Como falar sobre diversidade com as crianças

Veja como conversar sobre diferenças com os filhos.

Veja como conversar sobre diferenças com os filhos.

Vivemos em um mundo em constante evolução. A cada dia, as pessoas estão mais encorajadas a serem quem realmente desejam e têm mais liberdade de se expressarem. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam, desde a cedo, a importância de respeitar o próximo e de entender que somos todos iguais em direitos e deveres. Mas como falar sobre diversidade com as crianças? Confira neste texto algumas dicas.

Explique o que é diversidade

Diversidade é definido pelo Dicionário Aurélio como “a qualidade do que é diferente, diverso; multiplicidade", e é um conceito que pode ser usado em várias situações, como diversidade étnica, cultural, de gênero, entre outras. Ao conversar com as crianças, os pais podem explicar esse conceito e mostrar a elas que as diferenças existem, mas que isso não faz uma pessoa melhor ou pior do que outra. São apenas maneiras distintas de ser, de fazer e de compreender situações diárias.

Dê o exemplo

As crianças aprendem com exemplos, portanto aja com respeito e compreensão com aquilo que é diferente do seu cotidiano. Classificar as pessoas que tenham quaisquer características que não sejam iguais às suas, com palavras agressivas ou pejorativas, incentiva a criança a achar normal julgar os outros e a ter comportamentos ofensivos com quem é diferente.

Eduque com amor e respeito

Como falamos no item anterior, as crianças aprendem com exemplos. Portanto, se os pequenos crescerem em um ambiente harmônico, amoroso e respeitoso, a tendência é que, no futuro, eles se tornem adultos mais zelosos e gentis com aqueles que o cercam, independentemente de gostos e opiniões diferentes.

Ser diferente é normal

A diversidade está em todo lugar e em todos os momentos, e é por meio dela que a sociedade se molda. Explique isso às crianças, para que elas entendam que ser diferente em algum aspecto é normal. Cite os colegas de escola, se necessário, para exemplificar que ali cada um tem as suas particularidades e que todos devem se respeitar.

Ensinar as crianças a crescerem sem o hábito de julgar as pessoas e a respeitarem a diversidade ao redor delas é a base para que cresçam num mundo receptivo a novas ideias e que dá espaço para todas as manifestações de gostos e opiniões.

Quer ler mais sobre o desenvolvimento infantil? Confira outros textos que estão em nosso blog.

Saiba como ajudar o seu filho a lidar com as emoções

Tecnologia: como controlar o seu uso pelas crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.