Ensino Fundamental: 5 filmes para levar para a sala de aula

Ensino Fundamental: 5 filmes para levar para a sala de aula

Confira títulos que podem enriquecer o aprendizado dos seus alunos!

Os filmes e os documentários podem ser ferramentas interessantes para complementar os estudos em sala de aula! A sétima arte proporciona alternativas de roteiros diferentes para as aulas, seja para apresentar novas temáticas que ainda serão trabalhadas com a turma, seja para instigar o debate entre os alunos ou mesmo aprofundar os estudos de conteúdos que já foram vistos. Pensando nisso, nós organizamos uma lista com cinco títulos diferentes que podem ser exibidos para os alunos ao longo do ensino fundamental. Confira!

Lixo Extraordinário (2011)

A arte, o lixo e a realidade dos catadores de materiais recicláveis que trabalham em Jardim Gramacho - o maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. Esses são os temas centrais do documentário Lixo Extraordinário, dirigido por Lucy Walker e indicado ao Oscar em 2011. A obra audiovisual parte do trabalho desenvolvido pelo artista paulistano Vik Muniz e, além da discussão sobre a produção do lixo e o reaproveitamento desses resíduos, o documentário também traz+ as histórias, os sonhos e a realidade dos catadores que atuam no local. 

Diários de Motocicleta (2004)

Com olhar diferente sobre um personagem famoso da história contemporânea, o longa-metragem Diários de Motocicleta é baseado em uma história real. No enredo, Ernesto “Che” Guevara, ainda estudante de medicina, viaja de moto pela América Latina com seu amigo Alberto Granado durante o ano de 1952. Ao longo do trajeto, a dupla conhece as realidades dos países latino-americanos, cuja cultura rica apresenta forte contraste com a realidade econômica de cada cidade. O filme é indicado para maiores de 12 anos.

A História das Coisas (2007)

O documentário animado A História das Coisas levanta questionamentos muito relevantes sobre como nós fazemos, usamos e descartamos as coisas, bem como a maneira como essas atitudes podem refletir diretamente no meio ambiente. Dirigido pela norte-americana Annie Leonard, o vídeo se transformou em um projeto on-line de alcance internacional e é muito interessante para a compreensão da dinâmica do consumo nos dias atuais. Na plataforma virtual do projeto, também estão disponíveis outros vídeos sobre as histórias que existem por trás dos eletrônicos, dos cosméticos e da água.

Germinal (1993)

Dirigido por Claude Berri, o longa-metragem Germinal é inspirado no romance homônimo de Émile Zola, e narra as condições de vida dos trabalhadores em uma mina de carvão na França. Cansados das condições de trabalho ruins e perigosas, os mineiros decidem realizar uma greve e trazem caos à cidade. O filme e a realidade retratada são ótimas oportunidades para instigar questionamentos sobre o processo de industrialização durante o século XX e seus reflexos na qualidade de vida e no bem-estar dos trabalhadores. O filme é indicado para maiores de 14 anos.

O Menino do Pijama Listrado (2008)

Aos 8 anos de idade, Bruno muda-se de sua cidade natal, na Alemanha, para a Polônia. O novo endereço da família estava atrelado ao desenrolar da Segunda Guerra Mundial e fora motivado pela realocação de seu pai, um oficial nazista. Entre as suas brincadeiras pela nova vizinhança, afastada da cidade, o garoto faz amizade com Shmuel, um menino que curiosamente sempre usava pijamas e não podia atravessar uma cerca de arames. Assim, o enredo de O Menino do Pijama Listrado traz um olhar diferente sobre o holocausto e instiga a reflexão do público sobre esse tema delicado. O filme é indicado para maiores de 12 anos.

Uma sugestão para os educadores que desejam inserir filmes e documentários em suas aulas é procurar por obras que se adequam às temáticas que estão sendo trabalhadas em sala e também à faixa etária dos estudantes. Além disso, é interessante apostar em aulas que trazem alguns trechos de mais de um longa-metragem e, assim, poderão instigar a turma a questionar os tópicos abordados! 

Se você é educador e gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Como desenvolver o pensamento crítico em seus alunos

Práticas sustentáveis para você levar para sua escola

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.