Como incentivar o seu filho a cultivar as amizades

Saiba como ensinar sobre a importância dos amigos para as crianças!

Saiba como ensinar sobre a importância dos amigos para as crianças!

Fazer amigos e conhecer outras crianças é muito importante, principalmente no ambiente escolar. Por meio da amizade, são construídos laços afetivos e exercitados o respeito,  a confiança, a colaboração e o hábito de dividir e de aprender com os colegas. Por isso, é fundamental que os pais incentivem os filhos a cultivar seus próprios relacionamentos, em todas as diferentes fases da vida pelas quais passarão. Além disso, com esse estímulo, as crianças descobrem como conviver com as diferenças. Para te ajudar, reunimos algumas dicas de como incentivar seu filho a cultivar suas amizades. Confira!

Estimule a autoconfiança

Para que seu filho se sinta à vontade com outras crianças, exercite também a sua autonomia e encoraje a autoconfiança. Se seu filho é tímido, por exemplo, ou se não interage de maneira tranquila com outras crianças, trabalhe com ele esses aspectos.  Para isso, não use frases negativas, mas, ao contrário, elogie o desempenho dele e incentive-o a melhorar sempre. Com você confiando em seu filho e ensinando-o a valorizar suas conquistas, será mais fácil desenvolver a segurança para o convívio com os outros. 

Diversifique os locais de convívio 

A escola é um dos melhores lugares para se fazer amizades, mas lá não é o único lugar para as crianças conviverem com outras. Amizades podem ser construídas se o seu filho participar de um curso de idiomas, atividades artísticas ou esportivas, e até mesmo de brincadeiras com as crianças da família ou da vizinhança, por exemplo. Com isso, o círculo de amizades das crianças só aumentará!  

Acompanhe as relações escolares

Acompanhar a rotina escolar do seu filho é importante para melhorar o desempenho dele nos estudos, como já falamos aqui no blog. Porém, também é importante observar como estão as relações dele na escola. Pergunte a ele sobre os colegas, repare se ele comenta sobre outras crianças e se ele está gostando das aulas e da escola. Com essas informações, você, como responsável, saberá como seu filho interage com os colegas e se há alguma dificuldade nessa relação, o que pode também afetar o seu aprendizado. 

Dê o exemplo

Os pais devem ser exemplos para os filhos em vários momentos da vida, inclusive em relação às amizades. Demonstre para eles como é importante ter amigos e como é divertido ter momentos muito legais com pessoas queridas. Uma oportunidade interessante para dar o exemplo é se envolver com os pais dos colegas de sala do seu filho, assim as crianças podem ter mais momentos juntas, mesmo fora da escola. Essa pode ser uma ação proveitosa, já que você também poderá criar vínculos e, quem sabe, novas amizades!

Faça atividades ao ar livre

Uma dica importante para os pais é controlar o uso das tecnologias pelos filhos e sempre incentivar atividades fora de casa, principalmente em locais onde há outras crianças, como parques e clubes. Ah, e é essencial ficar de olho nas amizades virtuais do seu filho, para que ele não entre em contato ou crie relações com pessoas que lhe possam fazer mal!

Além disso, é indispensável estar atento para não colocar o seu filho em alguma aula ou prática da qual ele não gosta apenas para socializar ou por achar que está ajudando no desenvolvimento dele. Então entenda a criança e seus desejos e não force nada!

Seja amigo

Claro que há momentos em que você deve cumprir o papel de pai ou mãe, mas é importante ser um amigo para seu filho ou sua filha desde cedo. Assim eles poderão confiar em você e dividir o que acontece em suas vidas, o que só vai ajudar você a acompanhar o desenvolvimento deles e saber como estão com os amigos. 

As amizades servem para brincar, pedir conselhos, criar memórias, aprender e compartilhar muitas experiências! Essas são algumas dicas que os pais podem colocar em prática para incentivar os filhos a cultivar as amizades desde a infância! 

Fique ligado no blog do Dom Bosco para ler mais posts sobre desenvolvimento infantil: 

5 dicas para ajudar seu filho com matemática

Inclusão escolar: 5 materiais para auxiliar nesse debate

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO