Como organizar o recreio escolar?

Veja como fazer as crianças se divertirem e continuarem aprendendo durante o intervalo!

Veja como fazer as crianças se divertirem e continuarem aprendendo durante o intervalo!

A hora do recreio costuma ser muito aguardada pelas crianças enquanto estão na escola! Esse é o momento em que elas podem brincar, jogar, se encontrar com amigos de outras salas e relaxar. Para que os alunos tenham boas experiências durante esse período de descontração, a escola pode organizar atividades e brincadeiras, além de incentivar novos hábitos. Confira neste texto como organizar e o que não pode faltar no recreio escolar!

Elabore atividades diferentes

Geralmente, durante o recreio os alunos costumam ficar livres para brincar, mas que tal elaborar jogos e atividades diferentes, fazendo com que eles aproveitem o tempo de descanso para continuar aprendendo? Brincadeiras como caça ao tesouro, jogos de perguntas e respostas e também fantoches são opções que podem estimular diversas habilidades, como a criatividade, a comunicação e a coordenação motora. Como nem sempre os intervalos são longos, essas atividades podem ser adaptadas para durarem menos tempo.

Promova a interação entre os alunos

Muitas das relações de amizade iniciadas na escola duram a vida toda! Por isso, o momento de interação entre os alunos é muito importante. Permitir que eles se conheçam e vivam experiências juntos reforça o vínculo entre eles e pode gerar grandes amizades, que podem inclusive ultrapassar os limites da escola. Os professores e monitores podem também incentivar o contato entre alunos de diferentes turmas e idades, para que cada um conte as suas vivências na escola e para que se ajudem.

Cuidado com a alimentação

A alimentação das crianças não pode ser uma preocupação apenas dos pais. A escola pode incentivar os alunos a desenvolver bons hábitos alimentares e evitar comidas que fazem mal à saúde. Durante o intervalo, por exemplo, a escola pode oferecer frutas para as crianças, mostrando de maneira interativa e divertida os benefícios de cada uma.

Tenha opções para dias de chuva

Nem todas as escolas têm espaços cobertos para as crianças ficarem durante os intervalos. Por isso, nos dias de chuva, as salas de aula se tornam uma saída para alojar os alunos. Quando a chuva não permitir que os estudantes saiam para o pátio ou para as quadras, tenha em mente algumas atividades para entretê-los. Brincadeiras clássicas, como jogo da velha, forca, stop e jogo da memória são opções interessantes, pois não precisam de muitos recursos e fazem os alunos usarem o raciocínio lógico e seus conhecimentos durante as partidas.

O recreio deve ser um momento descontraído e relaxante para as crianças. Portanto, as atividades precisam ser leves e prazerosas. Se houver um planejamento bem estruturado, os alunos aproveitarão ainda mais e continuarão aprendendo!

Confira outros conteúdos que estão em nosso blog.

Trabalhos individuais ou em grupo: qual a melhor opção?

Inclusão escolar: 5 materiais para auxiliar nesse debate

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.