5 dicas para o professor da sua escola otimizar o tempo de aula

O trabalho do professor acontece também fora da escola, e existem dicas valiosas para fazê-lo otimizar o tempo dele para melhor utilizá-lo durante as aulas. Confira a seguir!

O trabalho do professor acontece também fora da escola, e existem dicas valiosas para fazê-lo otimizar o tempo dele para melhor utilizá-lo durante as aulas. Confira a seguir!

Sabemos que dar aula não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Planejar o que vai ser trabalhado, encontrar soluções eficientes, explicar o conteúdo, tirar dúvidas, elaborar provas, corrigir atividades... entre outras demandas que envolvem o dia a dia de um professor. 

Devido a essa grande quantidade de tarefas, cada minuto de aula é precioso para os docentes e, por isso, podemos dar dicas para eles otimizarem suas horas em sala, para não perderem tempo com coisas que os distraiam e que não sejam boas para os alunos. No texto de hoje, vamos ver algumas dicas para você passar para os professores da sua escola. Confira!

Habilidades do futuro: como preparar os seus alunos?

1 - Ajude-os a planejar as aulas

Pode parecer uma dica óbvia, mas a falta de planejamento é o que faz com que os professores mais se atrapalhem e percam tempo durante as explicações. É comum que, com a correria do cotidiano e com a prática de anos, alguns professores deixem de planejar as aulas e prefiram improvisar ou usar a mesma metodologia que utiliza há anos.

O problema é que algumas vezes uma metodologia pode se tornar antiquada ou pouco eficiente, por isso é preciso planejar a aula de acordo com o retorno que os alunos dão aos professores, ou com base no rendimento deles em atividades e avaliações.

Esse planejamento pode fazê-los otimizar o tempo evitando a repetição do conteúdo e mantendo uma comunicação mais direta e atual com os estudantes. Assim, todos se beneficiam e podem até sobrar momentos para aprofundar algum conteúdo.

2 - Ofereça recursos tecnológicos

A tecnologia está à nossa disposição, então nada melhor do que utilizá-la para facilitar a execução de algumas tarefas. Dar ao professor da sua escola recursos como um sistema virtual para lançamento de notas, envio de comunicados e produção de avaliações, e outras plataformas que os ajudem no planejamento das aulas são formas de contribuir para a otimização do tempo deles.

Com a possibilidade de utilizar essas ferramentas, os professores conseguem até melhorar a qualidade de suas exposições, já que a execução de algumas tarefas é mais rápida digitalmente; portanto eles terminam antes e conseguem planejar melhor as aulas, descansar e estar bem para o dia seguinte.

3 - Disponibilize o material didático digital

Na linha tecnológica que citamos no tópico anterior, muitas escolas hoje em dia já têm a opção de oferecer o material didático digital para alunos e professores. Além de diminuir os gastos para a instituição, é também uma forma de pensar no bem-estar e na saúde da comunidade escolar.

Para os docentes, o benefício do uso dos livros virtuais ocorre também com a praticidade no deslocamento entre as salas de aula e nos minutos necessários para abrir o livro, encontrar a página correta, procurar o conteúdo etc. Com a ajuda da tecnologia, eles precisam de poucos cliques para localizar o conteúdo desejado e dar prosseguimento à aula.

4 - Faça-os entender as turmas

Muitas vezes um professor dá aula em diferentes turmas e anos escolares, o que pode causar certa confusão na rotina. Isso pode fazer com que o docente prefira manter uma única metodologia de ensino para todas as classes, mas nem sempre essa é uma saída vantajosa, já que cada uma se comporta de uma maneira singular.

Embora seja mais um desafio para os professores, saber identificar as características dos alunos e conseguir se adaptar às necessidades de cada classe é uma maneira de otimizar o tempo em sala de aula. Saber que um determinado grupo precisa de mais tempo entre as explicações e que outro acompanha um ensino mais rápido está entre as práticas que mais ajuda os profissionais da educação no dia a dia.

5 - Incentive a mudança

Para finalizar, é preciso deixar claro para os professores que o perfil dos estudantes está se alterando cada vez mais rápido, e que isso gera uma mudança na forma como eles consomem os ensinamentos na escola. 

Insistir em uma metodologia, num exemplo ou em um tipo de atividade que está gerando poucos resultados pode ser um erro crucial, que faz com que se perca tempo e a motivação de todos. Por isso, incentive o seu corpo docente a buscar novas formas de dar aula, promova palestras sobre o tema e faça com que os professores estejam sempre antenados com as mudanças.

Conclusão

A otimização do tempo em sala de aula está muito atrelada aos recursos digitais que a escola oferece aos professores, junto com uma análise a respeito da forma como as aulas são conduzidas. Dessa forma, a escola precisa investir em ferramentas para disponibilizar aos docentes e incentivá-los a se manterem atualizados sobre as melhores e mais eficientes metodologias de ensino.

Gostou deste conteúdo? Então confira no blog do COC outros textos sobre educação.

Vantagens de implantar um sistema de ensino em sua escola

4 habilidades que todo diretor de escola deve ter

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.