Como estimular a criatividade dos alunos?

Confira atividades que estimulam a imaginação!

Confira atividades que estimulam a imaginação!

A criatividade é a capacidade de criar, aperfeiçoar ou inventar coisas novas. Durante a infância, a escola tem papel importante ao estimular o lado criativo das crianças, encorajando-as a expor e desenvolver suas ideias. Neste texto, vamos te mostrar como a escola pode incentivar a imaginação dos seus alunos. Acompanhe!

Leitura

Ler desenvolve o pensamento crítico, melhora o funcionamento do cérebro e aumenta o vocabulário. Além disso, por meio de cenas, situações e diálogos descritos nos livros, estimula a criatividade e a imaginação das crianças. 

Para estimular o hábito de ler, é importante dar liberdade para os alunos escolherem aqueles livros que mais os agradam. Isso evita que eles encarem a leitura como algo obrigatório e os faz vê-la como algo prazeroso.

Aulas de produção textual

Proponha aos alunos que criem textos a partir de suas vivências, ideias e sentimentos. Essa prática é ótima ideia para estimular a criatividade e desenvolver a escrita, a compreensão textual e a elaboração de argumentos e opiniões.

Educação artística

Essas aulas são fundamentais para ajudar a desenvolver a criatividade dos alunos. Nesse  momento em que elas têm contato com diferentes tipos de artes, as crianças também devem ser incentivadas a criar desenhos, peças, quadros, esculturas etc. a partir de suas próprias ideias e percepções.

Aulas de teatro

Nas aulas de teatro, os estudantes são encorajados a deixar a timidez de lado e expor suas opiniões e sentimentos. Além disso, um exercício bastante comum nessas aulas é o do improviso, exigindo que eles deixem o lado criativo falar ainda mais alto!

Incentivar a criatividade das crianças logo na infância é super importante para o desenvolvimento da lógica, do emocional e do psicológico dos pequenos. Portanto, é importante e necessário explorar o desenvolvimento dessas atividades!

Se você quer ler mais conteúdo sobre escola e educação, visite o nosso blog.

Trabalhos individuais ou em grupo: qual a melhor opção?

Inclusão escolar: 5 materiais para auxiliar nesse debate

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.