Por que ensinar Libras às crianças na escola?

Veja a importância da inclusão.

Veja a importância da inclusão.

A educação inclusiva é um tema cada vez mais debatido por educadores e representantes de movimentos a favor da inclusão social. A presença de pessoas com algum tipo de deficiência está se tornando cada vez mais comum nas escolas. Para a integração total dos portadores de deficiência auditiva ser ainda maior na sociedade, vamos mostrar neste texto a importância do ensino de Libras nas escolas. Acompanhe!

Inclusão 

O principal motivo para a implantação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas é buscar a inclusão da comunidade surda na sociedade. Na infância há uma maior facilidade de se aprender uma nova língua, como a Libras. Ao introduzir a língua no ensino das crianças, elas poderão se comunicar com as pessoas surdas. Além disso, será possível mostrar a importância da inclusão da comunidade surda na sociedade.

Comunicação

A língua de sinais é como as pessoas com deficiência auditiva se comunicam, e conhecê-la é uma forma de respeitá-las e de abrir a possibilidade de diálogo, dando espaço para que elas possam não apenas se comunicar, mas também se integrar melhor à sociedade.

Valor da aceitação

Ensinar Libras para as crianças na escola é uma oportunidade que se tem de mostrar, ainda na infância, o valor da inclusão e da aceitação das pessoas como elas são, sem um olhar de preconceito ou de exclusão. Crianças que crescem sabendo respeitar o próximo e as diferenças são capazes de construir uma sociedade mais justa e acessível para todos. 

Como ensinar as crianças?

Assim como é feito quando se ensina português ou outro idioma, é preciso começar do básico, apresentando as letras. Quando elas compreenderem as letras, é a hora de apresentar as palavras e expressões que cada gesto significa. Destaque a importância das expressões corporais e faciais no momento em que alguém se comunica em Libras, pois elas são como a entonação em uma frase, em que é possível perceber se a pessoa está feliz, triste, brava, alegre etc. 

Um tema tão importante como este merece ter espaço para debate e a adequação das instituições de ensino para que elas agreguem pessoas surdas.

Continue aqui no blog do Dom Bosco e confira outros materiais.

Qual a importância do psicólogo escolar?

Como falar sobre diversidade com as crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.