Dicas para manter a higiene das crianças em casa

Veja como falar de higiene com os seus filhos.

Veja como falar de higiene com os seus filhos.

Os pais devem educar das crianças em casa, e isso inclui ensinar hábitos saudáveis e higiênicos para garantir o bem-estar na infância e no futuro. É importante introduzir essas práticas na rotina dos pequenos todos os dias. Se sujar é comum para as crianças e faz parte do aprendizado, mas a constante higienização das mãos, pés, cabelos e outras partes do corpo também. Por isso, reunimos algumas dicas sobre como manter os seus filhos limpos e ensiná-los sobre higiene em casa. Confira!

Seja o exemplo para o seu filho

A higiene pessoal é ensinada pela prática, por isso os pais devem dar o exemplo aos filhos, e não apenas explicar a teoria. Durante o desenvolvimento, as crianças naturalmente se espelham nos pais, então permita que elas vejam você lavando as mãos antes das refeições e enquanto escova os dentes, sempre ressaltando o porquê e qual a importância de estar fazendo aquilo.

Explique o passo a passo

Para ajudar o seu filho a entender os procedimentos de higienização que devem ser realizados em casa, é interessante explicar o passo a passo do que é preciso fazer. Enquanto estiver lavando as mãos, conte o tempo certo para isso e enfatize bem a importância de limpar as unhas e entre os dedos. Você também pode fazer isso enquanto acompanha o pequeno no momento de lavar os cabelos, sempre explicando como fazer e o porquê. Assim ficará mais fácil para as crianças entenderem o contexto e a necessidade daquelas ações. 

Permita que a criança decida algo 

Algumas crianças não são muito fãs de tomar banho ou de escovar os dentes, mas simplesmente obrigá-las a realizar essas atividades não é a melhor alternativa, pois elas associarão esses momentos a uma sensação negativa. Para mudar isso, peça a opinião do seu filho sobre a atividade e pergunte se ele mudaria algo, ou então dê escolhas para ele, por exemplo, sobre qual shampoo usar. Ofereça duas opções, assim ele também aprende a ter o controle sobre suas decisões e, com o tempo, as realizará sozinho.

Use músicas ou conte histórias

Na rotina de higiene, use músicas ou conte histórias para criar associação das tarefas a esses momentos legais. Há canções infantis sobre escovar os dentes e sobre manter as mãos e as unhas limpas para cantar com seu filho durante as atividades e deixá-las ainda mais divertidas. Isso também pode ser feito na limpeza e na arrumação do quarto, por exemplo. Com o tempo, incentive e deixe o seu filho realizar as tarefas sem ajuda para que ele desenvolva a autonomia.

Mantenha o diálogo

Se o seu filho tem dificuldade ou não quer realizar alguma tarefa de higienização, como escovar os dentes ou pentear os cabelos, converse com ele sobre o assunto. Entenda o que o está impedindo de fazer aquilo e se algo o incomoda fisicamente, por exemplo. Explique ao seu filho as questões de saúde e de prevenção de doenças ao fazer a rotina de higiene e diga que muitas doenças podem ser prevenidas simplesmente por lavar as mãos durante o dia.

Evite o dedo no nariz

As crianças têm um hábito comum, que é limpar o nariz com os dedos. Para evitar isso, ensine como limpar o nariz no banho e assoar com papel sempre que precisar. É importante manter as mãos e unhas limpas sempre!

Essas são algumas dicas para manter a higiene dos seus filhos enquanto estiverem em casa. Lembre-se também de manter esses hábitos de higiene para dar exemplo aos menores! 

Continue ligado no blog do Dom Bosco e veja outras dicas:

Saiba como ajudar o seu filho a lidar com as emoções

Tecnologia: como controlar o seu uso pelas crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.