvolver a autonomia das crianças na escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.