Por que ter um material de gramática no Ensino Fundamental?

O ensino de gramática nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental pode ampliar o desenvolvimento da escrita e da leitura. Saiba mais!

O ensino de gramática nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental pode ampliar o desenvolvimento da escrita e da leitura. Saiba mais!

No Ensino Fundamental, o ensino de gramática é essencial para a continuidade da alfabetização e do letramento. Geralmente, o material didático já é uma ótima contribuição para os estudantes. Afinal, é possível encontrar nestes livros as explicações que complementam o conteúdo, além de exercícios, atividades e imagens que contextualizam o tema. 

No entanto, para dar ainda mais apoio aos estudantes e orientar o trabalho do professor durante uma aula mais específica, um material de gramática também tem um papel muito importante! Dessa forma, o processo de apropriação da escrita normativa pelo aluno é garantido de forma mais atrativa e até organizada. Quer saber mais motivos para adotar um material de gramática nas aulas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental? Então, acompanhe o texto abaixo!

Auxilia no desenvolvimento da leitura e escrita

Em um material com foco em gramática, existem atividades especiais de letramento, que complementam o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O intuito é que as crianças aprendam como funciona o sistema de redação da língua portuguesa, auxiliando também no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. 

Isso acontece por meio da interação social da linguagem, como ao apresentar os conceitos gramaticais através de receitas, contos e fábulas, por exemplo. Assim, é possível atrair e engajar os alunos. Além disso, as crianças podem tanto escrever, aplicando os conceitos de gramática, quanto fazer a leitura dessas obras em sala de aula, podendo tirar dúvidas e compartilhar esse momento com os colegas. 

Introduz o aprendizado de conceitos da língua

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, esse trabalho com a gramática também deve continuar, porém focando em questões mais específicas da ortografia. Durante o processo de aprendizagem da gramática, um material específico sobre o assunto também ajudará a introduzir conceitos como o verbo, a concordância, o uso do plural e do singular, e o substantivo. 

Esses são alguns dos princípios básicos da língua portuguesa, que podem ser ensinados, aos poucos, por meio de produções textuais ao longo dos Anos Iniciais. Já a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os alunos aprofundarão o conhecimento teórico da gramática. Por isso, o livro da matéria é ainda mais importante para dar apoio às explicações, além de trazer exercícios para praticar essas regras gramaticais.

Apresenta textos para a contextualização

No Ensino Fundamental, uma das melhores maneiras para ensinar a gramática aos alunos é de forma contextualizada. Ou seja, apresentando situações reais e como funciona o uso da língua no cotidiano. Isso pode ser feito com textos de apoio, inclusive não só com aqueles que foram criados para abordar um conteúdo gramatical.

Por isso, é importante que a escola escolha um material didático, bem como um material de gramática, com textos eficazes. Os textos devem permitir a observação de ocorrências, a comparação de situações e a formação de conclusões, além das regras gramaticais, por exemplo. 

Além disso, os textos escolhidos devem estar relacionados às metas de ensino e à também à abordagem gramatical que será utilizada pela instituição de ensino. O professor deve lembrar-se, por exemplo, se for falar de verbos, de escolher um texto que apresenta essas ocorrências e que seja atrativo aos seus alunos. Por fim, o ensino de gramática por meio de um material que aborda esse recorte da língua deve ser interativo e construtivo, e não apenas mostrar como a usamos explicando as regras.

Interage com os alunos

Como ressaltamos nos tópicos anteriores, um livro de gramática apoia o conteúdo passado pelo professor em sala de aula. Dessa forma, é importante que ele traga imagens e outras atividades que criem interações entre os alunos e com o professor, despertando a curiosidade e o interesse pela gramática. Nesse sentido, o uso do material de gramática em sala de aula pode abrir portas para a criatividade e inovar as aulas para os estudantes e os professores! 

Teoria + Prática = Melhores resultados

O material de gramática também une a teoria e a prática, já que pode reunir exercícios ao final da explicação de cada classe gramatical, bem como atividades para se realizar em sala de aula e em casa. Assim, esse material poderá ser importante para ser a base da elaboração das propostas de aula, além de ser um guia importante para os alunos. 

Vale a pena lembrar que o material de gramática que acompanha as aulas deve ser um complemento da metodologia escolar. Isto é, deve ser um apoio para o professor, orientando o ensino de gramática e mostrando que a língua portuguesa não é aprendida apenas por regras. Dessa forma, é possível valorizar a forma como a língua funciona, seja por meio da leitura ou através da escrita. 

Quer ver mais dicas para a sua escola? Fique ligado no blog do Dom Bosco!

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Por que ensinar Libras às crianças na escola?