Vantagens de implantar um sistema de ensino em sua escola

Um sistema de ensino pode oferecer à sua escola uma série de recursos extras que beneficiam os estudantes e os professores.

Um sistema de ensino pode oferecer à sua escola uma série de recursos extras que beneficiam os estudantes e os professores. 

Buscar um Sistema de Ensino para a escola pode ser uma jornada. A palavra sistema já dá o tom. Sistematizar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação da instituição. O Sistema de Ensino é aquele que dá suporte, oferece soluções educacionais, formação para professores e gestores, documentos (calendários pedagógicos, conteúdo programáticos, entre outros) portal educacional, livros, concepções pedagógicas, enfim, uma gama gigantesca de produtos e serviços voltados para a escola.

O que esperar?

Antes de tudo, é imprescindível pensar no foco da Educação: os estudantes. Existe todo um ecossistema que está ao redor desse ator da comunidade. Os professores além de praticar a "ensinagem", o planejamento, a avaliação, é possível dizer que não se trata apenas de livros didáticos ou as antigas apostilas. O trabalho que acontece nos "bastidores" das instituições apoia o desenvolvimento das habilidades e competências de jovens e crianças, além de todo o registro necessário por lei.

Logo, é vital conhecer o portfólio do Sistema de Ensino e compreender como apoiar todo o trabalho da escola.

Para o estudante

Ter material que apoia o desenvolvimento de rotinas de estudo e postura de estudante.

Oferecer diferentes formas de avaliação para as diferentes formas de aprendizagem.

Dispositivos para acalentar o contato com a escola e seus estudos em diversos ambientes.

Acesso a um plantão on-line que permite que alunos tirem suas dúvidas e aprofundem seus conhecimentos com a ajuda de professores.

Para a escola

Dispor para a comunidade escolar material físico alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que já é parte da normatização da Educação e as matrizes de avaliações nacionais.

Apoiar a escola na comunicação com as famílias a respeito de todas as atividades da escola – traz transparência e credibilidade.

Trabalhar uma ferramenta de Gestão Escolar com correção automatizada de avaliações e geração de relatórios de desempenho utilizando Teoria de Resposta ao Item (a mesma teoria utilizada pelo ENEM em suas correções).

Para o professor

Ter os materiais dos alunos e guias de professores de forma digital para que possa tanto fazer seu planejamento onde deseja ou mesmo apoiar as aulas com projeções.

Acesso a Plataforma de Gestão da Aprendizagem, que facilita e ajuda professores e gestores, para que sejam mais assertivos em suas intervenções pedagógicas.

Utilizar um construtor de aulas digitais com um layout robusto e uma interface intuitiva para ajudar os professores a criar e apresentar suas aulas de maneira fácil e dinâmica.

Vale pensar que os Sistemas de Ensino precisam vir para as escolas como guias e parâmetros. A parceria entre a visão e cultura da escola precisam se misturar ao que o sistema oferece, caso contrário, existem riscos grandes de uma adaptação ruim. Se o Sistema de Ensino não é flexível e não oferece trilhas alternativas para um trabalho amplo com a comunidade escolar, ele deixa de ser um ecossistema de apoio e sim, um gesso pesado no cotidiano escolar.

Tathy Auriema

Consultoria Soluções Educacionais 

Departamento Pedagógico de Expansão Pearson Brasil 

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.