Como é o material didático do Dom Bosco?

Você sabia que o Dom Bosco tem material didático do ensino infantil até o pré-vestibular? Conheça mais sobre cada um deles neste artigo.

Você sabia que o Dom Bosco tem material didático do ensino infantil até o pré-vestibular? Conheça mais sobre cada um deles neste artigo.

O material didático de uma escola é um dos pilares que conduzem o aprendizado dos estudantes matriculados. Devido a isso, é fundamental que os mantenedores e o corpo pedagógico conheçam bem todas as ferramentas que existem naquele que foi escolhido para ser usado na instituição.

Nesse sentido, resolvemos elaborar este conteúdo para te mostrar como é o material didático do Dom Bosco, para que você conheça mais sobre ele e o adote em sua escola. Acompanhe!

Diferentes fases do aprendizado

Os livros e apostilas utilizados em sala de aula da sua instituição devem acompanhar o ritmo de aprendizado e a evolução dos estudantes ao longo dos anos. Por isso, precisam ser completos e ter suas particularidades desde o ensino infantil até o ensino médio e pré-vestibular.

Os materiais desenvolvidos para atender às demandas do Dom Bosco funcionam dessa forma. Eles são divididos entre ensino infantil, ensino fundamental - anos iniciais, ensino fundamental - anos finais, ensino médio e pré-vestibular. A seguir vamos te mostrar cada um deles e suas características.

Ensino infantil

Visando desenvolver habilidades motoras e cognitivas, o material utilizado no ensino infantil pelas escolas Dom Bosco estimula a descoberta de sensações, focando em um aprendizado prático e lúdico.

Os livros teóricos e práticos estão presentes no cotidiano de aulas para desenvolver o conhecimento dos pequenos. Além disso, a coleção didática conta com um elemento chamado Monte e Remonte, voltado para a capacitação sensorial, através de exercícios de corte e colagem, materiais interativos, livros com histórias e acesso ao conteúdo digital da Turminha do Dom Bosco.

Os personagens que fazem parte da Turminha foram criados para se relacionarem com as crianças e estimular o estudo. Cada um possui características e uma história de vida e, durante todo o ensino infantil, eles se fazem presentes nos materiais de sala de aula, nas atividades e nos momentos de lazer.

Ensino fundamental - anos iniciais

Entre o 1º e o 5º ano escolar, os alunos passam pelo processo de alfabetização e letramento. Para isso acontecer, é essencial ter um material didático que esteja voltado para desenvolver essas habilidades tão importantes.

Os livros utilizados em aula são divididos em seções que focam em um tipo de aprendizagem. O Ponto de Partida, por exemplo, é a parte inicial do estudo, na qual estão informações básicas sobre o que será estudado. Já na Hora de Praticar, os alunos encontram exercícios e atividades práticas para aplicar aquilo que foi explicado pelos professores.

Além desses, há ainda os espaços: Vasculhando Ideias, que propõe discussões e debates entre os alunos sobre determinados temas; Mão à Obra!, que traz outros tipos de exercícios práticos, um pouco mais aprofundados; e Para ir Além, que tem atividades mais desafiadoras para os estudantes e exigindo que eles utilizem todo o conteúdo aprendido com o livro.

Já na parte final dos livros, existem as seções Vamos Relembrar?, voltada para uma recapitulação do conteúdo estudado; e o Siga em Frente, que começa a apresentar outros temas, que serão analisados na sequência do material.

Ensino fundamental - anos finais

Encontram-se nessa faixa escolar os alunos do 6º ao 9º ano, e esses contam com um material didático com elementos de interdisciplinaridade, portanto há interação entre as diferentes disciplinas, com o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam que os assuntos estão interligados e fazem parte de um todo.

Na Abertura da Unidade, o estudante tem a chance de compreender brevemente aquilo que será estudado ao longo do bimestre. Já na Abertura do Capítulo, as informações estão dispostas de maneira a instigá-los a refletir sobre temas mais específicos que os acompanharão no material.

O Ponto de Partida se faz presente para promover debates sobre os conteúdos aprendidos. A ideia é fazer com que eles exponham seus pontos de vista e, a partir daí, ensinar conceitos importantes sobre tolerância, respeito ao próximo, trabalho em grupo etc. 

Nos Conteúdos Complementares, os alunos têm contato com informações extras sobre o que está sendo estudado. E por fim, Mão à Obra traz as atividades práticas, que colocarão à prova o que foi aprendido durante as explicações dos professores sobre o que há de teoria nos livros.

Ensino médio

Os alunos que cursam entre o 1º e o 3º ano do ensino médio estão em uma fase diferente dos demais estudantes da sua escola. A preparação para os exames de vestibular é trabalhada a todo momento durante as aulas e nos livros didáticos. Com a ideia de fazê-los desenvolver capacidades como a autonomia e o pensamento crítico, os materiais fazem com que os alunos tenham uma preparação além dos conteúdos das disciplinas. 

O material didático é separado em diferentes seções. A primeira corresponde à Abertura do Capítulo, que conta com uma breve introdução do que será estudado. As Seções Iniciais do Capítulo apresentam informações sobre determinado assunto com um pouco mais de direcionamento. 

A Teoria, como o próprio nome sugere, é a parte de explicação do conteúdo. Nela há imagens que contextualizam o tema e alguns quadros com informações complementares. No material do ensino médio, a presença de tópicos voltados para a interdisciplinaridade e a discussão sobre ética, cidadania e respeito à diversidade é mais evidente, e é isso que consta na Seção do Capítulo - Parte 1.

Na Parte 2 deste item, existem algumas perguntas usadas para avaliar se o estudante compreendeu ou não aquilo que acabou de ser explicado, além de contar com textos sobre a preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Para praticar, primeiro eles conferem as perguntas da parte Aplicação do Conhecimento - Fechamento do Capítulo, onde estão questões dissertativas ou de múltipla escolha retiradas de vestibulares. Nos Exercícios de Fechamento de Capítulo, estão perguntas mais aprofundadas e que caíram em edições passadas do Enem.

Pré-vestibular

O material didático utilizado pelos alunos do curso pré-vestibular é basicamente o mesmo que o do ensino médio. A diferença fica por conta da quantidade de exercícios que os livros possuem e da parte chamada Roteiro de Aula, que é um espaço reservado para que os jovens façam um resumo do que foi aprendido, para auxiliá-los em casa durante os estudos sozinhos.

Em todas as fases da trajetória escolar, os estudantes do sistema Dom Bosco utilizam um material didático interativo e que se preocupa em ensinar valores e habilidades cada vez mais apreciados na vida em sociedade, como a responsabilidade, a autonomia, o respeito, o pensamento crítico e a empatia. O que acha de adotá-lo em sua escola?

Além disso, todos os materiais didáticos contam com instrumentos complementares, seja em conteúdo impresso, seja virtual. Isso faz com que os alunos consigam sanar suas dúvidas de forma individual.

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