3 desafios que toda escola enfrenta ao ensinar inglês

O ensino de inglês se torna cada dia mais importante dentro das escolas. Por isso, é preciso ficar atento aos desafios que toda escola enfrenta nessa tarefa. Acompanhe!

O ensino de inglês se torna cada dia mais importante dentro das escolas. Por isso, é preciso ficar atento aos desafios que toda escola enfrenta nessa tarefa. Acompanhe!

Saber falar inglês já não é mais um diferencial no mercado de trabalho. Hoje em dia, para grande parte das áreas de atuação, essa habilidade é uma exigência. Esse é um dos motivos que explica a importância do aprendizado do idioma durante o período escolar.


Mas você, dono de escola, sabe que os desafios de ensinar não são fáceis e exigem muito planejamento e dedicação. Com o inglês não é diferente, e vamos te mostrar neste texto alguns obstáculos que sua instituição já enfrentou ou pode enfrentar. Acompanhe!

Qual a importância de desenvolver a autonomia das crianças na escola?

1 - Material didático adequado

Para oferecer um ensino de qualidade, é preciso se planejar, e isso inclui ter um bom material didático; afinal, é ele que vai dar as coordenadas sobre o que deve ser trabalhado.

Para escolher os livros que os seus alunos usarão para aprender inglês, é preciso ainda mais cuidado, pois o conteúdo se refere a uma nova língua e, por isso, ele deve ser bem explicado, ter metodologia adequada e ser capaz de fazer com que os estudantes compreendam o novo assunto.

Porém, essa missão de encontrar o material didático perfeito é complicada, pois é necessário que a abordagem seja compatível com a que a sua escola oferece. Por exemplo: se é da cultura da sua instituição os professores serem mais próximos dos alunos durante as exposições de conteúdo, um livro de inglês que priorize o aprendizado mais livre e individualizado talvez não seja uma boa escolha para a realidade dos seus estudantes.

2 - Sala de aula adaptada

As crianças e os jovens da atual geração estão acostumados com a interação e com as ferramentas multiconectadas, já que estão crescendo em um universo onde a tecnologia se renova cada vez mais rápido e os conteúdos na internet os ensinam diversas coisas.

Por conta disso, a escola também precisa se atualizar e oferecer um ambiente mais moderno para atrair o interesse deles. Nas aulas de inglês, por exemplo, é interessante que se tenha elementos que remetem ao estudo da língua. Eles podem ser cartazes, jogos, imagens etc. Isso causa no aluno a sensação de estar se relacionando com o ambiente.

A escola, portanto, tem o desafio de criar uma sala de aula convidativa e que seja capaz de causar uma sensação agradável aos estudantes.

3 - Distrações dos alunos

Como falamos, a nova geração está sempre ligada à internet e atenta às mensagens instantâneas. Por um lado, isso é benéfico, pois ajuda a formar pessoas mais independentes e que conseguem buscar respostas de maneira individual, mas por outro, pode ser prejudicial, caso o uso não seja controlado, contribuindo para a dependência e a ansiedade ao ficarem algum tempo sem se atualizarem.

Devido a isso, é um desafio enorme, para os professores e pedagogos, combater essas distrações e, em alguns casos, o desinteresse pelo conteúdo. Porém, existem formas de amenizar esse problema, principalmente nas aulas de inglês, já que se trata do ensino de um novo idioma.

Os professores podem usar o celular como um aliado durante as aulas, pedindo para que os alunos, principalmente os adolescentes, utilizem os aparelhos para buscar informações e curiosidades relacionadas àquilo que estão estudando. Essa simples atitude é capaz de trazer os seus estudantes para perto do conteúdo, gerando mais interesse e deixando as aulas mais dinâmicas para eles.

Conclusão

Ensinar inglês na escola tem seus desafios naturais relacionados à barreira da língua, e saber como usar alguns artifícios da modernidade de forma positiva pode deixar essa tarefa mais tranquila. Por isso, faça um bom planejamento, escolha com calma o material didático adequado e traga os seus alunos para dentro do conteúdo utilizando recursos digitais.

Que tal conhecer os outros materiais do blog do Dom Bosco? Acesse e confira nossos textos sobre escola!

O que é a plataforma EducaDom?

Conheça a Turminha do Dom Bosco e saiba como ela ajuda no cotidiano de aprendizado