Vantagens de implantar um sistema de ensino em sua escola

Um sistema de ensino pode oferecer à sua escola uma série de recursos extras que beneficiam os estudantes e os professores.

Um sistema de ensino pode oferecer à sua escola uma série de recursos extras que beneficiam os estudantes e os professores. 

Buscar um Sistema de Ensino para a escola pode ser uma jornada. A palavra sistema já dá o tom. Sistematizar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação da instituição. O Sistema de Ensino é aquele que dá suporte, oferece soluções educacionais, formação para professores e gestores, documentos (calendários pedagógicos, conteúdo programáticos, entre outros) portal educacional, livros, concepções pedagógicas, enfim, uma gama gigantesca de produtos e serviços voltados para a escola.

O que esperar?

Antes de tudo, é imprescindível pensar no foco da Educação: os estudantes. Existe todo um ecossistema que está ao redor desse ator da comunidade. Os professores além de praticar a "ensinagem", o planejamento, a avaliação, é possível dizer que não se trata apenas de livros didáticos ou as antigas apostilas. O trabalho que acontece nos "bastidores" das instituições apoia o desenvolvimento das habilidades e competências de jovens e crianças, além de todo o registro necessário por lei.

Logo, é vital conhecer o portfólio do Sistema de Ensino e compreender como apoiar todo o trabalho da escola.

Para o estudante

Ter material que apoia o desenvolvimento de rotinas de estudo e postura de estudante.

Oferecer diferentes formas de avaliação para as diferentes formas de aprendizagem.

Dispositivos para acalentar o contato com a escola e seus estudos em diversos ambientes.

Acesso a um plantão on-line que permite que alunos tirem suas dúvidas e aprofundem seus conhecimentos com a ajuda de professores.

Para a escola

Dispor para a comunidade escolar material físico alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que já é parte da normatização da Educação e as matrizes de avaliações nacionais.

Apoiar a escola na comunicação com as famílias a respeito de todas as atividades da escola – traz transparência e credibilidade.

Trabalhar uma ferramenta de Gestão Escolar com correção automatizada de avaliações e geração de relatórios de desempenho utilizando Teoria de Resposta ao Item (a mesma teoria utilizada pelo ENEM em suas correções).

Para o professor

Ter os materiais dos alunos e guias de professores de forma digital para que possa tanto fazer seu planejamento onde deseja ou mesmo apoiar as aulas com projeções.

Acesso a Plataforma de Gestão da Aprendizagem, que facilita e ajuda professores e gestores, para que sejam mais assertivos em suas intervenções pedagógicas.

Utilizar um construtor de aulas digitais com um layout robusto e uma interface intuitiva para ajudar os professores a criar e apresentar suas aulas de maneira fácil e dinâmica.

Vale pensar que os Sistemas de Ensino precisam vir para as escolas como guias e parâmetros. A parceria entre a visão e cultura da escola precisam se misturar ao que o sistema oferece, caso contrário, existem riscos grandes de uma adaptação ruim. Se o Sistema de Ensino não é flexível e não oferece trilhas alternativas para um trabalho amplo com a comunidade escolar, ele deixa de ser um ecossistema de apoio e sim, um gesso pesado no cotidiano escolar.

Tathy Auriema

Consultoria Soluções Educacionais 

Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil