Inclusão escolar: 5 materiais para auxiliar nesse debate

Confira livros e documentários que podem ajudar na discussão em sua escola!

Confira livros e documentários que podem ajudar na discussão em sua escola!

Assunto bastante debatido nos últimos anos, a inclusão escolar está cada vez mais presente no cotidiano das escolas. Por isso, é preciso que o corpo docente esteja preparado para receber crianças com deficiências e que a escola possua espaços adaptados para elas. Entendendo a importância desse tema, reunimos alguns livros e documentários que vão ajudar você e os colaboradores da sua escola a realizar a inclusão e entender ainda mais a respeito dessa discussão.

Educação Inclusiva: O que o Professor Tem a Ver com Isso?

O livro, de Marta Almeida Gil, é uma ótima opção para começar o processo de compreensão sobre a educação inclusiva. A autora aborda, de maneira muito didática, as questões envolvendo os direitos das pessoas com deficiência, explicando toda a legislação e apresentando, com exemplos, como devem ser feitas as mudanças físicas nas escolas, além de sugerir abordagens pedagógicas eficazes para serem utilizadas durante o processo de aprendizado. A autora é consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência e já escreveu outros livros e artigos sobre o tema, entre eles o nosso próximo exemplo!

Guia do Educador Inclusivo

Este outro livro de Marta Almeida Gil é voltado para a discussão prática do ensino inclusivo. Os temas que nele estão descritos foram debatidos junto com educadores, secretários de educação, gestores de escolas e universidades, bem como pais de crianças com deficiências.A publicação faz parte de um projeto chamado Práticas e Desafios da Educação Inclusiva, desenvolvido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Amankay, coordenado pela autora Marta Almeida Gil.

Direito à Educação - Orientações sobre a Perspectiva Inclusiva

O documento, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Educação-MPRJ) e a Comissão OAB Vai à Escola da Ordem dos Advogados do Brasil, é uma cartilha para apresentar os direitos das crianças à educação inclusiva aos profissionais de educação, gestores, estudantes e pais. O texto é didático e bastante utilizado nas discussões sobre esse tema.

Educação Especial - MEC

A jornalista Deborah Andrade, junto com o Ministério da Educação (MEC), produziu esse documentário para mostrar a importância da educação inclusiva na vida de uma criança. Por meio de depoimentos de educadores e pais, é possível compreender por que as escolas precisam se adequar à cultura inclusiva e levar as crianças com deficiências ao ambiente escolar para ajudá-las em seu desenvolvimento.

Todos com Todos

Mais um documentário para estimular os colaboradores da sua escola a aderir aos conceitos da educação inclusiva! Todos com Todos tem o objetivo de conscientizar as comunidades educacionais sobre a relevância da inclusão nas escolas públicas. No documentário, pais e professores que estão ligados ao tema são consultados, com a intenção de inspirar docentes.

Promover o debate sobre a inclusão escolar é fundamental para manter o tema em discussão e popularizar a educação inclusiva nas escolas públicas e particulares do Brasil. Os materiais citados neste texto ajudarão nesse debate! E confira no nosso blog outros textos sobre gestão escolar:

7 dinâmicas para os professores realizarem em sala de aula

Atitudes que devem ser evitadas na escola