7 dinâmicas para os professores realizarem em sala de aula

Veja algumas atividades diferentes para os professores realizarem com seus alunos!

Veja algumas atividades diferentes para os professores realizarem com seus alunos!

Por vezes, aquele clássico formato de sala de aula, com os professores explicando a matéria para alunos sentados em suas carteiras, fica no passado, não é mesmo? Para atualizar as aulas, é preciso buscar novas alternativas, deixando os conteúdos mais interessantes e prendendo a atenção dos alunos. Por isso, neste post, reunimos oito dinâmicas para mudar o dia a dia das suas aulas. Confira!

Teatro sobre as matérias

Organizar representações teatrais pode ser uma ótima alternativa para trabalhar os conteúdos em sala de aula! É uma maneira criativa e divertida de os alunos terem contato com um fato histórico, por exemplo, e gravarem as informações mais facilmente por meio da encenação delas. Peça para  interpretarem personagens importantes da história, reproduzirem estilos de vida do passado ou recitarem falas e pensamentos significativos. As peças de teatro também podem ser feitas em outras disciplinas, como biologia e química, mostrando as descobertas nessas áreas de estudo!

Sala de aula invertida

Essa dinâmica permite que os alunos sejam os “protagonistas” da aula. Com a matéria disponibilizada previamente pelos professores, em materiais como vídeos e textos de apoio, os estudantes verificam as informações necessárias e já chegam à sala de aula com as dúvidas e as informações que acham importante compartilhar com os colegas. Ou seja, o andamento da aula será dado pelos alunos! A dinâmica da sala de aula invertida desenvolve o trabalho em equipe e as habilidades de argumentar, já que os alunos devem mostrar seus pontos de vista sobre o assunto. 

Ensinar a separar os lixos

Separar um momento da aula para ensinar os alunos a descartar os lixos de maneira correta é uma contribuição significativa para o meio ambiente e para o futuro dos alunos! É possível abordar assuntos relacionados às mudanças climáticas e à preservação da natureza, por exemplo, em disciplinas como biologia e geografia. Apresente materiais interativos que explicam a importância de jogar o lixo nos locais corretos e separar os materiais orgânicos dos recicláveis. Se a escola tiver lixeiras que permitem a separação do lixo, já é um ótimo exemplo, e isso permite que a atividade seja mais dinâmica. Se não, converse com os alunos para criarem um projeto que incentive a instalação delas!

Quem sou eu?

Usando papéis e adesivos, escreva palavras que tenham relação com o conteúdo que está sendo trabalhado em uma disciplina, como personagens famosos ou até processos biológicos. O aluno deve grudar o papel em sua cabeça, sem olhar o que está escrito nele, e tentar descobrir quem ele é com as dicas que os colegas darão.

Bola no polegar

Escreva várias perguntas sobre o conteúdo que está sendo estudado em uma bola ou cole papéis nela. Reúna os alunos em um círculo e jogue a bola para um. Quando um aluno pegá-la, ele deve responder a questão que está embaixo do seu polegar direito. Continue o jogo passando a bola para os colegas da turma e encerre quando todas as perguntas forem respondidas! 

Verdade ou consequência

Os alunos devem fazer um círculo no chão e uma garrafa deve estar no centro. Sorteie alguém para girar a garrafa e a pessoa que for apontada pelo bico dela deve escolher “verdade” ou “consequência”. Na “verdade”, a pessoa para quem o fundo da garrafa está apontando deve fazer uma pergunta relacionada ao conteúdo da disciplina. Mas se a pessoa escolher “consequência” ou errar a resposta, ela será desafiada a pagar uma prenda escolhida pelo aluno responsável por fazer a pergunta inicial.

Jogo da mímica

 Divida a sala em dois grupos. Um participante de uma equipe deve escolher uma palavra para a outra, relacionada com o tema que está sendo trabalhado na disciplina. O participante que sabe a palavra deve ficar no centro ou na frente da sala e fazer uma mímica para o seu grupo adivinhar o que é. Vá alternando os grupos e dê a oportunidade de todos participarem dessa atividade, que estimula a transmissão de pensamentos e emoções com os gestos. O grupo que mais acertar ganha! 

Se você gostou das dinâmicas que sugerimos para você, confira outros posts com dicas para atividades alternativas com os alunos:

6 recursos tecnológicos para usar em sala de aula

Práticas sustentáveis para você levar para sua escola

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO