Como manter uma relação construtiva com os professores do seu filho

Veja dicas que vão enriquecer o aprendizado das crianças!

Veja dicas que vão enriquecer o aprendizado das crianças!

No livro Para onde vai a educação, o psicólogo suíço Ernesto Piaget defende que “uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois, a muita coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.” Para conseguir a boa convivência com os educadores do seu filho, você pode seguir algumas dicas. Confira! 

Participe da vida escolar dos seus filhos

Como o objetivo é contribuir para a formação escolar da criança, o ideal é não mostrar interesse pelos estudos apenas na conversa com os professores, mas sim acompanhar sempre os deveres de casa e o aprendizado do aluno. Nesse sentido, o artigo Relação família/escola e o desempenho escolar, publicado pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná, exemplifica que “crianças que percebem que seus responsáveis estão acompanhando de perto o que está acontecendo, que estão verificando o rendimento escolar, perguntando como foram as aulas, questionando as tarefas etc. tendem a se sentir mais seguras e em consequência apresentam um melhor desempenho nas atividades escolares.”

Conheça os professores e participe das reuniões

Ao chegar em uma nova escola, é fundamental tirar um tempo para conhecer os professores e estabelecer as primeiras conversas. Para tal, você pode visitar a instituição e participar das primeiras reuniões do ano, buscando se apresentar para os educadores. Para continuar o relacionamento, continue frequentando as reuniões - semestrais ou trimestrais, por exemplo - e vá aos eventos sociais, como quermesses, feiras e teatros.

Respeite a atuação do professor

A pedagoga Maria Ester do Prado, em artigo para o Programa de Desenvolvimento da Educação, cita que “a interação família/escola é necessária, para que ambas conheçam suas realidades e suas limitações, e busquem caminhos que permitam e facilitem o entrosamento entre si, para o sucesso educacional do filho/aluno.” Assim, é fundamental que os pais saibam qual é o papel do professor e não tentem impor suas ideias, respeitando a autoridade dentro da sala de aula e confiando nas decisões dos educadores quando necessário.

Mantenha sempre a calma 

Como em qualquer outra relação, para criar uma convivência harmoniosa entre duas pessoas, é preciso uma troca de respeito mútua. Portanto, mesmo que esteja percebendo problemas de aprendizagem ou de disciplina com o seu filho, procure sempre conversar de maneira calma e ponderada com os professores. A intenção não é criar inimigos, mas sim ótimos parceiros para ajudar no processo educacional do seu filho.

Veja outras dicas que vão te ajudar com a educação do seu filho:

Dicas para desenvolver as habilidades sociais do seu filho

Seu filho faz muitas perguntas? Veja o que fazer!

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES DO DOM BOSCO

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

agreedAge*
Verify recaptcha to submit form

Ao enviar os dados acima, eu concordo em receber e-mails e mensagens através do WhatsApp do Dom Bosco e outras marcas P2D Educação. Ver política de privacidade. Ver Política de Privacidade.