Novos professores: como recebê-los?

Confira as dicas para acolher os novos docentes.

Confira as dicas para acolher os novos docentes.

Um dos fatores que contribuem para o funcionamento de uma escola é o bom relacionamento entre o corpo docente e a instituição. Quando um professor é contratado, é normal que haja um certo nervosismo das duas partes. Por isso, para acolher bem o docente recém-chegado, é interessante que a escola se prepare com antecedência. Confira neste post algumas dicas para esse momento!

Marque uma primeira reunião

Antes de o profissional iniciar o seu trabalho na escola, reúna-se com ele para mostrar as instalações, alinhar as ideias, apresentar o plano de ensino e explicar a dinâmica das aulas. Esse momento é importante para deixar claro quais são as expectativas com o profissional que está chegando à escola.

Crie um ambiente acolhedor

O contato com os outros professores é importante para quebrar a barreira do primeiro encontro. Reúna todo o corpo docente e apresente o colega que está chegando para integrá-lo melhor à equipe. Para deixar o ambiente ainda mais acolhedor, monte um café da manhã ou faça um cartão de boas-vindas. Deixe o clima descontraído e amigável para que ele possa sentir que todos ali estão em sintonia.

Apresente o novo professor a todos

No primeiro dia, não deixe o novo professor sozinho: acompanhe-o até a sala de aula, apresente-o aos alunos e também aos demais funcionários da escola. É claro que ele não irá decorar os nomes de todos neste primeiro momento, mas esse contato já faz com que ele crie um vínculo com a escola e com as pessoas.

Converse com ele depois das aulas

Assim como a acolhida no primeiro dia de trabalho é importante para o novo professor, a conversa ao final do dia também é. Portanto, pergunte ao docente como foi o seu primeiro dia e se ainda há alguma dúvida a respeito da escola e dos alunos, e dê dicas para os próximos dias.

Faça um acompanhamento de perto

Pode ser que o novo professor demore um tempo para se adaptar à nova rotina, por isso mantenha-se sempre presente durante esse processo. Ofereça ajuda e tenha empatia nesse momento, pois isso pode passar tranquilidade e ser uma boa maneira de acolher quem está chegando.

Lembre-se: a contratação e a adaptação de novos professores podem ser bem mais tranquilas se forem feitas com um planejamento bem estruturado e com o acompanhamento dos diretores e coordenadores pedagógicos!

Confira outros textos que estão em nosso blog.

Como estimular a criatividade dos alunos?

Trabalhos individuais ou em grupo: qual a melhor opção?