Como organizar a rotina de estudos dos filhos em casa

Veja algumas dicas para facilitar a rotina de aprendizado dos filhos.

Veja algumas dicas para facilitar a rotina de aprendizado dos filhos.

As crianças estão tendo aulas em casa com mais frequência, por isso é importante os pais se atentarem à rotina de estudos dos filhos em casa para orientá-los. É preciso organizar os dias e criar hábitos para a realização das tarefas, além de acompanhar melhor o desempenho escolar das crianças. Para ajudar você, pai ou mãe, reunimos algumas dicas para organizar a rotina de estudos em casa. Confira!

Faça um cronograma

Tenha uma agenda, física ou virtual, ou uma relação visível dos horários em que seu filho poderá realizar as devidas tarefas do dia, como ler, revisar e fazer exercícios. Tenha cuidado para não sobrecarregá-los de conteúdos! Também estabeleça uma meta diária de estudos de acordo com a necessidade de cada um.

Escolha as prioridades

As partes do conteúdo que não foram compreendidas devem ser prioridade. Por isso, na rotina de estudos, dedique um período maior para as matérias que precisam de mais tempo para serem exploradas ou para as em que seu filho sente mais dificuldade. 

Estabeleça horários para os estudos

Defina um período do dia para o seu filho se dedicar aos estudos, além do horário das aulas e de outras atividades educativas. Para definir isso, tenha como base o turno escolar, a idade e o desempenho. Comece com um tempo para fazer a lição de casa e para rever os pontos importantes da matéria. Não se esqueça de deixar um espaço livre para que o seu filho descanse e tenha lazer!

Use outras abordagens de estudo

Claro que os estudos pelos livros e cadernos não devem ser deixados de lado; porém, o uso do computador e dos tablets auxilia bastante no aprendizado das crianças. Existem muitos aplicativos educativos que podem ser uma alternativa mais atrativa para os alunos, principalmente aqueles que já têm familiaridade com as tecnologias. Além disso, os pais também podem organizar jogos educativos, como encaixe de formas para estimular a coordenação, brincadeiras com tabuleiros e cartas etc. Dessa forma, a rotina de estudos fica mais lúdica e divertida. 

Organize um local de estudos

É fundamental ter um local da casa para seu filho estudar, que pode ser um cômodo ou um espaço dentro de um, contanto que seja adequado. Ele deve ser iluminado, silencioso, confortável e sem distrações, além de contar com os materiais necessários para realizar os estudos, como livros, cadernos e notebooks. Deixe televisão, videogames e brinquedos de lado e, nos aparelhos eletrônicos, incentive-o a evitar o acesso a sites que podem tirar o foco.

Acompanhe a rotina do seu filho

Além de organizar, é importante acompanhar a rotina de estudos do seu filho, dando espaço e autonomia a ele. Observe o que está sendo passado e quais as dificuldades e dúvidas que ele tem ao ler um conteúdo ou realizar uma tarefa de casa. Os pais devem ser “guias” dos filhos enquanto alunos, para que eles solucionem as questões sozinhos, estimulando o raciocínio. Por isso, ao organizar os horários dos estudos, tente conciliá-los com um período em que você, pai ou mãe, esteja livre para acompanhar seu filho. 

Com essa organização desde cedo, as crianças levarão esse hábito como uma boa influência dos pais para a vida inteira. Quer saber mais dicas para este período em que seu filho está em casa? Então, acompanhe o blog do Dom Bosco.

6 podcasts infantis para ouvir com os filhos

Os benefícios de acordar cedo para as crianças

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.