Qual a importância da tarefa de casa?

Entenda como essas lições colaboram para o desenvolvimento do seu filho!

Entenda como essas lições colaboram para o desenvolvimento do seu filho!

A maioria dos alunos só pensa em chegar em casa e descansar, mas as tarefas de casa são parte importante do aprendizado. Por isso, é importante que a família incentive e também se interesse por essa responsabilidade. Acompanhe o post e saiba mais sobre a importância das tarefas de casa!

A importância da lição de casa

As tarefas de casa são oportunidades para o desenvolvimento  do autoconhecimento, além de serem momentos de reflexão, expressão, crescimento pessoal e também para a criação de responsabilidade com compromissos. Os exercícios devem ser criativos, dinâmicos e desafiadores, assim os alunos serão estimulados a desenvolver o gosto pelo estudo e pelo pensamento crítico. Caso alguma dificuldade seja percebida nesse momento, será possível ajudar os alunos com materiais extras, atividades que reforcem a matéria ou mesmo com o apoio de outros profissionais, como fonoaudiólogos.

Lembre-se: uma rotina de estudos é fundamental!

Antes de tudo, saiba que ter uma rotina é essencial. Isso inclui estabelecer um cronograma de estudos, escolher um ambiente adequado para realizar as tarefas, organizá-las e manter boa comunicação entre pais, filhos e professores. A importância de fazer lições fora da sala de aula também deve estar clara para os alunos. 

Acompanhamento dos pais

Algumas vezes, os pais podem acompanhar os filhos na realização das tarefas, auxiliando em algum exercício, tirando dúvidas ou reforçando algum conteúdo. Esses momentos também podem ser ótimas experiências no relacionamento entre pais e filhos. Entretanto, estimule-os a fazer as tarefas sozinhos, valorize as conquistas e não os reprima por causa dos erros!

Os tipos de lição

Os três principais tipos de lição de casa são:

A que sistematiza conhecimentos: o aluno realiza exercícios sobre o que foi trabalhado sozinho e, posteriormente, o professor faz uma análise e observa as dificuldades existentes. 

A que prepara: a lição de casa preparatória é pedida antes de um novo tema ser iniciado em sala de aula, como ler notícias ou textos complementares.

A que aprofunda: a tarefa de aprofundamento estimula o aluno se aprofundar nos temas que já foram estudados realizando trabalhos mais extensos, como pesquisas ou participações em seminários.

Seguir dicas para valorizar as tarefas de casa e organizar esse momento com o seu filho contribuirá para o seu desenvolvimento como aluno. Diante disso, o sentimento de satisfação e a autoestima serão fortalecidos e poderão estar cada vez mais presentes na vida das crianças e jovens, tanto na época escolar quanto no futuro. 

Acompanhe o nosso blog e leia mais sobre desenvolvimento infantil:

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

4 benefícios da música para o desenvolvimento infantil

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO