A importância de uma boa comunicação entre a equipe escolar

Confira como ela pode ajudar no cotidiano da escola.

Confira como ela pode ajudar no cotidiano da escola.

A comunicação interna é importante em qualquer tipo de empresa, e nas escolas não é diferente. Neste texto mostraremos os motivos pelos quais os gestores das instituições de ensino devem manter a comunicação ativa e alinhada. Acompanhe!

Acompanhamento das tarefas

Quando toda a equipe de gestores, coordenadores, orientadores e professores estão em constante contato, as possibilidades de todos estarem cientes dos ocorridos no cotidiano da escola e do planejamento de cada setor é maior. Dessa forma, erros de quaisquer tamanhos conseguem ser evitados.

Mais organização

A partir do momento que um gestor está em contato com a sua equipe e sabe o que está acontecendo em todos os processos de uma demanda, é possível organizar o cronograma da escola, elaborar novos projetos e detectar possíveis problemas.

Otimização do tempo

O tempo, muitas vezes, pode ser precioso no dia a dia da escola. Por isso, quando a comunicação é bem estabelecida e feita de maneira objetiva, os profissionais envolvidos compreendem quais são as demandas a serem cumpridas e administram melhor o tempo para realizar cada uma delas.

Fortalece a equipe

Quando gestores e colaboradores caminham na mesma sintonia no trabalho, a relação de confiança entre as partes fica mais forte. Isso acontece dos dois lados, uma vez que os gestores compreendem que as suas equipes trabalham de maneira organizada e em busca de um objetivo comum, e que os colaboradores veem a proximidade dos líderes, o que dá mais tranquilidade para realizarem as tarefas e, se necessário, conversar com eles sobre qualquer assunto.

Dá credibilidade

Alguns assuntos da escola chegam ao conhecimento dos pais, e quando o time diretivo da escola, os educadores e os coordenadores estão alinhados em relação aos fatos e diretrizes escolares, os responsáveis sentem mais confiança no serviço prestado a eles.

Une o que está longe

Nos momentos em que a equipe não pode estar perto por qualquer que seja a razão, manter a comunicação é essencial para que todos permaneçam unidos e trabalhando em conjunto para a realização das demandas da melhor maneira possível. Para esses casos, as ligações telefônicas, as reuniões via computador e as trocas de mensagens são alternativas para que todos os membros do time continuem se comunicando de forma eficaz.

Como vimos, a comunicação é fundamental para identificar problemas, discutir soluções e, principalmente, compartilhar ideias entre as equipes que compõem uma escola. Por isso, a prática da boa comunicação deve ser adotada por todas as instituições de ensino.

Continue no blog do Dom Bosco e confira nossos outros materiais.

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Por que ensinar Libras às crianças na escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.