5 dicas para ajudar seu filho com matemática

Veja como auxiliá-lo nos estudos!

Veja como auxiliá-lo nos estudos!

Para algumas crianças, estudar matemática pode ser muito difícil. Por isso, os pais podem ajudar seus filhos por meio de atividades que os façam entender melhor essa disciplina e, assim, diminuir sua insegurança com os números. Veja algumas dicas!

Descomplique a matemática

O primeiro passo para ajudar seu filho é ensiná-lo que a matemática é uma disciplina como qualquer outra! É comum falar que é necessário maior atenção ou mais estudo nessa área porque a matemática é difícil. Porém, esse tipo de afirmação pode prejudicar a criança, que cria um bloqueio por assumir que trata-se de algo difícil.

Aprender brincando

Mostre para o seu filho como a matemática está em toda parte e que dá para aprender brincando! Portanto, crie brincadeiras e estimule atividades que façam a criança ter contato com os números, com as operações matemáticas e com o raciocínio lógico. Esse processo de aprender enquanto brinca ajuda a criar uma relação mais leve entre a criança, os estudos e a matemática.

Entender, e não decorar

As disciplinas de exatas costumam ter muitas fórmulas e números. Por isso, é comum encontrar alunos que dediquem seu tempo a memorizá-las, e não a entender o conceito que está por trás delas. Mostre ao seu filho que quando se entende a matéria, a resolução dos exercícios se torna mais fácil, pois permite que se compreenda melhor os desafios.

Valorize o esforço

Durante o processo de aprendizado, é natural que a criança apresente facilidades e dificuldades com determinados assuntos. Com a matemática não será diferente. Então é necessário que os pais tenham paciência com os eventuais erros. Valorize o esforço que seus filhos estão fazendo para conseguir bons resultados e incentive-os a melhorar sempre!

Cuidado com as cobranças

Todos os pais querem que seus filhos tenham ótimas notas, mas na prática pode não ser tão simples assim! As dificuldades são esperadas, então os pais precisam tomar cuidado com o nível de exigência e pressão imposta às crianças. Muitas vezes, as famílias que têm maior cobrança acabam prejudicando ainda mais as crianças, que se preocupam mais com mostrar resultados para os pais do que entender a disciplina.

A presença dos pais é fundamental para os filhos durante seus estudos, já que podem identificar as dificuldades e ajudar a sanar as dúvidas que surgem ao longo do caminho, além de oferecer suporte e incentivo!

Gostou deste texto? Confira outros que estão em nosso blog!

Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo

Qual a importância da tarefa de casa?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.