Saiba como ajudar o seu filho a lidar com as emoções

Veja como ensinar as crianças a conviver com seus sentimentos!

Veja como ensinar as crianças a conviver com seus sentimentos!

Por vezes, as crianças passam por situações que envolvem muitas emoções e várias sensações ao mesmo tempo. Tristeza, raiva, ansiedade e decepção também podem aparecer no dia a dia dos pequenos. Por isso, vamos dar algumas dicas para você ajudar os seus filhos a lidar com as emoções. Acompanhe!

Fale sobre os sentimentos

Pode ser difícil ver os filhos tristes ou com raiva, não é mesmo? Além disso, há aquela sensação de não saber o que fazer para ajudá-los a ficar bem. Porém, é importante deixar que esses sentimentos sejam expressados pelas crianças, ensinando que não há nada errado nisso, ainda que seja preciso saber lidar com eles. Dessa forma, desde cedo elas aprenderão a regular a intensidade de suas emoções e fazer escolhas de acordo com o que sentem.

Lembre-se de ser atencioso e afetivo

É importante estar presente, mas também é fundamental estabelecer limites. Se possível, separe um tempo no dia a dia para se dedicar às crianças, principalmente em momentos em que elas estão com alguma emoção à flor da pele.

O contato físico também é um ponto importante.  Ao sentir o aconchego dos pais ou familiares, seus filhos sentirão mais conforto e segurança. Nos momentos de muita tensão, por exemplo, fique por perto durante um tempo e ajude-os a se acalmarem.

Pratique meditação e relaxe

Se você perceber que o seu filho está triste ou nervoso, ajude-o a relaxar. Dois caminhos para isso são a meditação, para eliminar o mal-estar, e a sugestão de algo de que ele gosta, como um jogo, ouvir uma música ou outra atividade. Ele vai perceber que consegue se acalmar, que aquela sensação passa e que ele volta a se sentir bem depois de fazer tais exercícios.

Separe um tempo para brincadeiras livres

As crianças precisam conhecer e experimentar coisas novas durante a infância. Dessa forma, elas descobrem e aprendem a se expressar como mais gostam. Deixe que essas atividades aconteçam no próprio espaço da criança e sem a distração de aparelhos eletrônicos. Com a sensação de liberdade, elas poderão conhecer e entender as emoções e sensações que têm enquanto se divertem, criam e sonham.

Seja um exemplo

Os pais são espelhos para os filhos. Por isso, também é importante que você expresse equilíbrio e tranquilidade, mesmo em momentos mais difíceis. O que você faz para se acalmar pode ser feito com eles também, como respirações profundas, ouvir música, ficar perto de uma pessoa especial ou um objeto aconchegante etc. Lembre-se de ser um exemplo!

Gostou das dicas para ajudar o seu filho ou a sua filha a lidar com as emoções? Acompanhe o blog do Dom Bosco e veja mais posts como este!

Tecnologia: como controlar o seu uso pelas crianças

Como incentivar o seu filho a cultivar as amizades