O que é o ensino híbrido e como adotá-lo em sua escola?

Essa proposta pedagógica está cada vez mais em pauta e ajuda a potencializar a educação dos estudantes. No texto de hoje, você vai compreender melhor o ensino híbrido.

Essa proposta pedagógica está cada vez mais em pauta e ajuda a potencializar a educação dos estudantes. No texto de hoje, você vai compreender melhor o ensino híbrido.

O constante desenvolvimento da internet provocou mudanças significativas no modo como mantenedores, professores e pais encaram a educação das crianças. Nessa realidade multiconectada, surgiu o conceito de ensino híbrido, que tem sido muito difundido e adotado nas instituições.

Se esse conceito ainda está distante do seu conhecimento, continue aqui conosco, pois te explicaremos o que ele significa e como fazer para torná-lo real em sua escola. Acompanhe!

O que é ensino híbrido?

O conceito de hibridismo na educação está relacionado ao casamento entre o ensino presencial e o digital na aprendizagem dos alunos. Isso quer dizer que a tecnologia é usada para dar continuidade ao ensino, que não se limita mais apenas aos espaços das salas de aula.

Essa ideia híbrida muda a concepção de que a tecnologia pode atrapalhar as crianças e os jovens ao longo da aprendizagem, fato que era difundido até pouco tempo atrás.

Essa parceria entre o presencial e o virtual não é benéfica apenas para os estudantes. Há vantagens que atingem também os pais, que passam a ter mais ferramentas para se atualizarem sobre a situação escolar dos filhos por meio de portais virtuais. 

Além disso, você mantenedor, o seu corpo pedagógico e os docentes também saem ganhando nessa relação, já que possuem maior variedade de ferramentas para difundir o conhecimento, deixando o momento do aprendizado mais atraente aos alunos.

Como adotá-lo em sua escola?

Implantar o ensino híbrido na sua escola exige algumas mudanças importantes e fundamentais no planejamento pedagógico e na estrutura física do ambiente.

Logo de início, o seu corpo pedagógico terá que elaborar um novo plano de ensino que contemple a junção das práticas presenciais com as virtuais de modo equilibrado e que cumpra com as obrigações curriculares para cada ano da vida curricular dos estudantes.

Essa mudança na maneira como os conteúdos são disponibilizados para as crianças e adolescentes precisa ser minuciosamente planejada, para que todos tenham acesso à plataforma virtual. Além disso, ela precisa ser intuitiva, com comandos fáceis e práticos.

Tendo essas necessidades como prioridades para adotar o ensino híbrido em sua instituição de ensino, avalie os custos para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, a partir de onde o seu aluno terá acesso a todos os materiais básicos e complementares para estudar sozinho e onde quiser.

Além disso, é preciso garantir que a escola tenha um local específico que comporte uma certa quantidade de computadores, caso os alunos desejem ou precisem fazer as atividades dentro do ambiente educacional.

Atenção com os docentes

Como em toda área de atuação, é normal que surjam novidades que facilitam o cotidiano do profissional. E como visto neste artigo, o ensino híbrido leva o uso das tecnologias para dentro do processo de ensino. Por essa razão, a instituição deve se preocupar com a formação de seu corpo docente. É imprescindível que todo o time de colaboradores esteja alinhado com a ideia de incluir os recursos e ferramentas tecnológicas em suas aulas e exposições.

Nesse sentido, muitas instituições incentivam a formação continuada dos profissionais, para que eles possam seguir atualizando seus conhecimentos a fim de compreender melhor como utilizar as novas ferramentas de integração, que são renovadas com frequência.

Tendência para o futuro

As questões envolvendo o ensino híbrido foram e, em alguns lugares, continuam sendo colocadas à prova na adaptação repentina que as escolas tiveram que fazer para dar continuidade ao aprendizado dos alunos em meio à pandemia da Covid-19. 

Como as instituições tiveram que partir para as aulas digitais para não haver um atraso muito grande no ensino, as ideias do hibridismo na educação foram testadas. Dessa forma, para o futuro, imagina-se que, cada vez mais, as instituições de ensino adotem essa mudança na maneira de ensinar.

Com a intenção de potencializar o ensino das crianças e dos jovens, mantenedores e corpo pedagógico podem buscar saber mais sobre esse processo educacional para implantar na instituição.

Você é um mantenedor e ficou curioso para saber mais sobre gestão escolar e metodologias de ensino para aplicar na sua instituição? Acesse o blog do Dom Bosco e confira os nossos artigos.

Qual a importância do material didático em uma escola?

As vantagens da proposta sociointeracionista para seus alunos

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas Pearson. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.