Qual a importância de um material paradidático para a sua escola?

Você sabe o que é um material paradidático e quais os motivos para adotá-lo na sua instituição de ensino? Para saber mais, confira o artigo abaixo!

Você sabe o que é um material paradidático e quais os motivos para adotá-lo na sua instituição de ensino? Para saber mais, confira o artigo abaixo!

Os livros didáticos são materiais importantes para o ensino da sua escola, e devem ir de acordo com o planejamento pedagógico definido. Além deles, você sabe sobre os materiais paradidáticos e qual a sua importância na sua escola?

Os livros paradidáticos também são uma opção que complementa o conhecimento adquirido pelos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, que está em constante movimento. Esse material recebe esse nome por ser uma escolha paralela aos materiais didáticos. A escolha dos paradidáticos é feita pela equipe de educadores da sua instituição. 

O material paradidático tornou-se mais importante após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelecer os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), orientando as instituições a abordar temas transversais relacionados ao desenvolvimento da cidadania, como ética, trabalho e pluralidade cultural. Assim, foi aberta uma porta para ses utilizar um número maior de obras durante as aulas. 

Saiba mais sobre o material paradidático e qual a importância desses livros para a sua escola no artigo a seguir!

O que é um material paradidático?

Os livros considerados paradidáticos são selecionados pela instituição para que os alunos conheçam autores renomados e absorvam conhecimentos de diferentes áreas através da leitura.  

Na maioria das vezes, os livros são escolhidos como um material complementar do conteúdo, para acrescentar os assuntos que são abordados. Os professores da sua escola, porém, podem ter autonomia para planejar o trabalho realizado em sala de aula conforme os temas que surgiram durante o ano.

Qual a diferença entre livros didáticos e paradidáticos?

Os materiais didáticos são livros que ensinam as etapas que devem ser cumpridas para colocar em prática uma atividade ou orientação que deve ser seguida. Eles orientam o leitor sobre alguma ação ou conteúdo. Já os paradidáticos têm a função de aprofundar conceitos que os livros didáticos muitas vezes não conseguem. 

Existem materiais paradidáticos que podem estar presentes em todas as etapas da escolaridade. A partir da leitura e da consulta desses livros, é possível fazer atividades, como resenhas e fichamentos.

Quais os benefícios do material paradidático?

Os livros paradidáticos criam oportunidades e novas abordagens didáticas para os professores desenvolverem trabalhos relacionados a valores e assuntos diversos, como amizade, respeito, ecologia, honestidade, diversidade, entre outros. Dessa forma, a disciplina será bem planejada e facilmente aplicada durante as aulas.

Esse material possibilita um ensino lúdico, tornando os assuntos mais interessantes aos estudantes e criando um sentido real do que é aprendido de acordo com o olhar de cada um, tornando o trabalho do corpo pedagógico mais eficaz. 

Com o apoio do material paradidático, os professores têm um leque ampliado de opções, podendo trabalhar o enredo de forma mais próxima aos estudantes, dando uma atenção maior aos valores morais da história, focando nas situações que acontecem ao longo da narrativa, ou trabalhando conceitos estudados nas matérias. 

Dessa forma, esse ensino não é cansativo ou chato para os seus alunos e a leitura é realizada com prazer. Além disso, esse contato enriquece o vocabulário e as diferentes linguagens, e desenvolve a imaginação e a criatividade dos estudantes.

A sala de aula da sua escola será um ambiente de trabalho educativo de qualidade contribuindo para reforçar os valores éticos e morais dos estudantes. Com o apoio dos materiais didáticos, é possível organizar debates relacionados aos fatos que acontecem no cotidiano. Isso vai incentivar os alunos a pensar nas próprias atitudes com o próximo, seja com os colegas, seja com a família. 

Como escolher um material paradidático?

Para escolher os materiais paradidáticos ideais para as aulas da sua instituição de ensino, é fundamental considerar a proposta pedagógica para estar tudo alinhado aos conteúdos que foram programados para serem abordados ao longo do ano escolar. 

Outro ponto importante a ser avaliado é escolher obras adequadas à faixa etária dos alunos da sua escola, além dos valores e da realidade em que a instituição se encontra. Isso vai determinar o alcance e os recursos didáticos que devem ser oferecidos também aos professores, de acordo com a formação de cada um. Algumas dicas de livros paradidáticos são:

  • A droga da obediência (Pedro Bandeira);
  • A bolsa amarela (Lygia Bojunga);
  • Extraordinário (R. J. Palacio);
  • Meu pé de laranja lima (José Mauro de Vasconcelos);
  • A palavra mágica (Moacyr Scliar);
  • Eu me chamo Antônio (Pedro Gabriel);
  • Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis).

 

Se você gostou de saber mais sobre o material paradidático e sobre a importância dele para a sua escola, confira outros conteúdos com dicas para melhorar o ensino da sua instituição de ensino no blog do Dom Bosco!

5 motivos para adotar um material didático lúdico na sua escola

Por que ter um material de gramática no Ensino Fundamental?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.