Tecnologia: como controlar o seu uso pelas crianças

Saiba qual o limite ideal para cada idade.

Saiba qual o limite ideal para cada idade.

O uso da tecnologia e das telas durante a infância é um assunto que gera muito debate, sobretudo devido aos possíveis benefícios e prejuízos comprovados para a saúde das crianças. Por conta disso, quanto tempo as crianças devem ficar expostas a equipamentos tecnológicos, como celulares e tablets? Neste texto, vamos te mostrar como controlar esse uso e como utilizar a tecnologia da melhor maneira possível em cada faixa etária. Confira!

Por que controlar o uso?

Os pais devem estabelecer limites para o uso de celulares, tablets e computadores por uma série de motivos relacionados à saúde das crianças. Entre eles, está o sedentarismo e outros problemas ligados à falta de exercícios físicos e uma boa alimentação, como a obesidade. Ainda, já se fala em como as telas prejudicam o sono, pioram a agressividade e estão relacionadas ao aumento dos casos de miopia nas últimas décadas.

Além disso, é preciso lembrar que o corpo da criança está em constante desenvolvimento, e que ficar muito tempo na frente de uma tela pode causar problemas de postura e até audição.

Quanto tempo por dia?

Segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as crianças só devem fazer uso de qualquer tecnologia a partir dos dois anos de idade, e apenas por uma hora ao dia. Só a partir dos seis anos é que as crianças podem ficar até duas horas em frente às telas. A organização alerta ainda para a necessidade de se fazer pausas após 20 minutos de uso, para alinhar a postura e descansar a vista.

Cuidado com o conteúdo!

Além de controlar o tempo que os filhos gastam com tecnologia, os pais devem restringir o conteúdo que está sendo consumido por eles. Essa medida evita que os pequenos entrem em contato com conteúdos inadequados para a idade deles. 

Tecnologia também pode ser uma aliada

Converse com seu filho sobre os perigos que existem na internet, porém pesquise e compartilhe com ele as muitas maneiras de aprender utilizando a tecnologia. Para isso, procure incentivá-los a fazer uso de aplicativos e de jogos que são indicados para a faixa etária deles e que são educativos.

A melhor maneira de controlar o uso da tecnologia é explicar o motivo da limitação e mostrar às crianças o porquê dessa atitude. Além disso, os pais devem dar o exemplo e engajar seus filhos em atividades que não dependam das telas. Uma ideia legal é utilizar o tempo livre para fazer algum programa juntos ou mesmo matriculá-los em atividades extracurriculares, para que eles desenvolvam diferentes habilidades.

O que achou deste texto? Em nosso blog temos mais conteúdos para você conferir. Veja só!

5 dicas para ajudar seu filho com matemática

Como ajudar as crianças a melhorar o desempenho escolar em 2020

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.