Os benefícios de acordar cedo para as crianças

Saiba a importância de uma boa noite de sono!

Saiba a importância de uma boa noite de sono!

É comum as crianças não gostarem de acordar cedo quando estão em casa ou mesmo para ir à escola. Mas levantar da cama e ter uma rotina diurna é muito benéfico para os pequenos! Claro que é importante que as crianças durmam a quantidade de horas ideal, por isso é fundamental ir para a cama cedo também. Durante o dia, as criança podem aproveitar para praticar atividades físicas, evitando o sobrepeso, por exemplo. Quer saber outros benefícios que acordar cedo traz às crianças? Acompanhe o post!

Os horários ideais

As crianças entre 1 e 3 anos de idade devem dormir de 12 a 14 horas por dia; os pré-escolares, de 3 a 5 anos, de 11 a 12 horas; e as crianças de 6 a 12 anos, de 10 a 11 horas. É importante dormir bem nessas fases da vida, pois o sono tem influência no comportamento e no desenvolvimento intelectual, além de melhorar as relações familiares.

Por mais que os pequenos não queiram ir para cama ou apresentem dificuldade para ter sono, é importante criar o hábito de dormir cedo para acordar cedo. Os pais têm um papel fundamental para educar os filhos a terem bons hábitos de sono para prevenir e tratar dificuldades futuras também. Acordar cedo mantém as crianças mais ativas e mais saudáveis, quando comparadas às crianças que não o fazem. 

Diminui a ansiedade e a irritabilidade 

Quando as crianças não dormem bem ou quando não seguem uma rotina de sono, elas ficam mais ansiosas e irritadas. Elas também não conseguem render tanto durante o dia e podem querer dormir até mais tarde, perdendo o momento de realizar atividades benéficas para o seu aprendizado e desenvolvimento ou, até mesmo, de brincar, por exemplo. Por isso, é preciso criar uma disciplina com os horários!

Melhora o desempenho escolar

O sono regulado ajuda na memória e melhora a capacidade de aprendizagem e de concentração. As crianças devem ter horários definidos para dormir e acordar, mesmo aos fins de semana, para não ter dificuldades de voltar à rotina na segunda-feira. Por exemplo, se a criança está acostumada a dormir às 21h e acordar às 6h, mas estende o sono até às 9h no sábado e no domingo, provavelmente terá dificuldade de dormir cedo no domingo, já que acordou mais tarde.

Ter um bom crescimento

Acordar cedo também é um sinal de que a criança está indo para a cama no horário adequado, o que ajuda na produção do hormônio de crescimento. Ele é produzido à noite, das 21 às 4 horas da manhã. Dessa forma, se a criança não está na cama nesse horário, a produção do hormônio cai e ela pode crescer menos. Além disso, acordar cedo significa estar mais na luz do sol, importante para produção de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

Esses são os principais benefícios de as crianças acordarem cedo. Crie uma rotina para os pequenos e aproveite o dia! Fique ligado no blog do Dom Bosco para ler mais dicas.

Como falar sobre diversidade com as crianças

Saiba como ajudar o seu filho a lidar com as emoções