Qual a importância do material didático em uma escola?

O conhecimento das características dos materiais didáticos é essencial para elaborar as propostas pedagógicas que guiarão os alunos durante os anos escolares. Abaixo você vai entender melhor a importância deles para a educação.

O conhecimento das características dos materiais didáticos é essencial para elaborar as propostas pedagógicas que guiarão os alunos durante os anos escolares. Abaixo você vai entender melhor a importância deles para a educação.

Toda instituição de ensino, ao elaborar seu plano pedagógico, deve ter um material didático para guiar o processo de alfabetização e de aprendizagem de seus alunos. Por isso, a escolha de um material de qualidade é uma tarefa extremamente significativa, delicada e necessária na sua escola. No texto a seguir, você compreenderá melhor a importância do material didático em uma instituição de ensino. Acompanhe!

É a base para o processo de alfabetização

Como dito brevemente na introdução deste texto, os materiais didáticos são a base para o desenvolvimento psicopedagógico de um estudante, seja ele criança ou adolescente. Eles serão o fio condutor que orientará professores e alunos no dia a dia de sala de aula, através da exposição de teorias, propostas de exercícios, informações complementares e elementos interativos que auxiliam no aprendizado, principalmente das crianças dos anos infantis e anos iniciais.

Desenvolve diversas habilidades

A escola é o ambiente onde as crianças e adolescentes desenvolverão diversos tipos de habilidades ligadas a vários campos do conhecimento. As mais perceptíveis são a capacidade de raciocínio lógico, o entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula e o conhecimento intelectual. O material didático contribui de forma massiva para essa capacitação, já que é nele que os estudantes encontrarão explicações que complementam a fala do professor e conseguirão praticar o conteúdo aprendido através de exercícios e atividades.

Existem, porém, outros tipos de aptidões que podem ser aprofundadas, o que acontece quando o material didático é elaborado de maneira a despertar, além das habilidades intelectuais, aquelas que estão ligadas às relações humanas e às competências valorizadas no século 21, como curiosidade, empatia, criatividade, raciocínio lógico, autonomia, capacidade de interação, comunicação e pensamento crítico.

Nesse cenário, o material didático escolhido para ser usado na sua escola deve aprofundar o desenvolvimento dessas habilidades de acordo com os anos escolares e as idades dos estudantes. 

Interage com a criança

Para os pequenos que estão no início da trajetória estudantil, um material didático rico em interações é capaz de despertar a curiosidade pelo saber e deixar as crianças mais à vontade no ambiente escolar, fazendo-as se interessarem cada vez mais pelas disciplinas. Um exemplo disso, é a Turminha do Dom Bosco, desenvolvida com o intuito de interagir com os alunos durante o período de estudos. 

Cada personagem possui características e personalidades diferentes para mostrar aos estudantes que todos podem ser únicos e conviver em perfeita harmonia, respeitando uns aos outros. Além dessa função mais voltada para as questões de desenvolvimento das habilidades do século 21, já citadas anteriormente, a Turminha do Dom Bosco está presente no dia a dia dos alunos e durante as atividades propostas nos livros didáticos. 

Oferece um serviço complementar

O processo de aprendizagem dos estudantes não pode ficar limitado ao ambiente escolar, por isso ter um material didático que ofereça um serviço complementar de conhecimento é fundamental. Isso quer dizer que os estudantes precisam ter condições de complementar os seus estudos em casa, de forma autônoma. 

Nesse sentido, as atividades extras presentes nos livros didáticos do Dom Bosco suprem essa necessidade do estudante, que pode também procurar na área virtual do aluno mais conteúdos que os auxiliam durante os estudos.

Prepara para os vestibulares

Para os alunos mais velhos e que se aproximam das provas de vestibular, o material didático precisa ser ainda mais completo e detalhado para prepará-los da melhor maneira possível para os desafios dessas grandes provas.

No material didático do Dom Bosco, o estudante pode acessar, na sua área virtual, um simulador de provas para treinar as suas habilidades. O acervo de questões é extenso e o aluno monta, em poucos cliques, uma prova com as perguntas que caíram nos principais vestibulares do país. Além disso, ainda pode acessar mais conteúdos digitais e videoaulas como uma forma de complementar os estudos.

Une teoria e prática

Durante todo o processo de ensino-aprendizagem de um estudante, a união de teoria e prática é fundamental para que ele se desenvolva intelectualmente de forma adequada. Sendo assim, um material didático que valoriza essas duas vertentes deve estar presente em uma escola.

O material didático é importante pela necessidade de uma base para a elaboração das propostas pedagógicas por parte dos mantenedores e do corpo docente, além de guiar os estudantes durante sua vida escolar. Portanto, escolher um que seja completo e que atenda às necessidades básicas e complementares de cada um é fundamental.      

Não perca as novidades do blog do Dom Bosco. Acesse e confira!

A importância de uma boa comunicação entre a equipe escolar

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.