A importância de uma boa comunicação entre a equipe escolar

Confira como ela pode ajudar no cotidiano da escola.

Confira como ela pode ajudar no cotidiano da escola.

A comunicação interna é importante em qualquer tipo de empresa, e nas escolas não é diferente. Neste texto mostraremos os motivos pelos quais os gestores das instituições de ensino devem manter a comunicação ativa e alinhada. Acompanhe!

Acompanhamento das tarefas

Quando toda a equipe de gestores, coordenadores, orientadores e professores estão em constante contato, as possibilidades de todos estarem cientes dos ocorridos no cotidiano da escola e do planejamento de cada setor é maior. Dessa forma, erros de quaisquer tamanhos conseguem ser evitados.

Mais organização

A partir do momento que um gestor está em contato com a sua equipe e sabe o que está acontecendo em todos os processos de uma demanda, é possível organizar o cronograma da escola, elaborar novos projetos e detectar possíveis problemas.

Otimização do tempo

O tempo, muitas vezes, pode ser precioso no dia a dia da escola. Por isso, quando a comunicação é bem estabelecida e feita de maneira objetiva, os profissionais envolvidos compreendem quais são as demandas a serem cumpridas e administram melhor o tempo para realizar cada uma delas.

Fortalece a equipe

Quando gestores e colaboradores caminham na mesma sintonia no trabalho, a relação de confiança entre as partes fica mais forte. Isso acontece dos dois lados, uma vez que os gestores compreendem que as suas equipes trabalham de maneira organizada e em busca de um objetivo comum, e que os colaboradores veem a proximidade dos líderes, o que dá mais tranquilidade para realizarem as tarefas e, se necessário, conversar com eles sobre qualquer assunto.

Dá credibilidade

Alguns assuntos da escola chegam ao conhecimento dos pais, e quando o time diretivo da escola, os educadores e os coordenadores estão alinhados em relação aos fatos e diretrizes escolares, os responsáveis sentem mais confiança no serviço prestado a eles.

Une o que está longe

Nos momentos em que a equipe não pode estar perto por qualquer que seja a razão, manter a comunicação é essencial para que todos permaneçam unidos e trabalhando em conjunto para a realização das demandas da melhor maneira possível. Para esses casos, as ligações telefônicas, as reuniões via computador e as trocas de mensagens são alternativas para que todos os membros do time continuem se comunicando de forma eficaz.

Como vimos, a comunicação é fundamental para identificar problemas, discutir soluções e, principalmente, compartilhar ideias entre as equipes que compõem uma escola. Por isso, a prática da boa comunicação deve ser adotada por todas as instituições de ensino.

Continue no blog do Dom Bosco e confira nossos outros materiais.

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Por que ensinar Libras às crianças na escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Verify recaptcha to submit form