Como ajudar as crianças a melhorar o desempenho escolar em 2020

Confira algumas dicas para auxiliar as crianças a ir bem na escola!

Confira algumas dicas para auxiliar as crianças a ir bem na escola!

O envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos deve ir além de acompanhar o que eles estão lendo ou as atividades que estão fazendo. Essa participação é fundamental para perceber se as crianças estão com dificuldades em alguma disciplina, por exemplo, e descobrir em quais elas se saem melhor, encorajando-as a desenvolver suas habilidades. Além disso, com a presença dos pais, elas ficam mais seguras e animadas para avançar e melhorar seu desempenho. Mas como os pais podem ajudar nessa melhora dos pequenos? Nós separamos algumas dicas. Confira!

Seja participativo

Comparecer com certa frequência à escola e demonstrar interesse sobre o que a criança está aprendendo constrói um vínculo maior entre pais, alunos e professores. E quando há essa ligação, os filhos ficam mais confiantes e seguros! 

Converse sobre a escola

Pergunte ao seu filho como foi o dia de aula dele, o que ele aprendeu de novo ou se ele sentiu alguma dificuldade. Com esse hábito, os vínculos afetivos ficarão mais fortes e a criança terá liberdade para contar o que foi bom ou não. Ao longo do tempo, os pais também terão mais conhecimento sobre as facilidades e dificuldades do filho.

Proporcione aprendizados diferentes

Ao incentivar novas experiências, seu filho ficará mais motivado e relacionará o aprendizado a uma lembrança boa. Por exemplo: vocês poderão fazer uma viagem à praia que tenha relação com a matéria sobre rios e mares, conversar sobre como funciona a energia elétrica e outros assuntos fáceis de abordar no dia a dia. Levá-lo a museus, cinemas e bibliotecas, bem como fazer outras atividades de lazer que estimulem o conhecimento, também são ótimas alternativas.

Estabeleça uma rotina

Desde cedo, a criança deve ser incentivada a estudar um pouco por dia, já que assim irá perceber que esse método é mais eficaz do que deixar tudo para a última hora. Conforme as séries passam e o número de matérias aumenta, o tempo de estudo por dia também deverá ser estendido. Organizem juntos esses horários de acordo com a idade do seu filho e de outras atividades que ele realiza além da escola.

Organize o espaço ideal para os estudos

O local de estudo do seu filho deve ser iluminado, limpo, organizado e tranquilo, sem objetos e dispositivos que distraiam a criança, como televisão e videogame. Mantenha os materiais escolares e livros por perto, além de um computador, que poderá auxiliar nesse momento, se necessário.

Leia com prazer

Os bons exemplos começam dentro de casa. Por isso, é importante que a leitura seja um hábito compartilhado entre pais e filhos. Ler para as crianças todas as noites, mesmo que pequenas histórias, já é um ótimo hábito para ajudar na melhora do desempenho escolar! 

Encontre a melhor forma de estudo

Cada pessoa prefere estudar de um jeito. Descubra com seu filho se, para ele, a melhor forma de estudar é lendo os livros, sublinhando as partes mais importantes e fazendo resumos, por exemplo. Ou pode ser que ele escolha repetir o conteúdo em voz alta para memorizá-lo. Aos poucos, vá inserindo os diferentes métodos de estudo na rotina dele e observe com qual aprende melhor.

Para 2020, inclua essas dicas na rotina escolar do seu filho e veja o resultado ao longo do ano. Com certeza, será um período de sucesso no desempenho escolar das crianças! Continue acompanhando o blog do Dom Bosco:

Como incentivar as crianças a fazer atividades físicas?

Como ajudar seu filho a desenvolver interesse pelo estudo

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.