Por que ter um material de gramática no Ensino Fundamental?

O ensino de gramática nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental pode ampliar o desenvolvimento da escrita e da leitura. Saiba mais!

O ensino de gramática nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental pode ampliar o desenvolvimento da escrita e da leitura. Saiba mais!

No Ensino Fundamental, o ensino de gramática é essencial para a continuidade da alfabetização e do letramento. Geralmente, o material didático já é uma ótima contribuição para os estudantes. Afinal, é possível encontrar nestes livros as explicações que complementam o conteúdo, além de exercícios, atividades e imagens que contextualizam o tema. 

No entanto, para dar ainda mais apoio aos estudantes e orientar o trabalho do professor durante uma aula mais específica, um material de gramática também tem um papel muito importante! Dessa forma, o processo de apropriação da escrita normativa pelo aluno é garantido de forma mais atrativa e até organizada. Quer saber mais motivos para adotar um material de gramática nas aulas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental? Então, acompanhe o texto abaixo!

Auxilia no desenvolvimento da leitura e escrita

Em um material com foco em gramática, existem atividades especiais de letramento, que complementam o processo de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O intuito é que as crianças aprendam como funciona o sistema de redação da língua portuguesa, auxiliando também no desenvolvimento das competências de leitura e escrita. 

Isso acontece por meio da interação social da linguagem, como ao apresentar os conceitos gramaticais através de receitas, contos e fábulas, por exemplo. Assim, é possível atrair e engajar os alunos. Além disso, as crianças podem tanto escrever, aplicando os conceitos de gramática, quanto fazer a leitura dessas obras em sala de aula, podendo tirar dúvidas e compartilhar esse momento com os colegas. 

Introduz o aprendizado de conceitos da língua

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, esse trabalho com a gramática também deve continuar, porém focando em questões mais específicas da ortografia. Durante o processo de aprendizagem da gramática, um material específico sobre o assunto também ajudará a introduzir conceitos como o verbo, a concordância, o uso do plural e do singular, e o substantivo. 

Esses são alguns dos princípios básicos da língua portuguesa, que podem ser ensinados, aos poucos, por meio de produções textuais ao longo dos Anos Iniciais. Já a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os alunos aprofundarão o conhecimento teórico da gramática. Por isso, o livro da matéria é ainda mais importante para dar apoio às explicações, além de trazer exercícios para praticar essas regras gramaticais.

Apresenta textos para a contextualização

No Ensino Fundamental, uma das melhores maneiras para ensinar a gramática aos alunos é de forma contextualizada. Ou seja, apresentando situações reais e como funciona o uso da língua no cotidiano. Isso pode ser feito com textos de apoio, inclusive não só com aqueles que foram criados para abordar um conteúdo gramatical.

Por isso, é importante que a escola escolha um material didático, bem como um material de gramática, com textos eficazes. Os textos devem permitir a observação de ocorrências, a comparação de situações e a formação de conclusões, além das regras gramaticais, por exemplo. 

Além disso, os textos escolhidos devem estar relacionados às metas de ensino e à também à abordagem gramatical que será utilizada pela instituição de ensino. O professor deve lembrar-se, por exemplo, se for falar de verbos, de escolher um texto que apresenta essas ocorrências e que seja atrativo aos seus alunos. Por fim, o ensino de gramática por meio de um material que aborda esse recorte da língua deve ser interativo e construtivo, e não apenas mostrar como a usamos explicando as regras.

Interage com os alunos

Como ressaltamos nos tópicos anteriores, um livro de gramática apoia o conteúdo passado pelo professor em sala de aula. Dessa forma, é importante que ele traga imagens e outras atividades que criem interações entre os alunos e com o professor, despertando a curiosidade e o interesse pela gramática. Nesse sentido, o uso do material de gramática em sala de aula pode abrir portas para a criatividade e inovar as aulas para os estudantes e os professores! 

Teoria + Prática = Melhores resultados

O material de gramática também une a teoria e a prática, já que pode reunir exercícios ao final da explicação de cada classe gramatical, bem como atividades para se realizar em sala de aula e em casa. Assim, esse material poderá ser importante para ser a base da elaboração das propostas de aula, além de ser um guia importante para os alunos. 

Vale a pena lembrar que o material de gramática que acompanha as aulas deve ser um complemento da metodologia escolar. Isto é, deve ser um apoio para o professor, orientando o ensino de gramática e mostrando que a língua portuguesa não é aprendida apenas por regras. Dessa forma, é possível valorizar a forma como a língua funciona, seja por meio da leitura ou através da escrita. 

Quer ver mais dicas para a sua escola? Fique ligado no blog do Dom Bosco!

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Por que ensinar Libras às crianças na escola?

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.